Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

6 truques de cozinha dos melhores chefs (ou os segredos que vão mudar a sua vida para sempre)

chef-seasoning-salmon-getty.jpg

É uma das mais úteis contribuições que a Humanidade já produziu para o bem-estar gastronómico de todos nós. Quem é que nunca acabou lavado em lágrimas depois de cortar uma cebola? Ou quem nunca queimou 785 calorias só para tentar espremer um limão? Ou quem nunca ficou com uma camisola à Benfica depois de descascar uma romã?

Quem?

Quem?

Quem?

Pois é, não respondem, porque cada um de nós, comuns mortais, passou, pelo menos, por uma destas constrangedoras etapas da nossa longa caminhada evolutiva desde o australopithecus culinário até ao Homo Sapiens da cozinha. Foi por isso com um enorme sorriso à Manuela Moura Guedes que eu encontrei este maravilhoso artigo do Kitchen Daily: os 10 segredos de cozinha dos melhores chefs americanos. São dicas simples que resolvem problemas irritantes de uma forma estupidamente fácil. Eu escolhi as seis dicas mais úteis. Se quiser ver as outras, clique aqui.

 

 

Como cortar uma cebola sem chorar 

sliced-onion.jpg

O segredo é desvendado pelo chef Ed McFarland a todos os seus colaboradores no restaurante Ed's Lobster Bar, em Nova Iorque, quando são contratados: sempre que cortar uma cebola, faça-o por baixo do exaustor para aspirar os odores. Não queremos cá choradeiras na cozinha!

 

Como espremer um limão 

sliced-lemon.jpg

É fatal como o destino: corta um limão ao meio, aperta, volta a apertar, espeta um garfo, aperta mais uma vez, espeta a faca, espreme novamente e, no fim, conseguiu mais gotas de suor do que de sumo de limão. O chef Laurent Tourondel, do restaurante Arlington Club, tem uma solução que diz ser imbatível: antes de espremer o limão, coloque-o durante 10 segundos no microondas. Isto vai quebrar as células e permitir que o sumo saia muito mais rapidamente.

 

Como temperar um molho 

stirring-sauce-pot.jpg

É um dos grandes erros na cozinha: temperar um molho com sal e pimenta antes de este estar pronto. O chef Alex Ageneau, do restaurante Paris Club, em Chicago, explica porquê: à medida que se cozinha um molho, este vai-se "reduzindo, tornando-se por isso mais salgado". Ou seja, quando colocar o sal pode-lhe saber bem, mas no fim deverá estar salgado demais. A solução é simples: tempere o molho apenas quando este estiver pronto – e só se for preciso.

 

Como cozinhar carne de forma perfeita 

cooked-steak-meat.jpg

Antes de grelhar, fritar, saltear ou brasear, nunca deve tirar a carne directamente do frigorífico para o lume. O chef Jesse Schenker, do restaurante Recette, em Nova Iorque, deixa a carne sempre uma a duas horas à temperatura ambiente para manter todos os sabores.

 

Como descascar uma romã 

pomegranate-seeds.jpg

É um verdadeiro drama. Cortar e tirar as sementes de uma romã costuma acabar com sumo a voar pelos ares e sementes esmagadas pela colher. Mas Michael Ferraro, o chef do restaurante Delicatessen, em Nova Iorque, tem uma solução. Corte a romã ao meio pelo pedúnculo. Pegue numa metade, com a parte cortada para baixo, e bata com um rolo da massa em cima até todas as sementes caírem. Dois avisos: coloque uma taça por baixo e vista um avental. A romã suja. E não é pouco.

 

Como tirar a ferrugem das frigideiras 

rust-cast-iron-skillet.jpg

Mario Batali é um dos mais famosos chefs americanos. E também o dono de uma conta no Twitter com quase 700 mil seguidores. Foi aí que ele partilhou esta dica: "despeje uma chávena de sal para a frigideira, deixe cozinhar a 175º C durante uma hora e depois esfregue com um esfregão seco". Aí está: são 125 caracteres imprescindíveis para a vida de qualquer cozinheiro.

 

Bons cozinhados para si onde quer que os segredos estejam,

Ele

 

fotos: kitchen daily

 

18 comentários

Comentar post

Pág. 1/2