Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

5 dicas surpreendentes para acabar com o desperdício de comida em casa

Todos os anos, nos Estados Unidos, cerca de 40% de toda a comida acaba no lixo. Isto representa um aumento para o dobro do que se desperdiçava nos anos 70. As pessoas compram comida a mais, os restaurantes cozinham comida a mais e até os pratos cresceram de tamanho e levam comida a mais. Por outro lado, há milhões de pessoas a morrer à fome em todo o mundo.

Infelizmente, o desperdício alimentar não existe só nos Estados Unidos. Em todos os países desenvolvidos – incluindo Portugal – os supermercados deitam fora fruta e legumes que têm mau aspecto e, em casa, muitas vezes a comida vai para o lixo só porque passou o prazo de validade, apesar de ainda estar óptima.

Ainda esta semana, tive de comer dois iogurtes que não me apetecia nada só para explicar ao meu Mini-Misterioso mais novo que um iogurte aguentava dias ou até semanas impecável depois do fim do prazo de validade. E é por isso que hoje tenho aqui 5 óptimas dicas para evitar o desperdício de comida em casa. Os conselhos vêm de um fantástico trabalho que o jornal digital Huffington Post está a fazer ao longo deste mês, com conselhos simples para reduzir o desperdício (e que pode ver aqui).

 

O que fazer aos morangos que estão a apodrecer?

577d2f191800002400fa42bc.jpeg

Chips de morango. Já ouviu falar? Se não ouviu, está na hora de ouvir. E de provar. Quando os morangos começam a ficar muito maduros, quase a apodrecerem, corte-os às fatias e coloque-os num tabuleiro, por cima de uma folha de papel vegetal. Tempere-os com um pouco de pimenta moída no momento e leve-os ao forno, pré-aquecido a 80º C, durante cerca de três a quatro horas. Vá confirmando e retire-os quando estiverem estaladiços. Veja a receita completa aqui

 

O que fazer às folhas dos morangos?

5776b418150000ed026c9516.jpeg

Corta as folhas dos morangos com uma faca? Desperdiça um bom bocado de fruta? Pois, está na hora de deixar de desperdiçar. Pegue em toda a parte que se preparava para deitar fora (folhas incluídas) e coloque-a num jarro grande cheio de água e gelo. Ao fim de uma hora, vai ver como lhe vai saber bem uma água gelada aromatizada com morango. Veja a receita aqui.

 

O que fazer ao arroz da véspera?

577d29341900002400219983.jpeg

Achava que este texto era apenas sobre morangos? Está enganado. É também sobre como transformar um resto de arroz basmati numa óptima sobremesa. Ou num lanche fantástico. Quando o arroz começar a ficar empapado, aqueça-o com um pouco de leite de aveia. Depois salpique com mirtilos e um fio de mel por cima. É ou não é uma grande ideia? A dica é do site Carpe Deli.

 

O que fazer com as folhas verdes do alho francês?

Captura de ecrã 2016-07-08, às 16.12.20.png

Spaghetti de alho francês. Exactamente, no lugar do esparguete use folhas de alho francês. Em vez de as deitar fora, lave-as bem e corte-as em tiras. Coza-as em água a ferver durante 5 a 6 minutos com um pouco de sal. Escorra as folhas e salteie-as com azeite, alho, flor de sal e pimenta. Também pode acrescentar umas lentilhas ou até uns camarões, mas sem acompanhamentos fica óptimo na mesma. A dica é do site Sugar Detox Me.

 

O que fazer com o pepino a apodrecer?

577d2f1b19000025002199a2.jpeg

E que tal um gaspacho de pepino? Só precisa de um pepino muito maduro, sem as sementes, iogurte grego, alho, vinagre, pimentos jalapeños (se gostar), cebolinho, coentros, estragão, manjericão, flor de sal e pimenta. Veja a receita completa e facílima aqui.

E há mais ideias surpreendentes. Acompanhe o Huffington Post ao longo deste mês e vai ver.

 

Um óptimo fim-de-semana para si onde quer que os restos de comida estejam,

Ele

 

fotos: huffington post; sugar detox me