Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

3 novos restaurantes saudáveis e surpreendentes: só com comida ao vapor, vegetariana ou sem glúten nem lactose

19444290_nWOT2.jpeg

Estou de castigo. Depois de ontem ter dado aqui esta dica genial para transformar os seus ovos estrelados num jantar de sonho, com azeite, batatas fritas e outras desgraças, a minha querida Mulher Mistério obrigou-me a escrever um texto inteiro só a falar dos novos restaurantes saudáveis de Lisboa.

Não são propriamente restaurantes detox, só com saladas verdes e sumos imbebíveis, mas são restaurantes de comida saudável: sem glúten, sem lactose, vegetariana ou cozinhada ao vapor. E com uma outra vantagem: servem também comida deliciosa. Mas, como diria o grande Odorico Paraguaçu, vamos deixar os entretantos e partir para os finalmentes.

 

Cento e quatroº, Saldanha

19443784_WMVrz.jpeg

O conceito é óptimo para quem quer comer bem. Toda a comida está pré-preparada e depois é cozinhada no momento, ao vapor, durante dois minutos, a 104º C. O resultado é um peixe ou um camarão muito próximos do seu Éden alimentar: ficam naquele ponto em que o peixe se divide em lascas suculentas e consistentes. Ou em que o camarão está carnudo e ainda com um fantástico sabor a mar.

Os pratos são completamente surpreendentes e vão de uns fantásticos raviolis com recheio de requeijão e espinafres e acompanhados de pêra rocha e nozes até um tentador salmão com laranja, funcho, quinoa e azeite, passando por uns gnocchis com pesto, tomate seco, mozzarella e manjericão.

19444282_ezjJd.jpeg

Todos os alimentos escolhidos são saudáveis e os acompanhamentos inesperados. A acompanhar o camarão com molho sweet chilli, por exemplo, vem um arroz cremoso cozido em leite de coco; e ao lado dos lombos de dourada, vem um cuscuz de azeitona, salsa e tomate cherry.

O restaurante fica dentro do Atrium Saldanha e é uma boa opção para almoçar durante a semana. Para saber todos os detalhes sobre o Cento e Quatroº vá aqui.

 

Nomalism, Campo de Ourique

19361920_qMWnW.jpeg

É provavelmente o único restaurante vegetariano em que não parece que acabou de entrar no Tibete, com insensos e budas espalhados por todos os cantos. O Nomalism é um vegetariano ocidental, com uma decoração simples, sóbria, clean, com muita luz, a sala em tons brancos e claros e, aleluia!, sem insensos. Além disso, a comida é óptima e adaptada de deliciosos pratos não-vegetarianos: desde um sushi vegetariano (feito com cenoura e tofu) a um picapau de seitan, há quase tudo.

19361993_7oSzO.jpeg

A comida é sempre vegetariana, quase sempre vegan e, na maior parte das vezes, biológica. Mas, acima de tudo, tem um aspecto maravilhoso. Todos os dias, há uma sopa e duas opções de prato principal, além de cinco hipóteses de acompanhamento.

Os sumos são naturais, feitos sem açúcar e deliciosos: goiaba e maçã, abacaxi e morango ou outras preciosidades.

Para saber mais pormenores – até como é o café biológico – clique aqui.

 

Dois.três.três, Amoreiras

19586582_5rIQB.jpeg

Abriu há pouco mais de um mês perto das Amoreiras e só serve pratos sem glúten e sem lactose. O espaço está muito giro, num estilo rústico caseiro, em tons de branco. Tem duas salas e uma mini-esplanada num pátio onde cabe um original balcão feito a partir de uma porta de madeira, uma mesa, alguns bancos e ainda umas palettes com uns almofadões num canto. 

19586685_ROzTS.jpeg

O menu varia todos os dias: tem sempre uma sopa, um prato vegetariano, outro de carne e um de peixe, além de duas sobremesas. Todos sem glúten e sem lactose. Não deixe de pedir os bolinhos para acompanhar o café. São deliciosos: com cacau, frutos secos, tâmaras e sementes de abóbora e girassol, entre outras grandes ideias.

Ah, e ao sábado, há feijoada e brunch. Tudo saudável, claro. Descubra mais detalhes aqui.

 

Um bom almoço saudável para si onde quer que esteja,

Ele