Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

5 jantares saudáveis para fazer só com 5 ingredientes

É quase o número perfeito. É a quantidade de dedos de uma mão, de dias de trabalho numa semana, de pessoas dentro de um táxi, de neurónios no cérebro do Donald Trump. O cinco é o único número que tem a quantidade de letras correspondente ao número que representa. Mas, mais importante de tudo, é o número que vem a seguir ao quatro. E antes do seis.

É por tudo isto que hoje tenho aqui 5 receitas com apenas 5 ingredientes para resolver o nosso jantar. Com cinco ingredientes, conseguimos fazer uma receita fácil e prática, rápida e simples, deliciosa e maravilhosa. Se calhar, também conseguiríamos fazer com seis ingredientes, mas não seria a mesma coisa.

 

Noodles de courgette com camarão

courgette.jpg

É uma moda que entrou por esta casa como a Hilda Furacão (tenho de parar com estas referências a novelas dos anos 90 senão ainda começam a pensar que sou velho). Os noodles de courgette agradam a toda a gente nesta família – além de não engordarem, são deliciosos. Para fazer esta fantástica receita do blog Just a Taste, só vai precisar de camarão descascado, alho picado, vinho branco, sumo de limão espremido no momento e duas courgettes.

Depois, é cortar as courgettes em noodles com um espiralizador e saltear os camarões com o alho e um fio de azeite. Coloque os camarões de parte, mantendo o molho na frigideira. Acrescente o vinho branco e sumo de limão e aqueça enquanto raspa o fundo da frigideira para soltar todos os sabores. Finalmente, coza lá os noodles de courgette durante dois minutos e junte tudo. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

 

Camarão com puré de couve-flor

paleo-shrimp-grits-whole30-1.jpg

Parece puré de batata, mas é saudável. No fundo, só precisa de cozer a couve-flor com alho picado e depois bater tudo com duas colheres de sopa de manteiga – como um puré de batata. Para o camarão, a receita original, do blog 40 Aprons, sugere que o tempere com especiarias cajun, que é uma mistura de sal, pimenta, alho, cebola, paprika, orégãos, alecrim e tomilho – tudo em pó. Se não encontrar esta mistura à venda no supermercado, tempere com os ingredientes que tiver consigo. 

Salteie o camarão temperado em manteiga e sirva com o puré de couve-flor. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

 

Lombo de salmão com molho de iogurte de caril

19COOKING-SALMONCURRY1-articleLarge-v3.jpg

Já estava a achar estranho não ter aqui nenhuma receita de salmão, não é verdade? Pois bem, aqui está ela. A invenção é do New York Times e consegue juntar um óptimo lombo de salmão com um surpreendente molho de iogurte de caril. Iogurte de caril? É isso mesmo que acabou de ouvir. Para fazer o molho, só precisa de cortar um pepino ao meio, retirar as sementes e picá-lo em pequenos cubos. Depois, junte-o, numa taça, com 350 g de iogurte grego natural e uma colher de sopa de caril em pó, misturando tudo muito bem.

Finalmente, tempere quatro lombos de salmão com flor de sal e pimenta e cozinhe-os numa frigideira, com um fio de azeite, em lume forte – o ideal é que o peixe fique bem marcado por fora e mal passado por dentro. Sirva o salmão com o molho de iogurte e umas gotas de sumo de lima espremido no momento. Ficou com água na boca? Quer saber mais pormenores da receita? É ir aqui.

 

Linguine com espargos e parmesão

5-Ingredient-Asparagus-Bacon-Pasta-21.jpg

Não está cá para noodles dietéticos? Também tenho uma receita para si: um fantástico linguine de espargos, do blog Gimme Some Oven. Tudo o que vai precisar é de linguine (ou outra massa), espargos, bacon, vinho branco e parmesão.

Comece por cozer a massa com sal, seguindo as instruções da embalagem. Enquanto isso, saltei o bacon picado numa frigideira. Assim que este estiver estaladiço, retire-o da frigideira e salteie os espargos, aparados e cortados em pedaços, na gordura do bacon. Mal os espargos estiverem tenrinhos, retire-os da frigideira e deite lá para dentro o vinho branco e cozinhe-o durante 5 minutos enquanto raspa o fundo da frigideira para soltar todos os sabores. 

Quando o vinho branco estiver reduzido a cerca de metade, junte a massa cozida, os espargos, o bacon e o parmesão ralado. Mexa tudo e delicie-se: não é um dia a comer massa que lhe vai estragar a dieta. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

 

Salada de bacon estaladiço e abacate

Breakfast-BLT-Salad-1-2 skinnytaste.jpg

Couve toscana, ovos, bacon, abacate e tomate chucha baby. Parecem Os Cinco na Ilha do Tesouro, sendo que aqui a Ilha do Tesouro é este fabuloso jantar importado dessa ainda mais fabulosa tendência que dá pelo nome de brinner: breakfast for dinner. Para aqueles dias em que nos apetece comer pouco e cozinhar ainda menos, esta receita do blog Skinny Taste é a perfeição em forma de comida. 

Só tem de temperar a couve com azeite, vinagre e flor de sal. Depois, coza os ovos e frite o bacon até ficar estaladiço. Divida a couve por tigelas, coloque o bacon, os tomatinhos cortados ao meio, o abacate às fatias e os ovos em metades. Finalize com flor de sal e pimenta. Fácil, não é? Para saber mais detalhes sobre esta receita, veja aqui.

Agora só precisa de escolher: quais são os cinco ingredientes que vai usar logo à noite?

 

Leia ainda:

 

Um óptimo jantar para si onde quer que esteja,

Ele

 

fotos: just a taste40 apronsnew york timesgimme some ovenskinny taste