6 truques de cozinha dos melhores chefs (ou os segredos que vão mudar a sua vida para sempre)

    chef-seasoning-salmon-getty.jpg

    É uma das mais úteis contribuições que a Humanidade já produziu para o bem-estar gastronómico de todos nós. Quem é que nunca acabou lavado em lágrimas depois de cortar uma cebola? Ou quem nunca queimou 785 calorias só para tentar espremer um limão? Ou quem nunca ficou com uma camisola à Benfica depois de descascar uma romã?

    Quem?

    Quem?

    Quem?

    Pois é, não respondem, porque cada um de nós, comuns mortais, passou, pelo menos, por uma destas constrangedoras etapas da nossa longa caminhada evolutiva desde o australopithecus culinário até ao Homo Sapiens da cozinha. Foi por isso com um enorme sorriso à Manuela Moura Guedes que eu encontrei este maravilhoso artigo do Kitchen Daily: os 10 segredos de cozinha dos melhores chefs americanos. São dicas simples que resolvem problemas irritantes de uma forma estupidamente fácil. Eu escolhi as seis dicas mais úteis. Se quiser ver as outras, clique aqui.

     

     

    Como cortar uma cebola sem chorar 

    sliced-onion.jpg

    O segredo é desvendado pelo chef Ed McFarland a todos os seus colaboradores no restaurante Ed’s Lobster Bar, em Nova Iorque, quando são contratados: sempre que cortar uma cebola, faça-o por baixo do exaustor para aspirar os odores. Não queremos cá choradeiras na cozinha!

     

    Como espremer um limão 

    sliced-lemon.jpg

    É fatal como o destino: corta um limão ao meio, aperta, volta a apertar, espeta um garfo, aperta mais uma vez, espeta a faca, espreme novamente e, no fim, conseguiu mais gotas de suor do que de sumo de limão. O chef Laurent Tourondel, do restaurante Arlington Club, tem uma solução que diz ser imbatível: antes de espremer o limão, coloque-o durante 10 segundos no microondas. Isto vai quebrar as células e permitir que o sumo saia muito mais rapidamente.

     

    Como temperar um molho 

    stirring-sauce-pot.jpg

    É um dos grandes erros na cozinha: temperar um molho com sal e pimenta antes de este estar pronto. O chef Alex Ageneau, do restaurante Paris Club, em Chicago, explica porquê: à medida que se cozinha um molho, este vai-se “reduzindo, tornando-se por isso mais salgado”. Ou seja, quando colocar o sal pode-lhe saber bem, mas no fim deverá estar salgado demais. A solução é simples: tempere o molho apenas quando este estiver pronto – e só se for preciso.

     

    Como cozinhar carne de forma perfeita 

    cooked-steak-meat.jpg

    Antes de grelhar, fritar, saltear ou brasear, nunca deve tirar a carne directamente do frigorífico para o lume. O chef Jesse Schenker, do restaurante Recette, em Nova Iorque, deixa a carne sempre uma a duas horas à temperatura ambiente para manter todos os sabores.

     

    Como descascar uma romã 

    pomegranate-seeds.jpg

    É um verdadeiro drama. Cortar e tirar as sementes de uma romã costuma acabar com sumo a voar pelos ares e sementes esmagadas pela colher. Mas Michael Ferraro, o chef do restaurante Delicatessen, em Nova Iorque, tem uma solução. Corte a romã ao meio pelo pedúnculo. Pegue numa metade, com a parte cortada para baixo, e bata com um rolo da massa em cima até todas as sementes caírem. Dois avisos: coloque uma taça por baixo e vista um avental. A romã suja. E não é pouco.

     

    Como tirar a ferrugem das frigideiras 

    rust-cast-iron-skillet.jpg

    Mario Batali é um dos mais famosos chefs americanos. E também o dono de uma conta no Twitter com quase 700 mil seguidores. Foi aí que ele partilhou esta dica: “despeje uma chávena de sal para a frigideira, deixe cozinhar a 175º C durante uma hora e depois esfregue com um esfregão seco”. Aí está: são 125 caracteres imprescindíveis para a vida de qualquer cozinheiro.

     

    Bons cozinhados para si onde quer que os segredos estejam,

    Ele

     

    fotos: kitchen daily

     

    Tags: chefs, cozinha, dicas

    22 comentários em “6 truques de cozinha dos melhores chefs (ou os segredos que vão mudar a sua vida para sempre)

    1. A da cebola e bem visto. eu chorava imenso a cortar cebola por isso juntei-me ao clube da cebola congelada, maravilha! a do limao eu rodo o limao por baixo da minha mao pela mesma razao e ajuda, no microondas nunca tinha pensado nisso. a da carne tb sabia, mas raramente o faco 😀

    2. E as nódoas de romã não saem…e o sumo deixa os dedos amarelos e “cascudos”.

      Já experimentei este truque e infelizmente comigo não resultou grande coisa, a maior parte ficou agarrada 🙂

    3. A dica da romã é muito boa: estrago uma t-shirt por cada romã que quero comer; e os meus óculos berram por já saberem que vai sobrar também para eles os respingos da romã!

    4. O limão no micro-ondas?!?!?!?
      Como é possível "contaminar" um dos alimentos mais milagrosos que existem…
      Esta dica deveria ser erradicada…
      Informem-se por favor, dos benefícios do limão e dos malefícios do micro-ondas!!!

    5. Boas dicas, só não conhecia a dica da cebola, não tenho exaustor….a xoradeira lá em casa continua =) o limão uso outro metodo que vi no 24Kitchen já não me lembro de quem! Cortar o limão ao meio e com a faca fazer um corte na diagonal e deixar a lâmina enterrada e basta espremer com a faca lá, claro com geitinho para a faca não saltar, infalível, suminho e sem esguichadelas!

    6. E eu que adoro romãs…vim aqui pelo artigo do restaurante Ramona, e é fatal!, perco-me aqui a ler outras coisas!
      Mas deixo-vos aqui mais uma, que me foi ensinada por um amigo que é…biólogo. Para não ficar com as mãos a cheirar a alho, passe-as por água corrente MAS sem esfregar. Ele explicou-me que ao esfregar as mãos, estamos a desfazer as moléculas do alho que libertam o cheiro. Funciona mesmo! 🙂

    7. UPS! ESTRAGUEI 2 CAÇOILAS DE CHANFANA. DEVE SER DI VINHO QUE TINHA UM ACRE. QUE HEI-DE FAZER AGORA? A CARNE NÃO ESTÁ MÁ MAS O MOLHO… ESTÁ AGRESTE… E MUITO ÁCIDO!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *