Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

5 receitas de brownies de chocolate sem açúcar refinado (para sobrevivermos à dieta de ano novo)

Conhece alguém que não goste de chocolate? Pois... E de brownies de chocolate? Calculei... Este texto é dedicado a todos esses amantes de chocolate que estão a sofrer com a privação das dietas neste início de ano. Eu sei por experiência própria: sou um chocólatra anónimo.

Tenho uma verdadeira obsessão por chocolate. Mas tenho também uma autêntica obediência à minha querida e estimada Mulher Mistério. Especialmente quando ela está nessa temível fase da sua vida que dá pelo nome de Época da Dieta. E durante essa altura – que ocupa quase todo o ano, mas que no mês de Janeiro assume proporções descontroladas – Ela não admite a entrada de um único grama de açúcar refinado na sua cozinha. Por isso, resta-me descobrir alternativas saudáveis aos meus doces preferidos. E no topo da lista estão os bolos de chocolate.

A primeira coisa que fiz este ano foi reunir as melhores e mais saudáveis receitas de brownies de chocolate – todas sem açúcar refinado, claro. Aqui ficam as minhas 5 preferidas, que me vão acompanhar ao longo dos próximos dias.

 

Brownies Saudáveis sem Glúten nem Lactose

19639088_Qg0GM.jpeg

Nesta maravilhosa receita do blog Ambitious Kitchen, o açúcar refinado é substituído por açúcar de coco e a farinha por farinha de amêndoa, o que torna este um bolo à prova de dietas e de alergias. Leva ainda óleo de coco, extracto de baunilha, um ovo, cacau em pó, bicarbonato de sódio, sal e framboesas. Para o molho delicioso que tem por cima, só precisa de pepitas de chocolate (a autora recomenda vegan ou sem lactose) e óleo de coco.  

O resultado final é uma verdadeira delícia – e um passaporte para me libertar da tirania dietética da minha querida e temível Mulher Mistério. Para ver a receita, clique aqui.

 

Brownies com Manteiga de Amendoim que nem Precisa de Cozinhar 

no-bake-brownies_thumb.jpg

Juntar chocolate e manteiga de amendoim na mesma receita é para mim um momento tão solene como ter o Sinhozinho Malta e a viúva Porcina na mesma novela. É verdadeiramente irrecusável. E é por isso que esta fabulosa receita do blog Chocolate Covered Katie entrou directamente para a minha lista de prioridades de Ano Novo.

Tudo o que vai precisar é de cacau em pó, tâmaras sem caroço, sal, nozes cruas, outros frutos secos crus à sua escolha (eu vou usar amendoins), extracto de baunilha, água, manteiga de amendoim, xarope de ácer, leite e pepitas de chocolate sem açúcar (opcional).

Misture numa taça a manteiga de amendoim com o xarope de ácer e o leite e deixe de parte. Num triturador ou num robô de cozinha, junte todos os outros ingredientes até criar uma massa que se mantenha unida (se for preciso, divida os ingredientes e faça em duas vezes). Forre um tabuleiro com papel vegetal e espalhe por cima esta massa. Coloque outra folha de papel vegetal no topo e pressione tudo para alisar. Agora só tem de espalhar tirar a folha que cobria os brownies e espalhar o creme de manteiga de amendoim que fez no início. Coloque a forma no frigorífico durante umas horas, até ficar consistente e pronto a comer.

Também pode servir com um bocadinho de chocolate derretido por cima. É delicioso e saudável. Para ver a receita completa, vá aqui.

 

Brownies de Avelã Vegan sem Glúten

19670891_dNtQt.jpeg

Quase podiam chamar-se brownies de Nutella porque a combinação do chocolate com a avelã faz verdadeiras maravilhas. Mas a grande vantagem desta fabulosa receita do blog The Bonjon Gourmet é o facto de ser 100% light. Não há cá açúcares, nem farinhas, nem lactoses, nem outras tentações do abominável monstro das calorias.

Tudo o que precisa é de avelãs, amêndoas, cacau em pó, sal, tâmaras, extrato de baunilha, leite de avelã, óleo de coco, xarope de ácer, pepitas de cacau e flor de sal. Para saber como fazer esta preciosidade, vá aqui.

 

Brownies de Batata Doce 

18738916_vVovA.jpeg

Esta é a receita preferida da minha querida e prezada Mulher Mistério. Fã incondicional de batata doce, Ela acorda todos os dias da sua santa e sempre presente dieta a pensar nestes brownies. A batata doce dá-lhes uma consistência mais suave e um sabor único. Depois, as tâmaras tornam-nos mais doces.

Tudo o que vai precisar para fazer esta divinal receita do blog The Awesome Green é de batata doce, farinha de amêndoa, farinha de trigo sarraceno, óleo de coco, cacau em pó, chocolate sem açúcar, tâmaras sem caroço, fermento, leite e sal. Ah, e também precisa de seguir as indicações aqui. Vai ver como é fácil!

 

Brownies com Feijão Preto sem Glúten nem Lactose

18355999_yI7Bl.jpeg

Tranquilize-se, não estamos propriamente a falar de uns brownies de feijoada. O feijão preto está aqui para substituir a farinha – e vai ver que não fica nada mal. Esta óptima receita do blog Minimalist Baker também leva sementes de linhaça misturadas com água para substituir os ovos de galinha e nozes esmagadas espalhadas por cima. De todas estas receitas é capaz de ser a menos dietética porque leva açúcar mascavado. Mas vai ver que é absolutamente deliciosa. Para aprender a fazer estes brownies de feijão, siga este link.

Agora, é só escolher – e emagrecer!

 

Uns óptimos brownies para si onde quer que a dieta esteja,

Ele

 

fotos: ambitious kitchenchocolate covered katie; the bonjon gourmet; the awesome greenminimalist baker