Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

10 dicas surpreendentes para cortar no sal que está na comida

A partir de uma certa idade, uma pessoa tem de começar a preocupar-se com estas coisas. Na verdade, devia preocupar-se em qualquer idade até porque os números são assustadores: em 2010, morreram 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo por causa do excesso de sal; se os portugueses diminuíssem o consumo de sal para metade, salvar-se-iam 6 mil vidas por ano em Portugal, segundo um cálculo publicado na Revista Portuguesa de Hipertensão e Risco Cardiovascular. 

Impressionada? Impressionado? Eu também fiquei (no meu caso, foi "impressionado"). E mais ainda quando percebi que os portugueses (nos quais, consta, eu me incluo) consomem o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Segundo a OMS, cada pessoa não devia comer mais de 5 gramas de sal por dia, o que dá menos de uma colher de chá. Nós comemos 10,7 gramas, o que são quase 2/3 de uma colher de sopa. É claro que podia ser pior: no Cazaquistão come-se 15,2 gramas de sal por dia. Mas temos muito que cortar. E é para isso que estamos aqui hoje – para partilhar estas dicas fantásticas do Buzzfeed para comermos menos sal.

Captura de ecrã 2015-06-14, às 13.33.19.png

#1 Adicione o sal só depois de cozinhar

Os alimentos já são naturalmente salgados. Por isso, temperar a comida com sal enquanto está a cozinhar pode levá-lo a acertar no momento em que coloca o sal, mas acabar por ficar com um prato salgado demais no fim, depois de adicionar todos os ingredientes. Além disso, o Buzzfeed dá outra justificação: "Quando tempera a comida mesmo no final, o sal vai tocar as suas papilas gustativas imediatamente e, por isso, vai senti-lo mais do que se estiver misturado com a comida".

 

#2 Quanto mais grosso o sal, melhor

Quanto maior forem os cristais, menor será a quantidade de sódio por volume. Por isso, se usar sal grosso, sal kosher ou flor de sal, vai ter mais probabilidades de consumir menos sódio.

 

#3 Passe sempre por água a comida enlatada

As conservas estão normalmente mergulhadas em água com sal. Por isso coloque sempre os alimentos que vêm em frascos ou latas debaixo da torneira com água a correr para retirar o excesso. Faça isto com o grão, o feijão, o milho, o tomate, os tremoços, os picles, as azeitonas ou o atum.

 

#4 Substitua a maionese por abacate

Apesar deste tempo horroroso, estamos quase no Verão e no tempo da praia e das sanduíches. Mas nada de maioneses, mostardas ou ketchups. Se quiser uma pasta mais saudável e com menos sódio na sua sanduíche, use abacate. Vai ver que é óptimo.

Captura de ecrã 2015-06-14, às 13.32.23.png

#5 Troque os cereais por papas de aveia

Cereais estão banidos há muito tempo cá em casa. Apesar de serem doces, estão carregados de sal, de calorias e de açúcar. São verdadeiras bombas relógio a fazerem tic tac dentro do organismo. Uma boa alternativa é fazer papas de aveia em casa.

 

#6 Dilua o molho de soja com água

Gosta de sushi? Ui, temos problema. Uma colher de sopa de molho de soja tem facilmente 3 gramas de sal (depende das marcas, claro), o que é mais de metade do que devia comer ao longo de um dia inteiro. Como aqueles pratinhos que lhe põem à frente num restaurante de sushi têm bastante mais do que uma colher de sopa de molho de soja, está a ver o problema que tem à frente, não é? O melhor é diluir o molho de soja com água – metade, metade. E se quiser intensificar o sabor, junte-lhe sumo de limão, gengibre ou wasabi. Não é a mesma coisa, mas é bem mais saudável.

 

#7 Pique as azeitonas ou os picles

Costuma colocar azeitonas ou picles na salada? Pique-os em pedacinhos pequeninos. Assim consegue salpicar o sabor salgado deles por toda a salada, usando menos quantidade – e ingerindo menos sal.

 

#8 Coma mais bananas e batata doce

Fruta?! Vegetais?! O que é que isso tem a ver com sal? Tudo. Segundo os especialistas, o potássio neutraliza alguns dos efeitos negativos do sódio. Ou seja, se aumentar a quantidade de bananas, batata doce e espinafres – ricos em potássio – que come no dia-a-dia vai ajudar a eliminar uma parte do sal que ingere.

 

#9 Cuidado com o pão

É um dos alimentos onde o sal está mais escondido. Apesar de não parecer salgado, duas fatias de pão com 100 gramas podem ter até 1,4 gramas de sal. Isto é quase um quarto da quantidade que pode comer ao longo de um dia inteiro. Esteja atento aos rótulos e escolha pão com pouco sal. 

enhanced-20547-1433440219-1.jpg

#10 Controle a quantidade de sódio com uma app para o telemóvel

Cada 2,54 gramas de sal têm 1 grama de sódio. E é o sódio que faz mal à saúde. Primeiro passo: descubra aqui qual a quantidade de sódio que deve ingerir por dia dependendo da sua idade e sexo. Segundo passo: controle nos rótulos da comida qual a quantidade de sódio. Terceiro passo: confirme com esta aplicação gratuita para o telemóvel quanto é que está a consumir por dia. Vai ver que até é divertido.

 

Um dia menos salgado para si onde quer que esteja,

Ele

 

fontes: buzzfeed; público; direcção geral de saúde; dietary reference intakes; fotos: buzzfeed

 

1 comentário

Comentar post