Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

5 jantares para fazer em menos de meia hora para cada dia da semana

Se é como eu e chega a casa tarde, todos os dias, a pensar no que irá fazer para o jantar, então este post é para si. Não, não estou a falar de pernas de frango no forno, hambúrgueres feitos à pressa, ou ovos estrelados para despachar. Estou a falar de 5 sugestões deliciosas e requintadas, para cada dia da semana, e que demora no máximo meia hora a preparar! Quem é amiga, quem é?

 

Segunda-feira: Noodles Tailandeses de Coco

1465418698481.jpg

Esta receita do blog Feasting at Home tem muitos ingredientes mas demora apenas 15 minutos a fazer. Não acredita? Comece por ferver os noodles. Entretanto, aqueça o óleo de coco numa panela, em lume médio. Salteie as chalotas picadas e o gengibre ralado e depois junte o alho picado e a pasta de caril. Acrescente o leite de coco, água e o caldo de galinha e mantenha em lume brando, mexendo de vez em quando. Agora é a altura de colocar o pimento vermelho, os molhos de peixe e de soja, o açúcar e o piripiri. Adicione os camarões descascados e esprema o sumo de uma lima. Escorra os noodles e junte-os à panela. Decore com manjericão fresco, rebentos de feijão, cebola roxa cortada fininha ou alho francês picado.

Se quiser saber as quantidades certas e a lista completa de ingredientes, para 3 ou 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

  

Terça-feira: Linguine com Couve e Alcachofras

1465416955917.jpg

Em menos de 15 minutos consegue fazer esta receita do blog A Cozy Kitchen porque basicamente coze quase todos os ingredientes ao mesmo tempo na panela: o linguine, a água, o caldo de galinha, as chalotas e o alho picados, as alcachofras, as folhas de couve cortadas em pedaços, o sal e a pimenta moída. Ponha o lume no máximo e tape a panela. Quando a água começar a ferver, conte 7 minutos, e vá mexendo de vez em quando com uma pinça de cozinha. Quando terminarem os 7 minutos, prove a massa. Se achar que precisa de mais tempo, deixe mais um minuto ou dois. Desligue o lume, junte o crème fraîche ou o iogurte grego, a manteiga e o sumo e as raspas de limão. Decore com parmesão e pimenta vermelha moída e divida pelas várias taças onde vai servir.

Todos os pormenores sobre os ingredientes e respetivas quantidades, para 4 pessoas, estão aqui.

 

Quarta-feira: Frango Tailandês com Ananás Grelhado, Arroz de Sésamo e Amendoins

1465417059368.jpg

Não é à toa que o blog Half Baked Harvest é um dos meus preferidos. As receitas são sempre surpreendentes e deliciosas e esta não é exceção. Demora meia hora a fazer mas é muito fácil: comece por misturar no liquidificador o molho de soja, a manteiga de amendoim, o vinagre de arroz, a pasta de caril, o molho de peixe, o gengibre ralado, o alho picado e o sumo de uma lima, até obter uma consistência macia.

Entretanto, coloque um wok ou uma frigideira com o lume no máximo e derreta um fio de óleo de amendoim ou azeite, se não tiver. Frite o frango de um lado e do outro e, depois, acrescente o pimento vermelho. Deixe cozinhar um pouco e a acrescente a cenoura ralada e o edamame. Vá deitando devagarinho ¾ do molho em lume brando, deixando o molho engrossar durante 5 minutos. Retire do lume e junte o manjericão. Ao mesmo tempo, grelhe o ananás de ambos os lados. Para servir, coloque primeiro o arroz, depois o frango e, por fim, o ananás. Tempere com o resto do molho.

Se quiser saber todos os pormenores da receita, para 4 pessoas, clique aqui.

 

Quinta-feira: Frango Teriyaki com Manga e Sementes de Sésamo

1465417468348.jpg

Comece por fazer o arroz, enquanto prepara o molho teriyaki: misture no liquidificador as tâmaras sem caroço e previamente ensopadas, a água das tâmaras, o molho de soja, o vinagre de arroz, o alho e o gengibre, até ficar um molho macio. Reserve. Corte a cebola em fatias fininhas e os peitos de frango em pedaços pequenos. Num prato fundo, misture a farinha, o sal, a pimenta e o piripiri e passe o frango pela mistura de farinha. Aqueça um fio de azeite numa frigideira em lume médio-alto. Junte a cebola e depois o frango até ficar acastanhado. Acrescente o molho e o caldo de galinha, e baixe o lume. Tape e deixe em lume brando durante 10 minutos. Junte os pedaços de manga, mexa, tape novamente e mantenha em lume brando durante mais 5 a 10 minutos. Sirva sobre o arroz e tempere com sementes de sésamo, cebolinho picado, óleo de sésamo e sumo de lima.

Todos os detalhes desta incrível receita do blog Pinch of Yum estão aqui.

 

Sexta-feira: Ovos na Frigideira com Couve-flor e Curcuma

Turmeric-Cauliflower-Egg-Skillet-1.jpg

Esta receita do blog Naturally Ella é tão deliciosa como fácil. Em 30 minutos prepara este prato para si e para toda a família. Comece por derreter o óleo de coco numa frigideira em lume médio. Junte a cebola roxa fatiada e a couve-flor. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até a couve-flor ficar macia e com uma cor acastanhada. Esprema o sumo de uma lima e junte a curcuma em pó, o gengibre ralado e uma pitada de pimenta-caiena. Deixe cozinhar e volte a colocar mais um pouco de óleo de coco, formando um buraco no centro da frigideira. Abra os ovos para o centro, reduza o lume e tape a frigideira. Deixe cozinhar até as claras dos ovos ficarem prontas e as gemas a seu gosto. Sirva com sumo de lima, coentros picados e chutney de maçã. As quantidades certas de cada ingrediente, para 1 pessoa, estão aqui.

 

Uma ótima semana e boas receitas,

Ela

2 comentários

Comentar post