Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

8 frutas com menos de 50 calorias para não se desgraçar este verão

watermelon-2144111_960_720.jpg

Estou transformado numa pequena Ágata Roquette da blogosfera. A pressão constante a que sou submetido pela minha querida e tirana Mulher Mistério está a dar cabo de mim. Já não me reconheço. Mal me consigo olhar ao espelho. Eu não sou eu. No outro dia, dei por mim à beira do precipício quase a dar o passo em frente. Quando tomei consciência do meu Eu, estava à frente do computador a pesquisar as frutas com menos calorias!

Meu Deus, o que é que fizeste a esta pobre alma?! O que é feito das pesquisas por receitas com Nutella, pelos doces com chantilly, pelas massas mergulhadas em natas?! O que é que Ela me fez?! Em quem é que Ela me transformou?!

Ok, eu paro, também já estava a sentir-me um dos heterónimos do Fernando Pessoa a falar do colega do lado...

A verdade é que fui mesmo pesquisar as frutas com menos calorias, só para não ter de aturar a minha querida Mulher Mistério ao longo do Verão. E estas são as frutas com menos de 50 calorias por cada 100 gramas. Ou seja, as frutas que Ela aceita comer este ano.

 

watermelon-1892897_960_720.jpg

Melancia

30 kcal por cada 100 g

O bom

Além de ter valores de gorduras saturadas, colesterol e sódio praticamente nulos, como quase todas as frutas, a melancia é ainda uma óptima fonte de potássio e de vitaminas A e C. Mas há mais: é diurética (92% da sua composição é água), ajuda à digestão, a fortalecer o sistema imunitário e até faz bem à pele e ao cabelo. Que mais é que poderias querer, minha querida Mulher Mistério? Uma receita com melancia? Também se arranja: é ires aqui. Ups, essa era uma sangria! O melhor é veres esta que é mais light.

dine-2188937_1280.jpg

Morangos 

32 kcal por cada 100 g

O bom

Os morangos têm fibras, potássio e magnésio. Além de serem também uma fruta diurética, tal como a melancia, ajudam à digestão e ainda funcionam como calmante, o que, no caso da minha querida Mulher Mistério, vale ouro especialmente durante a dieta. E mais calma Ela há-de ficar se comer os morangos nesta saudável mousse de chocolate sem açúcar.

grapefruit-1647688_960_720.jpg

Toranja

32 kcal por cada 100 g

O bom

Chega a ser irritante a quantidade de benefícios. É hidratante, ajuda a deixá-lo saciado, queima calorias e ainda acelera o metabolismo. Ah, tambem é rica em antioxidantes, o que contribui no combate a várias doenças. Além do evidente gin tónico, onde uma casca de toranja cai que nem mel, pode também comê-la em saladas: fica uma delícia!

melons-848086_960_720.jpg

Meloa

36 kcal por cada 100 g

O bom 

Adoro meloa! Então, depois de umas sardinhas, é um sonho. Além de ser rica em vitamina C e B, a meloa ainda faz bem à pele, o que vai deixar a minha querida Mulher Mistério numa felicidade única. Desde que entrou nos 40 que não diz três frases sem proferir, pelo menos uma vez, a palavra "ruga". Fica bem em sangriassanduíches ou saladas.

papaya-966322_960_720.jpg

Papaia

39 kcal por cada 100 g

O bom

É rica em fibras, o que ajuda a emagrecer, e em potássio, o que contribui para evitar doenças cardiovasculares. É também uma óptima fonte de vitaminas A e C. Sirva-a com iogurte e granola e vai ver a delícia que é.

galaxy-peaches-1735022_960_720.jpg

Pêssego

39 kcal por cada 100 g

O bom

Um pêssego grande dá-lhe 10% do total de fibras que devia ingerir ao longo de um dia. Por isso, está a ver o que esta fruta pode fazer por si, não está? Então veja mais esta: 89% do seu peso é água. Eu sei que pareço o Vítor Gaspar, com tantas percentagens, mas entusiasmei-me. Mais importante ainda: é uma fruta deliciosa, até num gaspacho fica bem.

apricots-1502169_960_720.jpg

Alperces

48 kcal por cada 100 g

O bom

Chamam-lhe o peso pesado nutricional das frutas. E porquê? Porque 100 simples gramas de alperces dão-lhe 12% da vitamina C e 12% da vitamina A de que o seu corpo precisa. Além disso, tem potássio e muitas fibras – essenciais para qualquer dieta. Quer uma receita com alperces? Então veja lá estes iogurtes.

4859532-1077cebff8a9e7ce.jpeg

Cerejas

50 kcal por cada 100 g

O bom

É a grande surpresa do dia. Eu a achar que as cerejas eram hiper-calóricas e, afinal, conseguem entrar nesta rigorosíssima lista de felizes contemplados. É claro que têm muito açúcar – 8,5 g por cada 100 g – mas compensam noutras áreas: o potássio que ajuda a baixar o colesterol e a tensão arterial, ou os antioxidantes que ajudam a tudo – até a perder peso. Isto era o que eu precisava de ouvir para continuar a comprar cerejas cá para casa. E para fazer receitas de sonho como esta salada de frutas quente com chocolate preto e amêndoas. Pronto, lá se foi a dieta outra vez...

 

Um óptimo verão para si onde quer que a fruta esteja,

Ele

 

Nota: As informações nutricionais foram retiradas do site Nutrition Data. É claro que para ter uma informação nutricional completa, além das calorias, deve avaliar outras informações, como a quantidade de gordura, de fibras ou de açúcar em cada alimento.