Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

3 deliciosos pequenos-almoços com quinoa para uma semana mais saudável

Há muitos factores que tornam a quinoa um alimento altamente recomendável, mas há só um que interessa à minha querida e prezada Mulher Mistério: a balança. Esse simples e discreto objecto que, nos últimos tempos se tornou a sua mais fiel companhia diária. Ela acorda e vai ter com a balança, Ela deita-se e volta a estar com a balança, Ela come e elogia a balança, Ela não come e ofende a balança – Ela pesa-se e parte a balança. Digamos que não tem sido uma relação fácil. Nos últimos dois meses, já conheci cinco balanças diferentes cá em casa e todas elas foram cruelmente espancadas até à morte.

Mas na última semana, a relação melhorou ligeiramente. A minha querida e estimada Mulher Mistério resolveu substituir os hidratos de carbono por quinoa. E as ofensas à balança pararam. Por enquanto... Isto porque, entre muitas outras vantagens, a quinoa tem fibras que ajudam a emagrecer.

Foi por isso que hoje escolhi três receitas de pequenos-almoços com quinoa que estou a pensar fazer cá em casa para Ela começar o seu dia bem disposta. Isto se eu não quiser acabar da mesma forma que a última balança que passou por cá...

 

Quinoa com Chocolate Preto

7-Ingredient-DARK-CHOCOLATE-Quinoa-Breakfast-Bowl-

Eu sei: quinoa e chocolate preto no mesmo prato é o mesmo que ter Passos Coelho e António Costa na mesma ilha deserta – são incompatíveis para quem está de dieta. Mas vamos lá abrir uma excepçãozinha com esta receita maravilhosa do blog Minimalist Baker. E, além disso, o chcolate preto faz maravilhas à saúde. Comece por tostar a quinoa numa panela durante três minutos, mexendo frequentemente para não queimar. Depois junte leite de amêndoa, leite de coco e uma pitada de sal e deixe cozer em lume brando, durante 20 a 25 minutos, sem tapar. Quando o leite tiver sido absorvido e a quinoa estiver macia, desligue o lume, acrescente cacau em pó, xarope de ácer e baunilha. Mexa e pode servir com uns quadrados de chocolate preto por cima, frutos vermelhos ou banana. Se gostar da quinoa mais líquida, também pode acrescentar um pouco mais de leite de amêndoa. Veja as quantidades e a receita completa aqui.

 

 

Quadrados de Quinoa e Mirtilos

blueberry-quinoa-breakfast-bars-6.jpg

A grande vantagem deste bolo delicioso do blog Simply Quinoa é que dura quatro ou cinco dias de forma impecável. Por isso não tem de estar a cozinhar de manhã. Pode deixar pronto ao domingo e passar a semana inteira a saborear. Leva aveia, quinoa, fermento, açúcar de coco, sementes de cânhamo, bananas esmagadas, ovos, manteiga de amêndoa, sumo de limão, baunilha e mirtilos. Misture primeiro a aveia, a quinoa, o açúcar, o fermento e as sementes numa taça. Noutra taça, coloque os restantes ingredientes, com excepção dos mirtilos, e faça uma papa. Junte as duas taças e depois acrescente os mirtilos com cuidado. Espalhe tudo num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno, a 180º C, durante 25 a 35 minutos. Se quiser ver as quantidades e a receita completa, vá aqui.

 

Quinoa Earl Grey com Puré de Abóbora

IMG_9010-e1443736370222.jpg

A grande maravilha desta receita do fabuloso blog Top With Cinnamon é o puré feito com abóbora butternut. Pode parecer estranho ao pequeno-almoço, mas vai ver que é delicioso. Bata num liquidificador a abóbora pré-cozinhada no forno, com xarope de ácer até ficar cremosa. Coza a quinoa com aveia, água e uma saqueta de chá Earl Grey. Coloque a quinoa numa taça e ponha por cima o puré de abóbora e uma nozes pecan partidas. Se quiser, junte também umas sementes de abóbora. Veja as quantidades e a receita completa aqui.

 

Agora vou ali comprar uma balança nova que esta não dura muito mais tempo.

 

Um bom pequeno-almoço para si onde quer que a quinoa esteja,

Ele

 

receitas e fotos: minimalist baker; simply quinoa; top with cinnamon

 

1 comentário

Comentar post