5 deliciosas sopas sem batata para aquecer este dia de frio

    Por favor, não me peça para escrever muito porque estou com os dedos entorpecidos do frio que está na rua. Eu sei que é Inverno, mas 8º C de máxima é de mais para mim. A temperatura em Lisboa está quase tão gelada como o clima no Sporting. É preciso tomar medidas urgentes. E, como felizmente não tenho um Bruno de Carvalho em casa, preciso de me desenrascar com um óptimo e escaldante prato de sopa ao jantar.

    Estas são as cinco receitas finalistas para o jantar de logo à noite. Agora cabe à Família Mistério e a si votar em qual prefere que eu faça. Todas, claro, sem um único grama de batata porque estamos em época da mais rígida e intransigente dieta. (Algo me diz que esta época será interrompida no fim-de-semana, mas até lá há que incentivar a minha querida e empenhada Mulher Mistério a vencer a balança…).

     

    Sopa de Raiz de Aipo e Marmelo

    CuZcNVHXEAARYmh.jpg

    Sempre que eu preciso de uma receita de sopa deliciosa e saudável viro-me para o imprescindível Jamie Oliver. E foi lá que encontrei esta divinal sopa de raiz de aipo e marmelo com apenas 140 calorias por dose. Tudo o que leva é raiz de aipo (encontra à venda em alguns supermercados), marmelo, chalotas, alho, azeite, um caldo de galinha, cominhos, canela e açúcar. 

    Descasque e corte em pedaços a raiz de aipo, o marmelo, as chalotas e o alho. Coloque tudo numa panela com bastante azeite e deixe cozinhar, em lume médio, durante cerca de 20 minutos, juntamente com os restantes ingredientes. Vá mexendo de vez em quando para não deixar a comida agarrar-se ao fundo. Quando os legumes começarem a ficar macios, encha a panela com água a ferver até 2 centímetros acima destes. Coloque a tampa e deixe cozinhar em lume brando durante mais cerca de 25 minutos. 

    Agora só tem de bater tudo até ficar com um creme suave. Sirva com nozes salteadas em manteiga, um fio de crème fraîche e um pouco de endro picado. Eu já comia esta maravilha. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita completa aqui.

     

    Sopa Picante de Cheróvia e Leite de Coco

    Vegetarian-weekrecipes-2.jpg

    Em dia de frio glaciar, não há nada melhor do que uma sopa quentinha e picante. E esta divinal receita do Jamie Oliver é isso tudo num prato facílimo de fazer. Tudo o que vai precisar é de azeite, manteiga, cebola, alho, gengibre fresco, garam masala, cheróvias (é o mesmo que pastinaca) cortadas em pedaços, leite de coco, caldo de legumes, piripíri e coentros.

    Salteie a cebola, o alho, o gengibre e o garam masala numa panela grande com azeite e manteiga. Junte as cheróvias em pedaços e misture até ficarem bem envolvidas no azeite. Acrescente o leite de coco e o caldo de legumes, tempere com sal e pimenta e deixe ferver, durante cerca de 30 minutos, com a panela tapada. Assim que a cheróvia estiver bem cozida, bata tudo muito bem. Sirva com piripíri, folhas de coentros e croutons de broa de milho por cima. Se quiser saber as quantidades para cada ingrediente, veja a receita original aqui.

     

    Sopa de Castanhas Assadas com Queijo de Cabra e Maçã

    17590970_IpE3s.jpeg

    Juntar na mesma receita castanhas assadas, queijo de cabra e maçã é de mestre, e a mestra, neste caso, chama-se Katie e escreve no maravilhoso blog What Katie Ate. Além destes três ingredientes dos deuses, esta divinal sopa leva ainda cheróvias (pastinacas), aipo, manteiga, caldo de galinha, cebolinho e um bocadinho de natas (vá lá, nem tudo pode ser 100% dietético). Depois, é só seguir as instruções aqui. Vai ver a maravilha que é a combinação do doce da maçã com o salgado do queijo e o sabor inigualável das castanhas. Aviso já que é uma das sopas preferidas da minha querida Mulher Mistério, por isso parte já com alguma vantagem.

     

    Sopa de Beterraba e Cominhos

    17885368_b2tnE.jpeg

    É difícil encontrar uma sopa com um aspecto mais surpreendente do que esta sopa cor-de-rosa. E depois é saborosa e ultra-dietética. Tão dietética que até fez parte da dieta de 2015 da prestigiada revista Bon Appétit. Nós fizemo-la há uns tempos e a minha querida e prezada Mulher Mistério adorou. Leva beterraba assada no forno, azeite, cominhos, cebola, alho francês, leitelho, endro, sal e pimenta. Depois é cozer tudo numa panela e servir com um fio de leitelho e uns raminhos de endro. O sabor da beterraba é divinal. Veja todos os passos da preparação aqui.

     

    Sopa de Cenoura com Leite de Coco e Açafrão

    20028852_EWghE.jpeg

    Pode-se ir ao New York Times para ler um pouco mais sobre as relações sino-americanas, mas também se pode lá ir para descobrir receitas deslumbrantes de sopas como esta. E porque é que é deslumbrante? Porque é uma sopa que parece um caril. Ou um caril que parece uma sopa?!

    Leva gengibre fresco ralado no momento, cominhos, açafrão e coentros em pó, pimenta caiena, caldo de vegetais ou de galinha, leite de coco sem açúcar, sumo de meia lima, sal, pimenta preta moída no momento, coentros frescos, manteiga, cebola picada e cenouras cortadas às rodelas. No fundo, é uma sopa de cenoura como nunca viu antes.

    Comece por saltear a cebola picada com a manteiga e um pouco de sal. Misture bem a cenoura com as especiarias para deixar tudo bem envolvido e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos até as cenouras começarem a ficar mais macias. Junte o caldo de modo a tapar as cenouras e suba o lume para o máximo. Deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos e bata bem até ficar com um creme aveludado. Sirva com o leite de coco, o sumo de lima e umas folhas de coentros. Mas o melhor é ver todos os passos aqui.

    Agora começam as votações: qual é a sua sopa preferida para hoje à noite?

     

    Um óptimo prato de sopa para si onde quer que o frio esteja,

    Ele

     

    fotos: jamie oliver; what katie atebon appétitnew york times

     

    Um comentário em “5 deliciosas sopas sem batata para aquecer este dia de frio

    1. 8º graus positivos em Trás-os-Montes é canja eheheh vamos começar a pensar que vamos a caminhar para temperaturas negativas não tarda mas nada que uma boa lareira não resolva.

      Já o ditado diz os olhos também comem e o aspecto faz crescer água na boca.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *