10 dicas saudáveis para não engordar (muito…) durante o natal

    duck-2957809_960_720.jpg

    O Natal é aquela fantástica época em que a minha querida Mulher Mistério exila a nossa balança. Neste fim-de-semana, apanhei-a, empoleirada em duas cadeiras, num verdadeiro acto de malabarismo digno do Cirque du Soleil, a tentar esconder a nossa balança nos confins da última prateleira do armário do quarto, junto ao seu vestido de casamento e àquele biquíni que o ex-namorado lhe ofereceu aos 15 anos (não percebo a obsessão Dela por aquele biquíni… será que… hmmm… bem, é melhor seguir em frente).

    E é para gerir esta crise calórica que estou aqui hoje. Depois de muito pesquisar por essa Internet fora, encontrei 10 boas dicas de nutricionistas, dietistas e outros “istas” para tentar não sair directamente da mesa de Natal para a mesa do Tallon.

     

    1. Coma 10 amêndoas meia hora antes de sair de casa

    Muito mais importante do que tentar resistir perante uma mesa cheia de doces, é não ter fome. E isso não é um golpe de sorte, é uma questão de planeamento. A dietista Jennifer Glockner, ouvida pelo Huffington Post, recomenda comer um snack saudável antes das refeições. É isso que lhe vai tirar a fome sem lhe aumentar a gordura.

    Antes de sair de casa para o seu almoço ou jantar de Natal coma 10 amêndoas cruas. São 69 calorias de gorduras saudáveis que o vão ajudar a chegar à sua festa sem ter vontade de devorar o primeiro prato de queijos que vir à frente. Pode também substituir as amêndoas por cajus, fatias de maçã com canela ou até três ou quatro quadrados de chocolate preto.

    almonds-768699_960_720.jpg

    2. Beba água gelada ao longo do dia

    Sim, água gelada, mesmo com os 10 º C que estão lá fora. A água gelada acelera o seu metabolismo porque obriga o seu estômago a aquecer a água antes de a absorver. E isso queima calorias. E não são poucas. Se beber oito copos de água gelada ao longo do seu dia (cerca de dois litros) estará a queimar 200 calorias. Alguns estudos indicam mesmo que essas calorias vêm da gordura abdominal.

     

    3. Beba um copo de água para cada copo de vinho

    Quem é que resiste a um copo de vinho num almoço de família? Ou dois. Ou três. Ou quatro (especialmente se se sentar ao seu lado aquele tio que não se cala)? Eu não resisto seguramente. E a minha querida Mulher Mistério menos ainda. Por isso, seria cruel pedir a alguém para não beber vinho no Natal.

    No entanto, pode beber vinho e água. Se beber um copo de água por cada copo de vinho, vai ficar mais cheio e ingerir menos álcool. Além disso, vai hidratar o seu corpo, o que é uma ajuda divina para evitar a ressaca no dia seguinte.

     

    4. Beba água com limão antes do almoço ou do jantar

    De manhã, em jejum, antes da refeição ou até a acompanhar a comida – ou o tal copito de vinho. A água com sumo de limão ajuda à digestão e a processar todos os quilos de comida que vai ingerir nas festas. Além disso, o limão contém pectina, que é um excelente aliado para reduzir o apetite. 

    Sempre que puder, misture o sumo de meio limão num grande copo de água. Se gostar, ainda pode acrescentar uma pitada de pimenta caiena para acelerar o metabolismo.

    cocktail-2098458_960_720.jpg

    5. Substitua a água tónica por água com gás

    Eu sei, não é a mesma coisa, mas é uma solução de emergência. Cada garrafa com 330 ml de água tónica tem 30 g de açúcar. São mais de quatro pacotes de açúcar. Além disso, conte ainda com 114 calorias e com 40 mg de sódio. Eu sei que aqueles gins tónicos sabem bem. Mas se está a pensar beber dois ou três ao longo deste Natal e não quiser engordar, pode sempre considerar substituir a água tónica por água com gás. 

     

    6. Encha o prato com metade de vegetais…

    Ninguém lhe está a dizer para não comer gorduras ou hidratos de carbono porque isso é humanamente impossível no Natal. Mas seguramente que há legumes na mesa. E esta dica vai ajudá-lo: no momento de servir, ocupe metade do prato com legumes ou saladas. A outra metade é para dividir entre proteínas e hidratos de carbono.

     

    7. …E comece por comer os vegetais

    A maneira como divide o prato não é o único segredo. A ordem pela qual come os alimentos também é fundamental para não engordar. Em vez de se atirar primeiro ao bacalhau, ao ovo, às batatas ou ao recheio do peru, comece por comer todos os legumes do seu prato. A seguir as proteínas e, só no fim, os hidratos de carbono. Assim vai encher-se com a comida saudável e pode ser que já não tenha fome para comer as batatas todas.

     

    8. Espere cerca de 20 minutos antes de repetir

    Acabou de jantar e já lhe apetece encher o prato novamente? Eu sei, comigo acontece o mesmo. Mas faça uma pausa e espere 15 a 20 minutos antes de avançar. Converse mais um bocadinho com a tia Zulmira, beba mais um gole de vinho, espere. São só 20 minutos, mas é o tempo que o seu estômago demora a avisar o seu cérebro de que já está cheio. 

    girl-714212_960_720.jpg

    9. Brinque com as crianças

    Tem filhos? Tem sobrinhos? Tem afilhados? Então brinque com eles. Em vez de estar a noite noite refastelado à mesa a aspirar comida, levante-se e vá brincar com os miúdos. Pode ser radical e ir para a rua jogar futebol com eles ou fazer apenas o tão balalão. Cada músculo movimentado é uma caloria gasta. Sente-se no chão, rebole na relva ou brinque às bonecas. Mas mexa-se. Isso vai acelerar o seu metabolismo e queimar calorias.

     

    10. Vá passear o cão

    Não acredito que, numa festa de Natal de família, não haja um único cão. Se não houver mesmo, bata à porta do vizinho e ofereça-se para passear o cão deles. Ou o gato. Ou o periquito. O importante é andar depois de comer. Além de ajudar à digestão e de acabar com aquela horrível sensação de enfartamento, ainda vai diminuir a quantidade de açúcar no sangue, ajudar à circulação e, claro, queimar calorias (especialmente se andar depressa).

    É evidente que a tudo isto ainda pode acrescentar uma corridinha matinal ou um treino intensivo de 10 minutinhos que seja. Mas isso já sei que não posso pedir à minha querida Mulher Mistério.

     

    Um óptimo Natal para si onde quer que a sua balança esteja,

    Ele

     

    fotos: pixabay

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *