5 deliciosos e saudáveis jantares para fazer em menos de 20 minutos

    É de listas destas que se faz uma semana feliz. Não interessa a chuva no fim de Maio, não importa os delírios do Bruno de Carvalho. Se eu tiver uma lista de jantares fáceis, rápidos e saudáveis para fazer a uma segunda-feira à noite, sou um homem feliz. E por isso é que estou aqui hoje, de rabo espetado, a fazer uma solene vénia ao meu querido Buzzfeed, por ter compilado esta espectacular lista de jantares deliciosos. O Buzzfeed dá 17 sugestões, eu escolhi as minhas 5 preferidas. E vou já começar hoje com estes fenomenais…

     

     …Peitos de frango com caju e molho de soja 

    20-Minute-Basil-Cashew-Chicken-3.jpg

    O segredo desta fantástica receita do blog Half Baked Harvest está em marinar os peitos de frango em molho de soja e molho de ostra durante cerca de dez minutos. É isso que lhes vai dar um sabor único. Salteie depois a carne em óleo de sésamo, alho picado, gengibre ralado e malagueta. Acrescente os cajus e manjericão e já está. Sirva acompanhado com um arroz de manga ou de coco. Vai ver a delícia que é. Saiba mais detalhes aqui.

     

    Abacates recheados com carne

    Taco-Stuffed-Avocados-foodiecrush.com-011.jpg

    Esta é a maneira mais original de transformar uma banal carne picada num espectacular jantar. A ideia é do blog Foodie Crush e está compradíssima cá em casa. Se a carne picada tiver sobrado do jantar da véspera e já estiver cozinhada, óptimo. Se não, salteie-a em azeite, alho picado, sal e pimenta. Divida a carne picada por várias metades de abacate, colocando-a no buraco onde estava o caroço, e salpique com queijo sheddar ralado por cima. Leve os abacates ao forno, pré-aquecido a 200º C, só até o queijo derreter. 

    Retire os abacates do forno e espalhe por cima tomate picado, cebolinho, coentros e um pouco de queijo cotija em crumble (se não encontrar, use queijo feta que também fica óptimo). Termine com uma mistura de sour cream (natas azedas) com malagueta e especiarias. Ou sirva sem mais nada que já está muito bem. Veja a receita completa aqui.

     

    Ramen de ovo

    IMG_2052-2-2-683x1024.jpg

    Cá em casa estamos cada vez mais viciados em ramen. Eu adoro as várias misturas de legumes e as crianças são viciadas nos noodles. Se gostar do seu ramen picante, faça esta receita do blog Baker by Nature: junte um fio de óleo de sésamo com duas colheres de sopa de molho sriracha numa panela e salteie lá dentro uma cebola e um tomate picados. Acrescente gengibre ralado, alho picado e aipo laminado e cozinhe durante mais uns dois minutos. Adicione meio litro de água e bata tudo com a varinha mágica. Misture meio litro de caldo de legumes e deixe levantar fervura. Deite molho de soja e vinagre de arroz e continue a cozinhar duante uns cinco minutos enquanto o caldo apura.

    Depois é só acertar os temperos com sal e pimenta e cozer os noodles neste caldo. Termine com um ovo escalfado por cima, coentros e cebolinho e delicie-se. Para dias cinzentos como este, não há jantar melhor. Se preferir uma versão não picante, não use molho sriracha. Veja a receita completa aqui.

     

    Peitos de frango com queijo e noodles de courgette

    chicken-parmesan-LR-10-600x900.jpg

    Os peitos de frango são panados em pão ralado integral e os noodles são de courgette. Mais saudável esta receita do blog Pinch of Yum não podia ser. Primeiro, junte o pão ralado com queijo parmesão ralado, ervas aromáticas, flor de sal e pimenta preta moída no momento. Envolva os bifes de frango neste mistura e cozinhe-os numa frigideira que possa ir ao forno, com duas colheres de sopa de óleo de sésamo, durante cerca de três minutos de cada lado, só para ficar com a cobertura dourada. Passe a frigideira para o forno, pré-aquecido a 220º C, e cozinhe durante mais cerca de cinco minutos, até a carne estar pronta. Espalhe molho de tomate por cima e uma fatia de queijo mozzarella e leve novamente ao forno só para o queijo derreter.

    Sirva a carne por cima de uns noodles de courgette espiralizada crua e salpique com mais um pouco de parmesão ralado e salsa picada. Veja as quantidades certas e a receita completa aqui.

     

    Camarão com brócolos

    19145790_thHdg.jpeg

    Demora menos de 20 minutos a preparar e tem menos de 300 calorias. E é por isso que temos de fazer mais esta fabulosa receita do blog Damn Delicious. O que torna isto verdadeiramente divinal é um fantástico molho que mistura soja, ostra, gengibre, alho e vinagre de arroz. É aqui que os camarões vão ser cozinhados com os brócolos. Se estiver de dieta, isso basta. Se não estiver, acompanhe com um arroz de coco. Veja todos os detalhes desta maravilha aqui

     

    Uma óptima semana para si onde quer que o jantar esteja,

    Ele

     

    fotos: half baked harvestfoodie crushbaker by naturepinch of yumdamn delicious

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *