Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

3 bolos sem glúten para fazer em poucos minutos numa caneca no micro-ondas

Eu sei que pareço a maluquinha dos bolos na caneca. Mas quem é que resiste a uma receita fácil, deliciosa e que se faz em poucos minutos no micro-ondas? Pois. Muita gente, talvez. Mas infelizmente eu não faço parte desse grupo de pessoas que resiste estoicamente a uma boa receita de bolo. Mas, vá, como estou outra vez de dieta (não, agora, não é dieta, é só uma tentativa vã de mudar os meus hábitos alimentares), fiz uma seleção de 3 receitas de bolos na caneca sem glúten. Menos mal. Não é que emagreçam, mas engordam… menos.

 

Bolo de Chocolate e Framboesas 

healthy-4-ingredient-chocolate-raspberry-cake-3.jpg

É saudável, tem 4 ingredientes e faz-se num minuto no micro-ondas. E o que é incrível é que este bolo, que encontrei no blog A Big Man’s World, consegue ficar húmido e macio ao mesmo tempo. Ah, e não tem açúcar refinado. Só precisa de uma banana madura, um ovo, cacau em pó, framboesas e adoçante (opcional, em príncipio a banana será suficiente para adoçar o bolo).

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para uma pessoa, espreite aqui a receita original.

Comece por misturar a banana, o ovo e o cacau em pó no liquidificador até formar uma massa fina. Junte as framboesas, garantindo que elas ficam no meio da massa. Unte uma caneca ou uma taça de cereais, despeje a massa para a caneca e leve ao micro-ondas durante um minuto ou um pouco mais, dependendo da potência do micro-ondas e da consistência desejada.

 

 

Bolo de Manteiga de Amendoim Vegan 

easy-vegan-peanut-butter-mug-cake2-700x980.jpg

Em apenas 3 minutos terá na sua mão uma tentação que o vai manter bem disposto durante várias horas. Esta receita do blog Kitchen Treaty é vegan, é deliciosa e é incrivelmente fácil: são apenas 2 minutos a preparar e um no micro-ondas.

Só precisa de farinha integral ou sem glúten, manteiga de amendoim, leite de amêndoa, xarope de ácer, fermento, extrato de baunilha (opcional) e pepitas ou pedaços de chocolate vegan para usar como topping.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para uma pessoa, espreite aqui a receita original.

Junte todos os ingredientes, exceto as pepitas ou os pedaços de chocolate, numa caneca própria para ir ao micro-ondas. Mexa bem com um garfo até obter uma massa de bolo. Leve ao micro-ondas, na potência máxima, até o bolo crescer, durante 45 a 60 segundos. Se não estiver pronto ao fim de um minuto, vá cozinhando com intervalos de 15 segundos até ficar pronto.

Decore com pepitas ou pedaços de chocolate vegan e não perca mais tempo. Estes 3 minutos pareceram uma eternidade: pegue numa colher e delicie-se.

 

Bolo de Chocolate 

Gluten-free-Chocolate-Mug-Cake-3.jpg

Não tem leite nem glúten e são 3 minutos no micro-ondas. OK, pode ter de ficar mais um minuto ou dois, mas isso não interessa nada. O melhor de tudo? É uma maravilha. Esta receita do blog Primavera Kitchen é uma das minhas preferidas.

Só precisa de farinha de coco, leite de amêndoa, ovos, açúcar de coco, óleo de coco derretido, cacau em pó, fermento e extrato de baunilha.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

Misture, numa taça média, os ovos, o leite de amêndoa, o óleo de coco e o açúcar de coco durante 3 minutos. Depois junte a farinha de coco, o fermento, o cacau em pó, o extrato de baunilha e mexa bem até obter uma massa homogénea. Divida a massa por duas canecas e leve ao micro-ondas durante 3 minutos. Se não estiverem prontos, deixe ficar até aos 5 minutos, mas vá controlando, com intervalos de 30 segundos. O tempo vai depender muito da potência do seu micro-ondas. Deixe arrefecer durante 2 minutos antes de servir.

 

E agora, qual é que vai fazer primeiro?

 

Um ótimo bolo para si onde quer que o glúten esteja,

Ela

 

receitas e fotos: a big man’s world; kitchen treatyprimavera kitchen