Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

3 jantares frescos e light para fazer em menos de 20 minutos

Cada vez que vejo receitas tão fáceis e saudáveis como estas, começo a sentir-me num estado de euforia incontrolável: o meu coração palpita, as minhas mãos tremem e até a minha voz adquire aquele tom beto-entusiasmado da rapariga da gravação sobre o exame de Português. Todo eu me transformo num verdadeiro Ljubomir Stanisic da cozinha caseira.

A grande vantagem destas receitas é que conseguem juntar uma verdadeira poupança calórica (que acalma a minha querida Mulher Mistério) a uma tresloucada rapidez na cozinha (o que me tranquiliza a mim, o eterno escravo do lar nesta temível Mansão Mistério). E, ainda por cima, são pratos frescos, o que é uma bênção para os dias de calor. Mas o melhor é pegar na colher de pau porque isto vai começar.

 

Salada de Vieiras com Courgettes e Espargos Laminados

13520700643_1d8bd40dc9_o.jpg

 

Esta maravilhosa receita do blog Pineapple and Coconut combina umas fabulosas vieiras salteadas com uns fantásticos espargos e umas deliciosas courgettes cortadas da grossura de uma folha de papel. Se preferir, pode substituir as vieiras por camarão descascado: também fica óptimo.

Comece por laminar quatro courgettes. Deite fora as pontas e corte o resto com um descascador de vegetais. Faça o mesmo com meio quilo de espargos: deite fora o pé e corte-os longitudinalmente com um descascador.

Depois, salteie, num fio de azeite, 50 g de chalotas picadas juntamente com quatro dentes de alho picados, uma colher de sopa de sumo de limão e outra colher de sopa de raspas de limão. Assim que as chalotas começarem a ficar caramelizadas, tempere com sal e pimenta (também pode usar piripíri, se gostar) e junte 1 kg de vieiras. Deixe-as saltear durante três minutos.

Deite para a frigideira as courgettes e os espargos e cozinhe durante mais dois minutos. Finalmente, coloque na frigideira meio quilo de tomatinhos cherry cortados ao meio. Mal estes começarem a ficar, moles pode desligar o lume.

Sirva a salada morna, com umas lascas de parmesão por cima e mais umas gotas de sumo de limão. Veja a receita completa aqui. E viva os jantares fáceis no Verão!

 

Massa Fria com Pesto de Ervilhas e Pinhões Tostados

pea-pesto-pasta-salad3-700x1050.jpg

Eu, que não sou fã de ervilhas, estou verdadeiramente obcecado por pesto de ervilhas. Além de o molho ficar altamente cremoso, ainda tem um ligeiro toque adocicado irresistível. E foi por isso que me apaixonei por este fantástico fusilli, do blog Kitchen Treaty, que pode ser servido quente ou frio e que é um sonho de uma noite de Verão.

Para fazer o molho pesto, só tem de triturar num liquidificador 50 g de pinhões tostados, 200 g de ervilhas, 25 g de salsa, 5 g de hortelã, 2 dentes de alho picados (sem a parte do meio), 2 colheres de sopa de sumo de limão e 80 ml de azeite. Quando tiver um creme suave (pode ajustar a quantidade de azeite para ficar com a consistência que mais gostar), tempere com flor de sal e pimenta preta a gosto.

Depois, é só cozer a massa e servi-la com este molho delicioso e mais umas ervilhas e uns pinhões tostados por cima. Quente ou frio, fica sempre com um jantar delicioso. Veja a receita completa aqui.

 

Frango Teriyaki com Fios de Cenoura e Couve

Teriyaki-Chicken-768x780.jpg

O melhor do frango teriyaki é que ele é marinado em molho de soja antes de cozinhar, o que quer dizer que ganha um sabor irresistível. Esta receita do site Hello Glow aconselha a substituir o molho de soja por um molho de coco, mas eu vou manter-me fiel à velha e saborosa soja. E se tiver um bocadinho de sake em casa, acrescente ao molho porque fica ainda melhor.

Comece por juntar 80 ml de molho de soja com 1 colher de sopa de óleo de sésamo e o sake (se o tiver em casa) – também pode acrescentar mel e picante para ficar com um sabor mais intenso. Mergulhe quatro peitos de frango nesta mistura e deixe-os marinar durante 20 minutos, virando-os a meio do tempo.

Agora é só deitar os peitos de frango e o molho, para uma frigideira com um fio de óleo de coco, três dentes de alho picados e gengibre ralado a gosto. Cozinhe bem a carne e sirva-a com cebolo picado e cenoura e couve crua espiralizadas. Não se esqueça de despejar o molho por cima de tudo isto. Veja a receita completa aqui.

 

Leia ainda:

 

Um óptimo jantar para si onde quer que este Verão esteja (já há uns dias que não o vejo por aí),

Ele

 

fotos: pineapple and coconut; kitchen treatyhello glow