5 receitas de gelados saudáveis para cada dia desta semana de calor

    Olá, eu sou o Ele e estou há 32 minutos sem falar de futebol. Eu sei que é difícil, quase sobre-humano, mas nós temos de nos superar para construir um mundo melhor. E, por isso, hoje só falo de doces, gelados e outras unanimidades. E quando digo unanimidades, não estou a exagerar porque estes são gelados saudáveis, daqueles que podem ser comidos por devoradores de doces ou por activos militantes pró-dieta. 

     

    Gelado de Morango e Banana sem Lactose

    dairy-free-smoothie-pops7.jpg

    Para fazer estes gelados, tudo passa sempre por um liquidificador. Ou pela Bimby. Bata iogurte (a receita original do blog Sugar and Charm sugere iogurte de soja, mas pode ser normal ou sem lactose), banana, morangos e leite de coco até ficar com um smoothie. Depois, só tem de deitar a mistura para a forma de gelado e colocar no congelador. Se quiser este aspecto delicioso às riscas, coloque o smoothie, leve ao congelador um bocadinho e depois deite um pouco de leite de coco. Vá repetindo o processo até chegar ao topo. Quando retirar os gelados do congelador para comer, coloque um bocadinho de mel e granola por cima. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita completa aqui.

     

    Gelado Cremoso de Coco e Amendoim

    Creamy+Coconut+Popsicles.jpeg

    Quando se junta leite de coco, manteiga de amendoim (também pode ser manteiga de nozes ou de amêndoa), duas bananas maduras e xarope de ácer num liquidificador o resultado só pode ser absolutamente viciante. E, ainda por cima, fácil de fazer. Basta bater tudo até ficar com um creme suave e colocar no congelador, dentro de uma forma para gelados de pau. Se preferir, pode usar mel. Para ver as quantidades certas de cada ingrediente, dê uma vista de olhos na receita completa do óptimo blog Local Haven aqui.

     

    Gelado de Melancia e Iogurte com Crumble de Chocolate

    Isacs_icepops_4.jpg

    Prepare-se porque acabámos de entrar em toda uma nova dimensão. Um gelado com crumble de chocolate é como o Bruno de Carvalho com um microfone à frente (pronto, não aguentei…): é uma festa. E, no caso desta receita do blog Green Kitchen Stories, a festa faz-se com melancia, iogurte grego, bananas maduras, extracto de baunilha e framboesas frescas. Comece por bater a melancia num liquidificador até ficar com um sumo espesso. Depois, junte os outros ingredientes e bata novamente com o liquidificador lavado. Despeje primeiro o sumo de melancia para a forma de gelados, a seguir cuidadosamente o iogurte e finalmente duas metades de framboesa em cada forma.

    Para o crumble, derreta óleo de coco e mel (ou xarope de ácer), numa frigideira, em lume brando. Junte flocos de aveia, sementes de girassol, cacau em pó, gengibre em pó e canela e deixe tostar. Coloque uma colher, por cima do gelado, na forma, espete o pauzinho e leve ao congelador durante três a quatro horas. Para saber as quantidades, veja a receita completa aqui

     

    Sorvete de Morango, Limão e Manjericão

    Herb_Infused_Fruit_Popsicles.jpg

    E eis que chegámos ao mundo dos sorvetes: aqueles gelados sem leite que sabem divinalmente num dia de calor tropical. Esta fantástica receita do blog Lia Griffith não leva açúcar, mas, em compensação, tem a fruta em pedaços, o que é uma delícia. Comece por ferver um pouco de água. Retire do lume, junte xarope de agave, água fria, sumo de um limão e um ramo de manjericão. Mexa e deixe assim enquanto arrefece. Corte uns morangos às fatias e umas folhas de manjericão em tiras fininhas e divida pelas formas de gelado. Quando a infusão estiver fria, retire o raminho de manjericão e deite o líquido para as formas. Leve ao congelador com os pauzinhos de gelado e delicie-se. Pode ver a receita completa e as quantidades certas de cada ingrediente aqui.

     

    Sorvete de Gengibre e Chá de Camomila

    ThroatSoothingPops1.jpg

    Esta receita do fantástico blog Port and Fin foi especialmente pensada para quem esteve ontem a gritar até à uma da manhã no Marquês de Pombal (oops, outra vez!). É que este gelado é ideal para acalmar a garganta. E tudo por causa do gengibre, do mel, do sumo de limão e, já agora, do chá de camomila. Junte num bule todos os ingredientes com água a ferver e deixe assentar durante 10 minutos. Retire as saquetas de chá e o gengibre cortado às fatias e espere que arrefeça totalmente. Divida por uma forma de gelados e coloque no congelador. Quando o líquido estiver mais solidificado, espete os pauzinhos e deixe gelar completamente. As quantidades certas de cada ingrediente e a receita completa estão aqui.

    Agora é escolher qual é que vamos fazer hoje.

     

    Uma óptima semana para si onde quer que o gelado esteja,

    Ele

     

    fotos: local haven; green kitchen stories; sugar and charm; lia griffith; port and fin

    2 comentários em “5 receitas de gelados saudáveis para cada dia desta semana de calor

    1. Xarope de agave, mel, xarope de acer, bananas.. são tudo coisas engordativas. São mais saudáveis, sim, mas engordam igualmente. Acho louvável a ideia contudo comer às toneladas, como diz o título do tópico, nem pensar. Se a ideia for manter a linha algumas destas coisas até podem engordar mais que outras de compra ou sabotar totalmente a dieta.

    2. há solução para isso… siga esta receita fantastica e nada nada engordativa:
      couvette para fazer sorvetes
      encher de agua
      colocar o pauzinho do gelado
      levar ao congelador
      comer o delicioso gelo em forma de gelado! pode adicionar umas gotinhas de limão se assim o desejar e achar que não engorda

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *