Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

10 alimentos que não pode guardar no frigorífico – nunca, jamais, em tempo algum!

food-lunch-meal-tomatoes-large.jpg

Nós cá em casa temos um problema delicado. Ela chega do supermercado e a primeira coisa que faz é abrir o frigorífico e despejar lá para dentro todos os sacos que comprou. Queijos? Vão para o frigorífico. Fruta? Vai para o frigorífico. Chocolate? Frigorífico. Batatas? Frigorífico. Batatas?! É verdade. Acho que só não põe o papel higiénico no frigorífico porque não cabe. 

Há anos que a tento evangelizar em relação às vantagens de manter alguns alimentos fora do frigorífico. E foi, por isso, com uma profunda satisfação que encontrei estes dois artigos sobre o que não se deve guardar no frigorífico: um do Huffington Post e outro da Best Health Mag. Atenção, minha querida e amada Mulher Mistério: estamos a falar do que NÃO se deve guardar no frigorífico!

 

Manjericão

cup-leaf-spring-leaves-large.jpg

Cá em casa o manjericão não dura mais de três ou quatro dias. E porquê? Frigorífico. Segundo o Huffington Post, o manjericão apodrece mais rapidamente por causa da humidade. Além disso, absorve os cheiros da comida à volta. Eu aqui já consegui plantar um vaso de manjericão para o manter fresco todo o ano. Mas se não fizer isso, coloque-o dentro de um copo com água, como se fosse um ramo de flores.

 

Tomate

food-wood-tomatoes.jpg

Harold McGee, um dos maiores especialistas mundiais em ciência alimentar, diz que as temperaturas baixas dentro de um frigorífico quebram as membranas no interior da fruta, tornando-a farinhenta. Além disso, vai parar o processo de amadurecimento – e é isso que lhe dá o sabor. Ou seja, tomate dentro do frigorífico é igual a textura farinhenta e pouco sabor. O ideal é guardar o tomate num cesto numa zona escura e fresca.

 

Alperces, bananas, quivís, pêssegos, ameixas e mangas

pexels-photo-large.jpg

Se o tomate é fruta, alperces, bananas, pêssegos e mangas também. Por isso, a regra aplica-se na mesma. Além disso, a Associação Canadiana de Frescos garante que fora do frigorífico estas frutas vão conservar melhor os nutrientes.

 

Melão, meloa e melancia

fruit-melon-watermelon-large.jpg

O Departamento de Agricultura americano chegou à conclusão que as melancias perdiam alguns dos seus antioxidantes quando colocadas no frigorífico. E isso estende-se aos melões e meloas também. O melhor é guardá-los no balcão da cozinha antes de abrir. Depois de abertos, coma-os o mais rapidamente possível, porque aí terão de ir para o frigorífico.

 

Cebolas

food-vegetables-meal-kitchen-large.jpg

Sim, cá em casa já fui encontrar uma gaveta do frigorífico cheia de cebolas. Eu sei que é estranho, mas eu nunca disse que tinha uma família normal. Segundo o Huffington Post, a humidade do frigorífico torna as cebolas moles e provoca o aparecimento de bolor. Mantenha-as na cozinha ou na dispensa, mas sempre longe das batatas – quando são guardadas em conjunto, deterioram-se umas às outras.

 

Batatas 

potato.jpg

Mais uma surpresa com que me deparei ao ver o frigorífico arrumado por Sua Excelência, a Ela Mistério: batatas no frio. Pois bem, minha querida Ela, a temperatura do frigorífico transforma o amido da batata em açúcar mais rapidamente. Ou seja, a batata vira batata doce. 

 

Alho

garlic-545223_960_720.jpg

Mais uma fantástica descoberta da minha querida Mulher Mistério, mais uma desgraça apontada pelo Huffington Post. Guardar o alho no frigorífico vai fazê-lo grelar mais rapidamente e deixá-lo com uma textura parecida com borracha.

 

Café

pexels-photo-large (1).jpg

Cá em casa não é costume, porque somos total e absolutamente viciados em Nespresso, mas já vi o saco de café em pó ou em grão guardado em muitos frigoríficos por esse país fora. Segundo o Huffington Post, isso vai fazer o café perder o seu sabor e adquirir alguns dos odores do frigorífico.

 

Mel

spoon-honey-jar-large.jpg

Não precisa de frigorífico para nada. Um frasco de mel pode aguentar uma vida sem se estragar, guardado num armário, desde que esteja bem fechado. Pelo contrário, no frigorífico o mel pode cristalizar.

 

Pão

bread-breakfast-knife-large.jpg

Se colocar o pão no frigorífico, vai secar o pão rapidamente. Muito diferente é o congelador. Aí pode guardar o pão sem problemas, desde que o embrulhe bem para manter a humidade. Se for por menos de quatro dias, mantenha o pão numa caixa, em cima do balcão da cozinha.

 

Bons hábitos frigoríficos para si, onde quer que a minha querida Mulher Mistério esteja,

Ele

 

fotos: pexelspixabay

4 comentários

Comentar post