Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

5 formas fáceis, deliciosas e saudáveis de comer vegetais

Já não aguento mais os protestos dentro da minha cabeça. Metade dos meus neurónios (os da razão) revoltaram-se contra a outra metade (os da sofreguidão) e eclodiu uma guerra sangrenta. Os neurónios da razão defendem um regime alimentar saudável; os neurónios da sofreguidão defendem risottos de alheira, queijos amanteigados, shots de vodka de Maltesers e tudo o que tenha mais de 500 calorias por garfada. Confesso que, para acalmar esta guerra civil cerebral, vou alternando: uns dias razão, outros dias sofreguidão. E hoje é dia de razão.

Depois de muito pensar e sofrer, encontrei cinco magníficas receitas para fazer com vegetais e, vá lá, um bocadinho de nada de calorias.

The-BEST-Roasted-Broccoli-www.SimplyScratch.com_-6

Brócolos Assados com Parmesão 

Corte os brócolos em pequenas bonsais "brocolares" e coloque-os num tabuleiro com um fio de óleo de amendoim (é o mais indicado para ir a altas temperaturas). Leve o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 260º C durante 12 minutos ou até os brócolos ficarem tostados. Retire e sirva com queijo parmesão ralado e um pouco de flor de sal (experimente a da Ria Formosa que é uma delícia). A receita e a fotografia são do simply scratch

 

 

recipe_fried-artichokes-tahini_1200x1800.jpg

Corações de Alcachofra com Molho Tártaro 

Comece por fazer o molho tártaro. E este é diferente: leva tahini. Pique 6 dentes de alho descascados e esmague-os num almofariz com sal grossso até criar uma pasta. Coloque a pasta numa taça e junte meia chávena de tahini. Mexa enquanto vai juntando primeiro sumo de limão (cerca de meia chávena), depois duas colheres de sopa de água e finalmente 2 colheres de chá de salsa. Feito o molho, só falta envolver os corações de alcachofras em farinha e fritá-los até ficarem dourados. A foto e a receita são da revista Saveur e, se tiver alguma dúvida, pode esclarecer aqui.

 

SesameStringBeans.jpg

Feijão Verde com Molho de Soja e Sementes de Sésamo 

Corte um dente de alho em fatias fininhas e passe por um pouco de óleo de sésamo num wok. Junte o feijão verde e deixe fritar durante oito a dez minutos. Junte umas duas colheres de sopa de molho de soja e vá mexendo durante mais cinco minutos. Acrescente as sementes de sésamo tostadas e sirva. A receita e a foto são do wishful chef

 

FNK_Buffalo-Cauliflower-with-Blue-Cheese-Sauce_s4x

Couve-flor com Molho Blue Cheese 

Derreta duas colheres de sopa de manteiga e misture um pouco de Tabasco e de sumo de laranja natural. Reserve. Junte meia chávena de água, duas colheres de sopa de azeite e um pouco de sal grosso numa taça grande e atire lá para dentro as couves-flor cortadas até ficarem bem envolvidas neste molho. A seguir, espalhe a couve-flor por cima de um tabuleiro com uma folha de papel vegetal e leve ao forno, pré-aquecido nos 200º C, durante 20 a 25 minutos até começar a ficar dourada. Espalhe o molho de Tabasco por cima e volte a levar ao forno durante mais cinco a sete minutos. Sirva quente com um molho de blue cheese. A foto e a receita completa estão aqui.

 

IMG_2270edit.jpg

Palitos de Courgette com Parmesão, Tomilho e Manjericão 

Prepare-se para uma pequena maravilha do mundo dos acompanhamentos, com esta receita do damn delicious. Corte as courgettes em palitos e coloque-as num tabuleiro com uma folha de papel vegetal e um fio de azeite por cima. Numa taça, misture meia chávena de parmesão ralado, com meia colher de chá de tomilho, de orégãos e de manjericão (todos secos), 1/4 de colher de chá de alho em pó e sal e pimenta a gosto. Deite esta mistura por cima das courgettes e leve ao forno pré-aquecido a 175º C durante 15 minutos ou até ficarem tenras. Depois grelhe durante dois ou três minutos até ficarem estaladiças por fora. E sirva.

Estão a ver como os vegetais podem ser maravilhosos? Neurónios de uma figa!

 

Um abraço para todos os neurónios onde que que eles estejam,

Ele

 

4 comentários

Comentar post