5 deliciosas receitas de frango para ter uma semana saudável

    Segunda-feira é dia de frango cá em casa. É um prato fácil, rápido e que conquista sempre as crianças à primeira dentada. É por isso que eu ando sempre à procura das melhores receitas. E para esta semana descobri cinco fantásticas e saudáveis receitas de frango para animar cada um dos próximos dolorosos dias de trabalho.

     

    Segunda-feira

    Peitos de Frango com Molho de Queijo Feta e Manjericão

    Chicken-and-Feta.jpg

    Peitos de frango são uma constante nesta casa. Sempre que eu a deixo sozinha no supermercado, a minha querida Mulher Mistério volta com 5 quilos de peitos de frango, 3 quilos de coxas e 2 quilos de pernas. Mais nada. Parece que, para Ela, o mundo culinário se resume aos vários órgãos de um frango.

    O que para aqui interessa é que esta receita do óptimo blog Diethood é uma forma maravilhosa de tratar o excesso de peitos de frango que congestionam o meu congelador. Aloure primeiro em azeite duas cebolas e um dente de alho picado. Depois frite os peitos de frango até estarem tostados e coloque-os por cima desta cama de cebola.

    Finalmente, só tem de fazer o magnífico molho. Junte numa panela queijo feta desfeito, manjericão picado, alho picado, leite, flor de sal, pimenta moída e uma pitada de picante (se gostar). Deixe cozinhar, em banho-maria, durante três ou quatro minutos, até o queijo estar derretido e o molho cremoso. Coloque por cima dos peitos de frango e delicie-se à vontade – são só 370 calorias por pessoa. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente para quatro pessoas, veja a receita completa aqui.

     

    Terça-feira

    Peitos de Frango com Molho de Coentros e Lima

    Skillet-Chicken-with-Creamy-Cilantro-Lime-Sauce-3.

    Antes de qualquer coisa, e sempre que usa peitos de frango, deve batê-los de forma a ficarem com a mesma grossura em toda a superfície. A ideia não é que fiquem fininhos, é que fiquem iguais em toda a parte para não terem tempos diferentes para cozinhar.

    Feito isso, entregue-se nos braços desta receita facílima e rápida do blog Sally’s Baking Addiction. Comece por cozinhar os peitos, temperados com sal e pimenta moída, numa frigideira que possa ir ao forno com um pouco de azeite, durante seis a sete minutos – a ideia é que fiquem tostados por fora e mal passados por dentro. Coloque os peitos de lado e tape-os com papel de alumínio enquanto trata do molho.

    Sem limpar a frigideira, coloque lá dentro uma chávena de caldo de galinha, sumo de lima espremido, cebola picada, coentros e malagueta (se gostar de picante). Mexa bem no início para libertar os restos de frango e de gordura que caramelizaram no fundo da frigideira. Deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos até o molho ter ficado reduzido a 1/4. Baixe o lume para o mínimo, acrescente manteiga e natas e continue a mexer até a manteiga derreter.

    Agora só tem de colocar os peitos de frango dentro do molho e levar a frigideira ao forno, pré-aquecido a 190º C, durante cinco a dez minutos, até ficarem totalmente cozinhados. Sirva com uns espargos ou outros legumes cozidos ou salteados e tem um jantar de 300 calorias. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita completa aqui.

     

    Quarta-feira 

    Frango Balsâmico Feito só numa Panela

    one-pan-balsamic-chicken-and-veggies3-srgb..jpg

    Este molho mistura molho para saladas italiano (mas light, claro), vinagre balsâmico, mel e flocos de malagueta seca. A autora da receita, do fantástico blog Cooking Classy, recomenda o molho da Kraft, que está à venda em Portugal na Glood. Misture todos os ingredientes numa taça e depois cozinhe os peitos de frango, temperados com sal e pimenta, numa frigideira só com azeite, durante 6 a 7 minutos. Deite na frigideira metade do molho que misturou, envolvendo nele os peitos de frango. 

    Retire os peitos para um prato de servir e cubra-os com papel de alumínio para não arrefecerem. Entretanto, ponha cenouras e espargos, cortados em pedaços pequenos, na frigideira e deixe-os cozinhar com o molho durante cerca de quatro minutos. Junte os vegetais ao frango e acrescente também uns tomatinhos cherry por cima. Coloque o resto do molho na frigideira e cozinhe durante cerca de um minuto, enquanto mexe. Quando o molho estiver mais grosso, deite-o por cima do frango e dos vegetais. E já está. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita completa aqui.

     

    Quinta-feira

    Frango Oriental, com Molho de Soja e Sementes de Sésamo

    schicken-2.jpg

    Antes de começar o levantamento popular, tenho de esclarecer que esta receita do blog How Sweet It Is leva açúcar mascavado, mas é só uma colher de sopa para quatro pessoas. Por isso, para se esquecer rapidamente dessa ousadia, despache logo o açúcar para dentro de uma taça juntamente com caldo de galinha, óleo de sésamo, alho picado, molho de soja e vinagre de vinho branco. Misture bem com um batedor de claras manual e deixe de parte enquanto trata do resto.

    Corte os peitos de frango em cubos e tempere-os com sal, pimenta moída no momento e farinha. Leve-os ao lume numa frigideira com azeite e óleo de sésamo e deixe fritar durante dois ou três minutos, só até estarem dourados. Junte o molho por cima e leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante 20 minutos. Antes de servir, cubra o frango com sementes de sésamo e acompanhe com vegetais.

    Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita completa aqui.

     

    Sexta-feira 

    Coxas de Frango com Laranja e Alecrim

    IMG_6953edit-logo.jpg

    Esta receita maravilhosa é do blog Damn Delicious, que já se tornou uma Bíblia cá em casa. Tempere as coxas com sal, pimenta moída no momento, orégãos e tomilho. Depois passe-as por uma frigideira com manteiga, durante cerca de 2 minutos de cada lado, começando com a pele para baixo. Retire as coxas e coloque alho picado, deixando cozinhar apenas durante um minuto. Junte sumo de laranja, caldo de galinha, xarope de ácer, mel, alecrim, sal e pimenta. Assim que levantar fervura, baixe o lume para o mínimo e mantenha a ferver durante três a cinco minutos, até engrossar um pouco.

    Volte a pôr o frango na frigideira, com o molho, e leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante cerca de 25 minutos. Calorias? 229. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita completa aqui.

     

    Um óptimo jantar para si onde quer que o frango esteja,

    Ele

     

    fotos: diethood, sally’s baking addiction; cooking classy; how sweet it is; damn delicious

     

    27 comentários em “5 deliciosas receitas de frango para ter uma semana saudável

    1. As receitas são fantásticas, mas não concordo que os dias de trabalho sejam “dolorosos”. Tenho pessoas amigas desempregadas, e isso sim, é doloroso e assustador!! Boa semana e Bom trabalho!

    2. Cada comentário “sem pé nem cabeça”…
      Vamos combinar: antes de fazer algum comentário, reflita antes, para não cair como uma pessoa desagradável e inoportuna.
      Como o frango morreu, eu não sei…
      Mas certamente, não é aqui nesse blog de receitas, que você deva lançar esse tipo de comentário.

    3. Lindos os pratos, e não tenho dúvida que devem estar uma delícia, mas é o pessoal da classe baixa, não come saudável não?!
      Caramba tem ingrediente que não sei nem o que é, tá na HR de ensinarem receitas com coisas q temos na geladeira!

    4. É NECESSÁRIO DIZER QUE O QUEIJO FETA, É FEITO NA GRÉCIA, É UM QUEIJO FEITO A BASE DE CABRA E OVELHAS, E MAIS AONDE ENCONTRAR ESSE TIPO DE QUEIJO OK !!!

    5. Aqui em casa uso muito frango. estamos tentando sair da carne bovina.
      As receitas de peito de frango são ótimas temos opção.posso passara receitinha preferida do meu neto?
      coxas e anti-coxas temperada a gosto, passe na maionese, no queijo rarado e na farinha de pão. coloque na assadeira , por cima uns pedacinhos de manteiga, leva ao forno coberto c/ papel aluminio. até cozinhar tire o paél deixa dourar um pouquinho .a caquinha uma delicia , obrigada beijo

    6. Dá para perceber pelo jeito que você é do Brasil. Isto é um blog de Portugal. Queijo feta vende-se em qualquer supermercado em Portugal , entende? Quando consulto receitas em sites brasileiros também encontro deliciosas receitas, mas cujos ingredientes não se encontram cá com facilidade! Abraço

    7. Lindos os pratos, acho que tudo deve estar uma delícia, sou do Brasil e moro em Portugal há um bom tempo, estou pensando em preparar uma refeição para os meus amigos que vem me visitar. Vocês poderiam também ensiar receitas com coisas do Brasil, encontrei algumas ofertas boas no catalogo Lidl (https://www.panfleteiro.pt/lidl/promooes-de-segunda-feira-19-08-2019/) sobre ingredientes do meu país. Espero que possa inspirar a todos. Um abraço!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *