8 alimentos que deve evitar antes de ir para a cama

    0103-cheerios-630x354.jpg

    Se gosta de petiscar alguma coisa antes de ir dormir, por favor, pela sua rica saúde, não se agarre à primeira coisa que lhe aparecer à frente na cozinha. Enquanto alguns alimentos são fantásticos para o ajudar a ter uma noite descansada, como uma maçã ou uma bolacha de água e sal (tinha de ser algo profundamente maçador, evidentemente), há determinados alimentos que são praticamente assassinos de uma boa noite de sono, chegando a provocar pesadelos, dores de barriga, insónias e constantes idas noturnas à casa-de-banho. O site Food Network reuniu a lista dos alimentos proibidos antes de ir para a cama. Espreite e veja se costuma desgraçar-se com alguns destes “privadores de sono”.

     

     

    Pizza

    pizza-1150031_960_720.jpg

    É melhor pensar duas vezes antes de encomendar uma pizza para um jantar tardio ou durante uma sessão de cinema em casa. Segundo um estudo recente, o molho de queijo pode provocar pesadelos e o molho ácido de tomate pode causar dores de barriga e idas noturnas à casa-de-banho… Já para não falar do excesso de calorias que vai levar para a cama.

     

    Cereais com Açúcar 

    fnd_bowl-of-cereal-istock.jpg.rend.snigalleryslide

    Sim, eu sei, às vezes, é difícil resistir a uma taça de cereais quando se está com fome, antes de ir para a cama. Mas resista. Ou então opte por cereais sem açúcar e ricos em fibras. Os cereais com açúcar são rapidamente digeridos pelo nosso organismo, provocando um pico de glicose no sistema sanguíneo e baixando os níveis de melatonina, mais conhecida como a hormona do sono. Além disso, dietas com poucas fibras estão normalmente associadas a sonos mais leves.

     

    Alimentos Picantes 

    fnd_chili-peppers-thinkstock.jpg.rend.snigallerysl

    A comida picante pode irritar o seu estômago, sobretudo se for daquelas pessoas que sofre de azia, o que pode tornar a sua noite de sono num momento penoso e sofrível.

     

    Refrigerantes 

    HE_soda-thinkstock_s4x3.jpg.rend.snigalleryslide.j

    Só por causa do gás e da eventual cafeína, o refrigerante devia ser proibido a qualquer hora. Sobretudo se tiver açúcar: além de engordar, claro, o açúcar é estimulante e está associado a um sono leve e pouco profundo, logo pouco relaxante e menos compensador.

     

    Vinho

    white-wine-848268_960_720.jpg

    Se à primeira vista, um copo ou dois de vinho parece dar sono, não se iluda: o álcool pode ser um elemento muito perturbador depois de se deitar. Se consumir álcool com regularidade, sobretudo antes de ir para a cama, pode prejudicar a qualidade do seu sono, além de que corre o risco de acordar a meio da noite ou acordar cedo demais para ir à casa-de-banho.

     

    Sumo de Laranja 

    background-906145_960_720.jpg

    Os frutos cítricos são muito ácidos e podem revelar-se um problema para quem sofre de refluxo ou tem a bexiga sensível. Experimente comer uma maçã, por exemplo. Os carbo-hidratos podem ajudá-lo a ter uma noite mais descansada e as fibras são fundamentais para ajudar a absorver o açúcar mais lentamente.

     

    Hambúrgueres 

    HE_burger_s4x3.jpg.rend.snigalleryslide.jpeg

    Um prato pesado e cheio de gordura, como um hambúrguer, obriga o seu aparelho digestivo a trabalhar mais, o que não ajuda nada a ter uma boa noite de sono. Um estudo recente conclui que as pessoas que comem mais gorduras saturadas têm mais probabilidade de ter um sono mais leve e de acordar várias vezes durante a noite.

     

    Café 

    coffee-1031526_960_720.jpg

    Não é propriamente uma novidade porque já é senso comum que a cafeína não ajuda a adormecer. Por isso, se precisa de uma boa noite de sonho, beba o seu último café do dia pelo menos seis horas antes de ir para a cama.

     

    Uma ótima e descansada noite de sono para si,

    Ela

     

    fotos: food network e pixabay

    3 comentários em “8 alimentos que deve evitar antes de ir para a cama

    1. Felizmente já tenho hábitos bem saudáveis. 🙂 Nunca como nada disso antes de dormir, salvo pizza à noite uma vez por mês ou menos (mas nunca imediatamente antes de ir dormir).
      Café só até depois de almoço, refrigerantes nunca e cereais com açúcar não entram cá em casa há mais de 2 anos. Comemos papas de aveia e adoramos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *