Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

5 deliciosos, rápidos e saudáveis almoços de quinoa para levar para o trabalho

Anda um homem a trabalhar para isto! Há mais de dois anos que esta modesta Mansão Mistério abraçou as maravilhas da quinoa com o mesmo fulgor com que as senhoras na rua abraçam Marcelo Rebelo de Sousa. Há mais de dois anos que todos os meses fazemos um almoço ou um jantar de quinoa para a família. Há mais de dois anos que a minha querida Mulher Mistério come quinoa com a mesma alegria com que uma criança de 5 anos vira um saco cheio de gomas. E há mais de dois anos que os nossos queridos e dóceis Filhos Mistério torcem o nariz cada vez que vêem um grão de quinoa à frente. Pois bem, na sexta-feira, a minha querida Filha Mistério adolescente chegou a casa e anunciou:

– Adoro quinoa! Não percebo porque é que não comemos mais vezes cá em casa. A mãe da (piiiiiiiiiiiii, não posso divulgar o nome) está sempre a fazer quinoa. E aquilo é óptimo!

Como é que é?! A mãe da Não-Sei-Quantas é que está sempre a fazer quinoa?! Agora é que aquela mente iluminada descobriu que quinoa é óptimo?! Depois de anos a tentar convencê-la a provar?!

É inacreditável! Ainda pensei em amuar e nunca mais fazer quinoa cá em casa. Mas depois ponderei melhor e achei que havia uma forma mais interessante de resolver o problema: esta semana, a Senhora D. Filha-Mistério-Adolescente-Com-a-Recente-Mania-das-Dietas vai comer quinoa todos os dias. Já que só agora descobriu as maravilhas desta semente ultra-saudável, vamos ver se consegue recuperar o tempo perdido.

Aqui ficam os cinco almoços deliciosos e rápidos que eu vou fazer cá em casa para aquela luminária levar para a escola.

 

Salada de Quinoa, Tomate e Mozzarella

18243016_ZPY0W.jpeg

Uma receita que se faz em menos de meia-hora?! E que só leva quatro ingredientes, para lá dos temperos?! Vamos lá ver se a mãe da Não-Sei-Quantas faz pratos assim! Foi em 2015 que a minha querida e dietética Mulher Mistério descobriu esta receita fabulosa no blog Averie Cooks. Mas, nessa altura, as amigas da minha querida filha adolescente ainda não tinham nomeado a quinoa como um alimento da moda.

Pode ser que agora a minha Filha Mistério se deixe encantar por esta divinal mistura de quinoa, tomatinhos cherry, mozzarella e manjericão, temperada com azeite e vinagre de arroz. Mais delicioso e saudável é difícil. Veja a receita completa aqui.  

 

Salada de Quinoa e Feijão Preto

IMG_0579edit.jpg

A grande vantagem desta fabulosa receita do blog Damn Delicious é que pode ser servida quente ou fria. E depois tem tudo o que precisamos para nos alimentar durante uma tarde inteira: a quinoa, que enche sem engordar; o feijão, que lhe dá fibras; e a laranja, que tem aquele toque doce e ácido absolutamente delicioso. E tudo isto pronto em apenas 20 minutos.

Comece por cozer a quinoa. Depois junte-a com feijão preto, milho, cebola roxa picada, pimentos picados, laranja e umas folhas de coentros. Tempere com um molho vinagrete feito com vinagre de cidra e raspas de limão e vai ver a delícia que tem à frente. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita original aqui.

 

Salada de Quinoa com Morangos e Espargos

18189665_jFoQe.jpeg

Adoro espargos e gosto ainda mais de morangos. Por isso é que esta é uma das minhas receitas preferidas com quinoa. A ideia é do fabuloso blog Oh She Glows e é obrigatória mal começam a aparecer os primeiros morangos bem doces. Como este fim-de-semana já comprei uns morangos óptimos na praça, tenho a justificação de que precisava para fazer esta delícia.

Além da quinoa, dos morangos e dos espargos, só vou precisar de alho francês, alho normal, ervilhas, salsa e raspas de limão. Para temperar, faça um molho à base de azeite, limão, xarope de ácer, flor de sal e pimenta preta. Mas o melhor é ver as quantidades e todas as indicações aqui.

 

Salada de Quinoa com Amêndoas Tostadas e Passas

CroppedFocusedImage108081049-31-51-Mackerel-Cevich

Esta receita do fabuloso Gordon Ramsay foi dos primeiros amores da minha vida de quinoólico. Primeiro é simples e rápida. Depois tem detalhes únicos como as amêndoas tostadas e crocantes misturadas com as passas (parece arroz árabe, não parece?).

Tudo o que vai precisar é de quinoa cozida, amêndoas laminadas tostadas, pepino, passas, tomatinhos cherry cortados ao meio, cebolinho, hortelã, sumo de uma lima, azeite, flor de sal e pimenta preta moída no momento. Descasque o pepino, retire-lhe as sementes e corte-o em meias luas. Depois junte a quinoa cozida e arrefecida com as amêndoas tostadas, o pepino picado, as passas, os tomatinhos, o cebolinho picado e metade das folhas de hortelã. Misture tudo e tempere com flor de sal, pimenta, azeite e sumo de lima. Sirva com o resto das folhas de hortelã por cima e atire-se a esta maravilha sem hesitações. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita original aqui.

 

Salada de Quinoa, Queijo Feta, Cerejas e Hortelã

18436318_ASdb3.jpeg

A mistura do sabor doce da fruta com o salgado do queijo é qualquer coisa de me deixar ao nível de excitação do João Baião nos seus tempos áureos do Big Show SIC. A receita original é do fantástico blog A House in the Hills e mistura alperces e cerejas. Hoje em dia já consegue encontrar estas duas preciosidades ao longo de todo o ano. No entanto se, tal como eu, não estiver para gastar €15 por um quilo de cerejas, substitua-as por uvas ou por morangos. Além da fruta, vai precisar de quinoa (claro!), queijo feta, pistácios, hortelã e chalotas. Para o molho, junte azeite extra-virgem, sumo de laranja espremido no momento, vinagre de cidra, flor de sal e pimenta preta.

Tal como quase todas as outras receitas de quinoa, só tem de cozê-la e juntar tudo o resto numa taça. Vivam as receitas fáceis! Confirme os detalhes e as quantidades certas de cada ingrediente aqui.

 

Uma óptima semana de trabalho onde quer que a quinoa esteja,

Ele

 

fotos: averie cooks; damn delicious; oh she glows; gordon ramsaya house in the hills