Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

7 dicas surpreendentes para fazer o frango perfeito

Os peitos de frango estão para esta casa assim como a imbecilidade está para a SuperNanny: não conseguem viver um sem o outro. E por isso é que eu passo grande parte dos meus dias a estudar afincadamente as melhores técnicas para cozinhar frango. Há mesmo quem me chame o Professor Frango. 

Perante esta fama, não me resta alternativa que não seja partilhar as melhores dicas para cozinhar o frango perfeito. Aquele  que nem o Rui Patrício consegue dar nas suas noites mais inspiradas. 

oven-roasted-chicken-recipe.jpg

 

1. Mergulhe os peitos de frango em água com sal para os manter suculentos

Quem nunca fez uns peitos de frango secos no forno que atire o primeiro comentário. Eu confesso: já fiz. E várias vezes. Mas o meu mundo melhorou bastante quando comecei a recorrer a esta estrondosa técnica do fantástico blog Gimme Some Oven.

Antes de cozinhar os peitos de frango no forno, encha uma taça grande com água morna (atenção, não é água quente) e uma mão cheia de sal grosso. Deixe dissolver e coloque os peitos de frango mergulhados lá dentro. Espere, pelo menos, 15 minutos.

Retire os peitos de frango de dentro de água, passe-os por água fria e, finalmente, seque-os com papel de cozinha. O sal vai temperar a carne por dentro e deixá-la mais suculenta, a água morna vai deixá-la à temperatura ambiente, fazendo com que ela cozinhe de forma uniforme. Depois, é só temperar e colocar no forno. Vai ver a diferença que faz.

 

2. Envolva os peitos de frango em iogurte para os deixar mais tenrinhos...

No fundo, a ideia é fazer uma marinada com iogurte grego, alho e quaisquer outros ingredientes que costume usar para marinar: sal, paprika, etc.. O importante é que esteja lá o iogurte grego, porque é ele que vai ajudar a quebrar as proteínas e tornar a carne mais tenrinha. Deixe os peitos de frango mergulhados na marinada de iogurte grego durante umas horas e depois cozinhe-os no forno ou no churrasco. A revista de gastronomia Epicurious garante que é uma técnica infalível. E quem sou eu para duvidar.

19156258_q0bmJ.jpeg

3. ...Ou então cozinhe o frango em leite

Jamie Oliver tem esta receita fenomenal em que o frango é assado enquanto está mergulhado em meio litro de leite. O objectivo é o mesmo do iogurte: colocá-lo em contacto com o ácido lácteo que tornará a carne mais tenrinha e deliciosa. Experimente e depois diga-nos qualquer coisa. O site The Kitchn diz que é a melhor receita de frango de sempre e eu estou inclinado a concordar.

 

4. Espalhe maionese por cima para deixar o frango bem dourado

Está a ver aquelas peles de frango douradinhas e estaladiças? Eu não estou a vê-las, já estou a sonhar com elas. Pois bem, antes de colocar o seu frango no forno, esfregue a pele com maionese. A gordura da maionese vai fazer com que a pele fique mais estaladiça. É quase como se estivesse a colocar manteiga. A grande vantagem é que a maionese é uma gordura mais grossa do que a manteiga e por isso não derrete nem escorre tão facilmente obrigando-o a estar sempre a pincelar o frango enquanto este assa.

Tudo o que precisa de fazer é uma mistura de maionese com outros temperos de que goste, espalhá-la pela pele do frango e colocá-lo no forno. Veja mais detalhes no site Eat Well 101.

food-2151363_960_720.jpg

5. Coloque os peitos de frango na frigideira ainda fria para deixar a pele mais estaladiça

Fria?! Então, mas não se deve aquecer sempre a frigideira antes de colocar qualquer coisa lá dentro?! Lamentamos, mas o frango não é "qualquer coisa". Este vídeo da America's Test Kitchen explica que, ao colocar os peitos de frango, com a pele virada para baixo, numa frigideira fria, vai dar tempo para derreter bem a gordura da pele sem cozinhar demais a carne. E, quanto mais derretida a gordura da pele, mais estaladiça esta vai ficar.

 

6. Use uma batedeira para desfiar os peitos de frango em poucos segundos

Fazemos isto tantas vezes cá em casa que foi uma das dicas úteis publicadas no nosso último livro. Depois de cozinhados, coloque os peitos de frango ainda quentes numa taça, ligue uma batedeira eléctrica para bater bolos e vai ver como a carne fica desfiada em menos de 1 minuto. E não fica desfeita, mas desfiada, com a consistência ideal para fazer, por exemplo, uma sanduíche com maionese.

 

7. Cubra os peitos de frango com papel vegetal para não secarem

Esta dica aplica-se especialmente aos peitos de frango que eu compro tantas vezes sem pele. Tape o pirex com o papel vegetal e este vai funcionar como a pele do frango, protegendo a carne do excesso de calor e mantendo-a suculenta e saborosa. Seguindo esta dica, os peitos de frango vão cozinhar quase ao vapor. E então se acrescentar um bocadinho de manteiga, só temos uma palavra para lhe dizer: Hmmm!

 

Uns óptimos peitos de frango para si onde quer que as dicas estejam,

Ele

 

fotos: eat well 101; jamie oliver