Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

5 pequenos-almoços com açaí para ter uma semana light, saudável e cheia de energia

O açaí é bom para a memória e para a concentração, previne doenças como a anemia e é sinónimo de longevidade. É antioxidante, vasodilatador, anti-inflamatório, tonificante, energético, auxiliar da digestão e acelerador do metabolismo. Tem aminoácidos, vitaminas A, B, C e E e sais minerais como potássio, cálcio, magnésio, cobre e zinco. Mas... pausa para respirar... a única coisa que interessa à minha querida e amada Mulher Mistério é que queima gorduras. Exactamente. Segundo os grandes especialistas mundiais em peso-pluma, como a Victoria Beckham ou a Miranda Kerr, o açaí é a fruta milagrosa para manter a linha. E, perante isso, quem sou eu para desmentir uma pessoa que pesa menos do que um braço do Fernando Mendes?

Toda esta loucura à volta do açaí levou a minha prezada Mulher Mistério a encomendar cinco receitas com este fruto para o seu pequeno-almoço, depois de ter descoberto aqui esta maravilha da natureza. Calma, a ideia não é comer as cinco receitas no mesmo dia, mas ir distribuindo-as ao longo da semana. Ou da quinzena. Ou do mês. Eu, que não sou grande adepto de dietas, confesso que no Verão sabe bem qualquer um destes pequenos-almoços.

 

Taça de Açaí com Manteiga de Amendoim e Leite de Coco

transferir (1).jpeg

O melhor destas receitas é que, além de deliciosas, são facílimas de fazer. E explicam-se em poucas linhas. Basta olhar para esta fantástica sugestão do blog Half Baked Harvest. Passe por água quente as bagas de açaí congeladas e deite-as num liquidificador juntamente com leite de coco, morangos, framboesas, banana, mel e extracto de baunilha. Bata até ficar com um creme suave e sirva com sementes de sésamo e de cânhamo por cima. Se colocar mais umas framboesas, morangos, cerejas, manteiga de amendoim e até granola também fica óptimo. Veja aqui a receita completa e as quantidades certas de cada ingrediente.

 

Taça de Açaí com Manteiga de Cajú e Figos

transferir (3).jpeg

Bata um pouco de puré de açaí congelado com leite de coco e extracto de baunilha até ficar cremoso e suave. Coloque em duas taças e cubra com rodelas de banana, figos cortados, coco ralado, romã e amêndoas laminadas (eu gosto mais delas tostadas) e um fio de manteiga de cajú. É ou não é uma maravilha? Veja aqui a receita do blog How Sweet it Is.

 

Taça de Açaí com Flor de Sabugueiro

transferir (2).jpeg

Comece por lavar bem a flor de sabugueiro e deixe escorrer. Coloque só as flores num liquidificador e bata-as com a polpa de açaí congelada, umas rodelas de banana congelada (cá em casa guardamos sempre assim a banana quando começa a ficar madura demais), morangos, framboesas e leite de amêndoa, durante cerca de um minuto, até ficar com um creme suave. Sirva numa taça com umas sementes de chia por cima, morangos e framboesas e mais umas flores de sabugueiro. A maravilhosa receita é do blog Dolly and Oatmeal e está disponível aqui.

 

Smoothie de Açaí com Pudim de Chia e Frutos Vermelhos

19588085_qi0I8.jpeg

A receita é do fabuloso blog The Awesome Green e tem a grande vantagem de ser uma receita portátil: pode levar para o trabalho, para a praia, para todo o lado. O segredo deste aspecto divinal está na distribuição por camadas. Para fazer o pudim de chia, vai precisar de sementes de chia, leite de amêndoa e uma pitada de baunilha em pó. Para a camada de smoothie de açaí, vai ter de comprar açaí em pó, morangos frescos, uma banana madura, manteiga de amêndoa, coco desidratado, folhas frescas de hortelã e leite de amêndoa. Para a camada de fruta, escolha diferentes frutos vermelhos como morangos e mirtilos, por exemplo, e esmague-os levemente com um garfo. Para os toppings, use fruta fresca, flocos de coco e folhas de hortelã. Quer aprender a fazer esta delícia? Veja o link aqui.

 

Taça de Açaí com Manteiga de Amêndoa

transferir.png

Faça um creme com puré de açaí congelado, banana congelada cortada às fatias e água de coco. Coloque numa taça e decore com rodelas de banana fresca, morangos, sementes de chia, sementes de girassol e a manteiga de amêndoa no topo. É tão fácil quanto delicioso. A receita do blog The Butter Half está completa aqui.

Depois disto, acho que tenho direito a fazer estas panquecas recheadas com Nutella para o fim-de-semana, não?

 

Um óptimo pequeno-almoço para si onde quer que o açaí esteja,

Ele

 

fotos: half baked harvest; how sweet it is; dolly and oatmeal; the awesome greenthe butter half