Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

5 receitas maravilhosas para transformar chips de batata doce num jantar fácil durante a semana

Tudo começa com uns deliciosos palitos ou rodelas de batata doce no forno. Depois, escolhe qual o acompanhamento que preferir. Mas aqui o ingrediente principal é batata doce. É claro que a minha querida Mulher Mistério já puxou do seu autoritarismo semi-nazi para impedir todo e qualquer tipo de fritos. Por isso cá em casa as batatas doces fritas passaram rapidamente a batatas doces no forno. A grande vantagem é que ficam quase iguais e engordam metade do que deviam. 

Tudo o que é preciso fazer, para seguir este guia semanal da batata doce, é da batata doce propriamente dita. Corte-a em palitos, ou em rodelas muito fininhas, salpique-os com um fio de azeite, flor de sal e pimenta e leve-os ao forno, pré-aquecido a 200º C, durante 20 a 30 minutos, até ficarem tostados e estaladiços (cuidado porque quanto mais fininhos menos tempo podem ficar no forno).

Preparadas as batatas, tem aqui cinco divinais sugestões para transformar a sua batata doce frita num jantar de sonho. É só escolher.

 

Batata Doce com Queijo Brie e Bacon

Brie-and-Brown-Sugar-Bacon-Sweet-Potato-Fries-2.jp

Juntar batata doce frita com queijo no mesmo prato é como juntar o Rambo e o Rocky no mesmo filme. Esta ideia fenomenal é do blog Cooking for Keeps e é tão simpes como isto. Corte a batata doce em rodelas fininhas com a ajuda de um cortador. Pincele um tabuleiro com azeite e espalhe as rodelas de batata doce por cima. Misture numa taça açúcar mascavado com mostarda em pó e pimenta caiena. Envolva seis fatias fininhas de bacon nesta mistura. Coloque o bacon por cima de uma grelha com um tabuleiro por baixo, para onde vai pingar a gordura. Coloque o bacon no terço inferior do forno, pré-aquecido a 200º C, e as rodelas de batata doce no terço superior. Deixe durante 15 minutos. Vire as rodelas de batata doce e retire o bacon. Deixe a batata doce mais cerca de 10 minutos no forno. A ideia é que tanto a batata doce como o bacon fiquem crocantes. Reduza o forno para os 180º C.

Deixe as fatias de bacon arrefecer ligeiramente, depois parta-as em pedaços e espalhe-as por cima da batata doce, juntamente com queijo brie cortado em cubos e com o que sobrou do açúcar mascavado. Leve ao forno durante uns cinco minutos só até o queijo derreter e o açúcar caramelizar. E pode servir. Veja esta receita divinal completa aqui.

 

Batata Doce com Abacate, Tomate e Milho

Mexican-Nacho-Fries-680-3.jpg

São uns verdadeiros nachos mexicanos, só que, em vez de tortillas fritas, levam umas fantásticas batatas doces estaladiças e preparadas no forno. A invenção é do blog The Endless Meal e tudo o que tem de fazer é colocar as batatas doces já prontas, num tabuleiro, com queijo cheddar ralado por cima, milho e tomatinhos cherry cortados ao meio. Leve ao forno durante cerca de cinco minutos, só até o queijo derreter. Retire do forno e espalhe esta mistura numa travessa. Coloque guacamole por cima e um molho feito à base de iogurte grego, maionese e chipotle. Espalhe uns coentros e uns quartos de lima e já está. Vai ver que não arranja um jantar melhor para uma segunda-feira. Se quiser, também pode misturar feijão, pimentos ou o que gostar mais. Veja a receita original aqui.

 

Batata Doce com Ovo Estrelado e Abacate

loaded-chili-sweet-potato-fries-9.jpg

A receita original do blog Paleo Running Momma sugere misturar os palitos de batata doce cozinhados no forno com umas tiras de carne de vaca salteadas na frigideira com tomate, cominhos, chipotle, paprika e sal. Depois ainda leva por cima abacate às fatias, cebolinho picado, bacon partido e um molho de maionese, alho, cebola e paprika.

Eu prefiro simplificar. Vou só cortar a batata doce em palitos e cozinhá-la no forno com um fio de azeite, sal e pimenta preta moída no momento. Assim que estiver estaladiça, coloco-a num prato com fatias fininhas de bacon crocante por cima, abacate, cebolinho e um fio de maionese de alho. Para finalizar, dois ovos estrelados. Que pequena maravilha! Veja a receita original aqui.

 

Batata Doce com Queijo e Molho Kimchi

Kimchi-Fries2-1024x1024.jpg

Esta receita do blog Kelley and Cricket é das coisas mais fáceis de fazer. Coloque a batata doce em palitos ou rodelas no forno, pré-aquecido a 200º C, durante cerca de 20 minutos, até ficarem estaladiços (não se esqueça de virar a meio). Assim que a batata doce estiver estaladiça, salpique com Queijo da Ilha ralado por cima e deixe mais dois ou três minutos até este derreter. 

Enquanto isso, aqueça, numa frigideira, molho de soja com kimchi (encontra em supermercados asiáticos como a Ayur) e açúcar mascavado, durante cerca de 3 minutos até começar a caramelizar. Sirva a batata doce estaladiça com o queijo e o molho de kimchi por cima. Finalize com uma mistura de iogurte grego, molho sriracha e piri-piri. Antes de servir, salpique com coentros. Uma delícia que pode aprender a fazer aqui.

 

Batata Doce com Molho Tzatziki, Tomatinhos Marinados e Queijo Feta

Loaded-Mediterranean-Street-Fries-2-2.jpg

Para acabar, nada como esta fantástica receita do blog Pinch of Yum. Comece por fazer os palitos de batata doce no forno com um fio de azeite, sal e pimenta. Enquanto isso, coloque a marinar grão de bico e tomatinhos cherry cortados em quatro numa mistura de azeite, alho picado, salsa picada, flor de sal e sumo de limão espremido no momento. 

Sirva as batatas doces fritas com molho tzatziki por cima, o grão e os tomatinhos marinados, alface cortada em tiras e queijo feta desfeito. Um jantar tão delicioso como fácil de fazer. Consulte a receita original aqui.

Agora é só escolher: qual das receitas vai fazer hoje para o jantar?

 

Um óptimo jantar para si onde quer que a batata doce esteja,

Ele

 

fotos: the endless mealcooking for keeps; kelly and cricket; paleo running mommapinch of yum

 

1 comentário

Comentar post