Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

5 deliciosos jantares com batata doce para ter uma semana mais dietética

Um jantar sem batata doce nesta casa é como uma manifestaçãozinha de taxistas sem cena de pancadaria. A batata doce é algo que já está entranhado no dia-a-dia desta família. Especialmente desde que a minha querida Mulher Mistério passou a encarar a sua dieta como um verdadeiro modo de vida. É verdade, apesar de ter a palavra batata no seu nome, a batata doce é saudável, dietética e deliciosa – tudo isto no mesmo corpinho laroca de batata. E é por isso que esta semana resolvi reunir cinco deliciosas e facílimas receitas para fazer de segunda a sexta-feira com esta preciosidade da Natureza.

 

Batata Doce no Forno com Queijo de Cabra e Molho de Balsâmico

19187766_LhjhZ.jpeg

Para começar bem a semana, nada como este jantar que junta dois dos meus ingredientes preferidos: batata doce e queijo. A receita é do blog Ciao Florentina e é leve e rapidíssima de fazer.

Numa taça pequena, misture azeite, sal e paprica. Descasque e corte as batatas doces em rodelas de cerca de 2 cm. Coloque-as num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel de alumínio sem que se toquem. Despeje por cima de cada uma a mistura de azeite. Deixe-as no forno durante 8 a 10 minutos, de cada lado, até ficarem douradas. Coloque as batatas doces num tabuleiro e ponha por cima de cada uma o queijo de cabra, as nozes pecan e os arandos. Despeje uma colher de mel em cada batata e espalhe por cima raspas de limão. Antes de servir, deite um fio de azeite com infusão de laranja, tempere com uma redução de balsâmico e decore com folhas de manjericão fresco. Não é tão fácil? Veja aqui como fazer.

 

Ovos Estrelados com Batata Doce e Óleo de Coco Sobre Cama de Couve

18919941_HQyjF.jpeg

Já alguma vez experimentou batata doce roxa? Então chegou o momento de arriscar. Vai ver como é deliciosa e como a cor faz uma vistaça em qualquer jantar.

Para fazer esta maravilha inventada pelo blog A House in The Hills só precisa de batatas doces roxas, cebola picada, óleo de coco, couve, ovos, coentros e cebolinho. Depois só tem de assar as batatas doces cortadas aos pedaços e, a seguir, salteá-las com a cebola e a couve em óleo de coco. Coloque os ovos estrelados por cima e tempere com sal, pimenta, cebolinho e coentros. Conheça todos os detalhes desta receita divinal aqui.

 

Sopa de Batata Doce com Sementes de Abóbora e Gengibre

17452627_fCSil.jpeg

A melhor coisa desta deliciosa sopa, da autoria de Sarah Britton, é poder ser comida quente ou fria. É praticamente a descoberta do fogo na vida da Família Mistério: leva alho francês, como uma fantástica vichyssoise, só que em vez de batata normal, faz-se com batata doce. É há mais boas notícias saudáveis: em vez de leite ou natas, aqui usam-se feijões. A sopa fica mais cremosa e aveludada – e claro! – mais saudável. Para acabar, as sementes de abóbora com gengibre, torradas e estaladiças, salpicadas por cima, são de nos levar às lágrimas. A receita está aqui.

 

Spaghetti de Batata Doce com Molho de Caju

18991169_YHEfT.jpeg

Spaghetti de batata doce? É isso mesmo. Em vez dos obesos fios de massa leva uns dietéticos fios de batata doce capazes de lhe dar uma sensação de saciedade enquanto atraem as moléculas de gordura e de açúcar no seu organismo.

Esta receita divinal do blog Pinch of Yum só leva os tais fios de batata doce (que pode fazer facilmente com este spiralizer), cajus, espinafres baby, água, sal, alho, azeite, manjericão, cebolinho e pimenta. Depois é saltear tudo em azeite e acrescentar os cajus triturados com água. Mas o melhor é ver a receita aqui – até porque não demora quase tempo nenhum.

 

Soufflé de Batata Doce com Gengibre

19072238_UB2AU.jpeg

E para acabar a semana, nada melhor do que um soufflé de batata doce – que tanto pode ser um prato principal, uma entrada, um acompanhamento ou até mesmo uma sobremesa.

A receita genial é do The New York Times e é muito fácil de fazer. Prepare um puré de batata doce com mel, canela, noz moscada, sal, gengibre, iogurte natural e sumo de lima. Junte umas claras em castelo batidas com açúcar ao puré e leve ao forno, a 200º C, durante 20 a 25 minutos. Também pode juntar queijo ralado, que fica ainda melhor. Ficou com dúvidas? Veja a receita aqui.

 

Uma óptima semana para si onde quer que a batata doce esteja,

Ele 

 

fotos: ciao florentina; a house in the hillssarah britton; pinch of yumthe new york times