Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

6 receitas saudáveis ideais para mães que estão a amamentar

Antes de começar, convém esclarecer um ponto para não criar falsas expectativas: lamentavelmente, não temos nenhuma receita que reponha as horas de sono passadas em claro, durante a noite, a dar de mamar. Seria uma grande invenção, mas não consta. Estas são receitas  para comer a qualquer hora do dia e que são uma ajuda preciosa para a saúde das mães e dos bebés. A selecção é do fantástico e sempre útil site The Kitchn.

 

Ao pequeno-almoço

Iogurte grego com manteiga de amendoim, mel e bolachas

53331cf3697ab05acd000205._w.540_s.fit_.jpg

Conseguir na alimentação a quantidade de cálcio necessária para uma pessoa já é difícil, conseguir a quantidade de cálcio para duas pessoas é um autêntico desafio. E é isso que uma mãe precisa quando está a dar de mamar. Para começar bem o seu dia, pode optar por este pequeno-almoço: o iogurte dá-lhe o cálcio e a manteiga de amendoim ainda ajuda com uma dose extra de proteínas. Veja a receita completa aqui

 

A meio da manhã 

Mini-quiches de espinafres com massa de sementes de linhaça

flour cookbook (1 of 1).jpg

O pequeno-almoço pode estar resolvido, mas se a mim me dá sempre um estrondoso ataque de fome a meio da manhã, imagino o que se passará com uma mãe recente. Felizmente, o The Kitchn tem a solução ideal. Esta receita junta a dose reforçada de ómega 3 que está nas sementes de linhaça – e que é fundamental no leite materno porque ajuda a desenvolver o sistema nervoso dos bebés – com a quantidade reforçada de vitamina A, de ferro e de cálcio que existe nos espinafres. Se quiser ver a receita completa, vá até aqui.

 

Ao almoço 

Tostas com ovos mexidos e queijo de cabra

52549190dbfa3f2ce40104e7._w.540_s.fit_.jpg

Tanto pode ser um bom almoço como um óptimo pequeno-almoço. Tudo depende do seu nível de fome. O que para aqui interessa é que os ovos são uma fantástica forma de conseguir quase a quantidade de proteínas que devia ingerir ao longo de um dia. E se a isso somarmos o cálcio que existe no queijo de cabra, está feita a refeição ideal. Veja a receita aqui.

 

A meio da tarde

Barras de aveia com banana

506b1e57fb04d60a6b00134f._w.540_s.fit_.jpg

Mais um momento típico de ataque de fome do meu dia. Não me diga que não sente um enorme vazio entre a hora do almoço e a hora do lanche. Pois bem, eu sinto. E acredito que não sou o único. Por isso é que trago aqui esta magnífica receita que tanto dá para um lanche antecipado como para uma sobremesa tardia. A grande vantagem? É doce e não leva açúcar. Em compensação, leva banana que é uma óptima fonte de potássio – fundamental durante a amamentação (só para ter uma ideia, uma mãe a dar de mamar deve ingerir 5.100 miligramas de potássio e uma banana tem cerca de 500). Esta receita leva ainda tâmaras, flocos de aveia e frutos secos. São só 4 ingredientes. Veja como fazer aqui.

 

Ao lanche

Muffins de mirtilos

517a988274c5b66ad1000714._w.540_s.fit_.jpg

Agora, sim, chegou a hora do lanche a sério. E lanche sem muffins não é lanche. Estes deliciosos primos dos queques lusitanos têm várias vantagens para as mães mais recentes: além de levarem farinha integral, são feitos com mirtilos, uma fruta rica em antioxidantes. E não são assim tão doces. A receita completa está aqui.

 

À noite

Chips de couve

19064832_dVg0U.jpeg

É claro que não vai jantar chips de couve, mas pode comer como acompanhamento, como aperitivo ou como ceia. E pode comer à vontade. Além de serem altamente saudáveis, não engordam. Esta receita ensina a fazer os chips no forno, sem óleos nem outras desgraças. E depois pode ingerir a quantidade avassaladora de nutrientes fantásticos que existem na couve toscana: vitaminas A e C, cálcio, ferro e fibras. Veja a receita completa aqui.

Agora só preciso de convencer a minha querida Mulher Mistério a chegar-se à frente com o quinto filho. Eu trato da comida...

 

Uma alimentação saudável para todas as novas mães onde quer que estejam,

Ele

 

fotos: the kitchn; kitchen treaty

 

2 comentários

Comentar post