Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

5 jantares frescos e rápidos para sobreviver a esta onda de calor

Sinto que, nas últimas 48 horas, emagreci três quilos só em água destilada deste meu invejável corpo de Adónis. Passar dias com 40º C à sombra e noites com mais de 30º C em casa não combina com o meu ADN. E, por isso, tive de encontrar uma solução para sobreviver a esta onda de calor chegada directamente do deserto do Saara.

A ajuda veio do fantástico site The Kitchn que parece ter adivinhado o sofrimento na Mansão Mistério ao preparar os jantares mais frescos para os dias mais quentes. São 25 receitas essenciais para o Verão e que pode ver aqui. Eu escolhi as minhas cinco preferidas.

 

Salada de Tomate e Grão 

300bbb7fd4285b88db9d55109cb0d6b22573cb3a.jpeg

Este vai ser o nosso jantar hoje cá em casa. Melhor do que uma salada de grão só uma salada de grão tostado – é isso que vai dar ao grão uma textura crocante quase como se fosse um crouton. Leve o grão ao lume numa frigideira com um fio de azeite. Deixe cozinhar sem mexer até ficar tostado por baixo.

Depois mexa e repita o processo até ter o grão tostado em todos os lados. Misture com um pouco de cominhos (se gostar) e deixe arrefecer enquanto prepara um molho de vinagrete. A receita original diz para juntar apenas salsa e tomate. Eu acho que vou dispensar os cominhos e colocar tomate cherry, coentros e um pouco de queijo feta. Com orégãos também não deve ficar nada mal. Veja a receita original aqui.

 

Abacate Recheado com Camarão e Manga

082d7954f6eae704ace8960fd1f3ef6a83632e10.jpeg

O abacate está para um dia de calor assim como um mergulho está para um dia de praia: consegue ser um dos alimentos mais frescos e agradáveis da Natureza. Junte camarão cozido e descascado numa taça com malagueta picada, manga bem madura em cubos, as raspas e o sumo de uma lima, coentros, flor de sal e pimenta moída no momento. Misture bem e deixe a marinar durante uns minutos.

Enquanto isso, divida uns abacates ao meio e retire o caroço. Esfregue as metades com um pouco de sumo de lima e coloque-as por cima de uma cama de salada ibérica. Encha as metades com o camarão marinado e delicie-se. Vai ver como a mistura do doce com o picante sabe bem. Veja aqui a receita original e as quantidades certas de cada ingrediente. 

 

Farfalle Frio com Brócolos e Queijo Feta

fecf14972aa696489d3ca8cc96994f8094af12e9.jpeg

Parece que já estou a ouvir os protestos aí desse lado: quer um jantar mais substancial, não é? Estamos cá para isso. E esta massa consegue ser substancial e fresca ao mesmo tempo. E fácil de fazer, claro. Coza o farfalle tricolor com um pouco de azeite e sal até ficar al dente. Depois, escorra e coloque numa taça com uma colher de azeite extra virgem.

Enquanto isso, salteie os brócolos em azeite até ficarem ligeiramente tenrinhos (por amor da santa, não os deixe cozinhar demais senão ficam empapados!). Misture os brócolos com o farfalle, azeitonas, queijo feta desfeito e duas colher de sopa de azeite. Tempere com flor de sal e pimenta e deixe arrefecer. As quantidades certas de cada ingrediente e a receita original estão aqui. 

 

Camarão com Feijão Branco, Espinafres e Tomate

ce2e5f315e41b30f7cc982de635353fe8c466068.jpeg

Primeiro, salteie cebola e alho num pouco de azeite, flor de sal e pimenta moída no momento. Acrescente o tomate cortado em cubos e deixe mais dois a três minutos. Depois coloque os espinafres e cozinhe mais um pouco até ficarem macios. Ponha o feijão branco na panela juntamente com um pouco de caldo de galinha e continue a cozinhar até evaporar grande parte do líquido. Finalize com manjericão, sumo e raspa de limão e sirva com uns camarões salteados por cima.

Para ver as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

 

Salada Mediterrânica de Cuscuz de Couve-Flor

051ed4839822fe68170d1914fcd919066212008a.jpeg

Será que leu bem? Leu, sim, senhor. O cuscuz de couve-flor é feito muito facilmente com as flores da couve-flor ligeiramente picadas num triturador (cuidado para não picar demais e não transformar o cuscuz numa papa). Depois junte tomate cherry, cebola, azeitonas, pepino, salsa (eu vou substituir por coentros), pinhões e grão tostado no forno.

Tempere com um molho de azeite, limão, mostarda de Dijon, flor de sal e um dente de alho picado (sem a parte de dentro para não se tornar indigesto). Veja a receita original e as quantidades certas de cada ingrediente aqui.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que o calor esteja,

Ele

 

receitas e fotos: the kitchn

2 comentários

Comentar post