5 hiper-dietéticas receitas de massas que não levam massa

    Pode chamar-lhe spiralizer, espiralizador, zoodler ou o que quiser. Não se preocupe que ele não se ofende. O que interessa é ter um à mão sempre que sentir um daqueles ataques de fome em que é capaz de comer uma panela inteira de massa com a mesma sofreguidão com que Cavaco Silva come uma fatia de bolo-rei. 

    Desde que eu decidi oferecer este pequeno aparelho de cozinha à minha querida Mulher Mistério num muito merecido Dia da Mãe (aturar uma mini-equipa de futsal não é fácil), a nossa vida cá em casa mudou. E nunca mais deixámos de fazer massa para o jantar apenas porque Ela estava em dieta. Só que, em vez de massa calórica e carregada de hidratos de carbono, espiralizamos as muito mais saudáveis courgettes, cenouras, abóboras ou beterrabas. Qualquer vegetal pode facilmente ser transformado em finíssimos fios de massa bastante mais dietéticos. 

    Se quiser saber onde comprar esta dádiva dos Deuses mais magros, veja aqui. Se quiser conhecer umas receitas deliciosas e ultra-saudáveis siga em frente. Temos cinco fabulosas receitas para si.

     

    Massa de Courgette com Camarão e Molho de Abacate

    Esta invejável criação do blog Not Enough Cinnamon tem tudo: uma massa deliciosa, um molho cremoso e um recheio suculento. Ainda por cima, é fácil de fazer e saudável de comer. Tudo o que vai precisar é de uma courgette por pessoa, camarão, abacate, sumo de limão, leite de coco, flor de sal e pimenta rosa moída no momento. Comece por cozer o camarão em água e sal. Coloque o camarão quando a água estiver a ferver. Mal começar a ficar cor-de-rosa, retire-o logo para não deixar secar.

    Depois bata o abacate, o sumo de limão, o leite de coco, a flor de sal e a pimenta rosa num robot de cozinha. Corte as courgettes em fios no espiralizador, passe-as por um pouco de azeite numa frigideira durante um minuto, escorra a água e misture a massa de courgette com o molho. Sirva com o camarão por cima. Vai ver que a massa fria fica deliciosa no Verão. Veja a receita completa aqui.

     

    Macarrão de Batata Doce com Queijo

    São só seis ingredientes e a mistura da batata doce com o queijo salgado é qualquer coisa de divinal. A receita é do site Inspiralized. Comece por descascar a batata doce, depois corte-a ao meio e passe-a na lâmina B (mais grossa) do espiralizador. Os fios de batata doce têm de ficar com a forma de meias-luas para se parecerem com o mac and cheese americano (se ficarem muito compridos, volte a cortá-los ao meio com uma faca). Cozinhe os fios de batata doce numa frigideira com um pouco de azeite, durante cerca de 5 a 7 minutos. Assim que estiverem prontos, coloque de lado enquanto prepara o molho. 

    Ponha manteiga a derreter numa panela. Junte farinha de coco e misture até esta absorver toda a manteiga. Acrescente então leite de amêndoa sem açúcar e continue a misturar até ficar com um creme. Agora só tem de envolver a massa de batata doce no molho e depois juntar queijo parmesão e queijo cheddar (eu acho que prefiro Queijo da Ilha). Para saber as quantidades certas de cada ingrediente e ver as fotos do passo-a-passo consulte a receita original aqui.

     

    Noodles de Beterraba Caprese 

    Esta receita do blog The Lean Green Bean foi feita para o Inverno, mas eu vou fazer em versão veranil, o que quer dizer com a mozzarella e o tomate cherry crus. Além disso, vou precisar de beterraba, azeite, flor de sal, pimenta preta moída no momento, alho e salsa picada. Descasque a betteraba e corte-a no espiralizador. Depois leve-a ao forno, misturada com um fio de azeite, o dente de alho picado, flor de sal e pimenta, durante 10 minutos, a 200º C. Retire a massa de beterraba e misture-a com os tomatinhos cherry cortados ao meio e as bolas de mozzarella fresca. Ajuste os temperos e salpique com umas folhas de salsa fresca ou manjericão – eu prefiro o manjericão. Veja a receita completa e as quantidades certas de cada ingrediente aqui.

     

    Massa Fresca de Cenoura com Molho de Alho Picante

    Adoro massas frias quando está calor. E esta receita do blog Tales of a Kitchen é mais fácil do que pôr um adolescente a ver um episódio de Massa Fresca. Comece por misturar os ingredientes para o molho até ficar tudo bem ligado: tahini, azeite extra-virgem, sumo de limão espremido no momento, tamari (se não encontrar, pode usar molho de soja), gengibre ralado e um dente de alho ralado (sem a parte do meio). Depois corte as cenouras no espiralizador de forma a ficar com uma massa fininha. Coloque os fios de cenoura numa taça e envolva-os bem com o molho. Sirva com salsa picada por cima, sementes de sésamo e pinhões. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita original aqui.

     

    Spaghetti de Abóbora com Molho de Manteiga de Sálvia

    Butternut-Squash-Noodles-in-Sage-Brown-Butter-with

    Primeiro ponto a favor desta receita do blog Boulder Locavore: está pronta em menos de 30 minutos. Vale a pena ouvir o segundo ponto a favor? Calculei… de qualquer maneira, eu digo: a abóbora tem uma consistência quase perfeita para recriar um spaghetti. Por isso, corte a abóbora com o espiralizador para ficar com fios fininhos. Depois coloque tudo num tabuleiro, por cima de uma folha de papel vegetal e envolva bem num fio de azeite. Leve ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante sete minutos. 

    Enquanto a abóbora está no forno, derreta a manteiga numa frigideira anti-aderente, em lume médio, durante cerca de um minuto. Mal a manteiga começar a ficar mais escura, deite as folhas de sálvia e misture tudo até as envolver bem na manteiga – todo o processo não deve demorar mais do que dois a três minutos para não queimar. Retire o molho do lume e misture-o logo bem com a abóbora. Tempere com flor de sal e pimenta preta e coma enquanto está quente. Consulte as quantidades certas de cada ingrediente e a receita completa aqui

    Agora já não tem desculpas: um prato de massa não precisa de engordar.

     

    Uma óptima dieta para si onde quer que a massa esteja,

    Ele

     

    fotos: not enough cinnamon; inspiralizedthe lean green beantales of a kitchenboulder locavore

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *