Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

8 substitutos surpreendentes para os ovos (para usar em bolos, bolachas e outras receitas vegan)

Drama clássico na Cozinha Mistério:

– Pai, vamos fazer um bolo! 'Bora?

– 'Bora!

– Vou buscar os ingredientes!

– Força!

– Oh, não! Não temos ovos! Como é que vamos fazer?

Até ontem, a resposta típica era enfiar-me penosamente no carro e rumar esforçadamente até ao supermercado mais próximo. Mas isso era ontem. Hoje a minha vida mudou. Especialmente depois de ter descoberto este fabuloso guia do respeitoso jornal Huffington Post que compilou 8 substitutos geniais para os ovos numa receita de bolo, panquecas, bolachas ou biscoitos. Para usar em caso de emergência quando abre a porta do frigorífico e percebe que não há qualquer ovo nas redondezas. Além disso, são todas soluções vegan e fáceis de preparar.

Está preparado? Então tome nota:

waffles-2191065_960_720.jpg

1 ovo = a...

 

...75 g de bananas esmagadas

Têm quase a mesma textura de um ovo batido e vão resultar lindamente num bolo ou noutra receita para fazer no forno. No entanto, a banana tem um sabor forte, por isso certifique-se de que a sua receita fica bem com um ligeiro toque a banana. Como, por exemplo, estas panquecas ultra-saudáveis.

 

...3 colheres de sopa de aquafaba, a água do grão

É isso mesmo que está a pensar: aquela água que vem dentro das latas ou dos frascos do grão pronto a comer. O Huffington Post garante que o seu bolo não vai ficar a saber a grão e diz que a aquafaba (o nome da água da cozedura do grão) é quase um ingrediente milagroso. É muito usado por pessoas com uma alimentação vegan para substituir as claras dos ovos. Basta retirar a água das latas de grão e usar. Se quiser, também pode fazer a aquafaba em casa, cozendo o grão seco. Veja aqui a receita.

 

...85 g de doce de maçã

Tal como a banana esmagada, o doce de maçã tem a textura ideal para substituir os ovos e ajudar a ligar todos os ingredientes de um bolo. No entanto, não vai ajudar o bolo a crescer e vai ser preciso ajustar o açúcar da receita original porque o doce de maçã é isso mesmo: doce.

 

...1 colher de sopa de sementes de linhaça

Tudo o que precisa de fazer para ter um "ovo" de linhaça é misturar uma colher de sopa de sementes de linhaça trituradas com 3 colheres de sopa de água. Deixe repousar numa taça durante cinco minutos e já está. Este é um dos substitutos mais usados na dieta vegan e nós já falámos dele várias vezes aqui no blog.

 

...1 colher de sopa de sementes de chia

São quase iguais às sementes de linhaça e por isso é fazer o mesmo: misture uma colher de sopa de sementes de chia trituradas com 3 colheres de sopa de água. Deixe repousar a mistura durante cinco minutos numa taça e já está. Tal como as sementes de linhaça, esta solução não é a ideal para bolos fofinhos e altos, mas resulta lindamente em panquecas, brownies, muffins ou bolachas.

 

...1 colher de chá de bicarbonato de sódio com vinagre

Se precisar de um substituto do ovo que ajude o bolo a crescer, esta é a solução que procura: misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio com uma colher de sopa de vinagre branco ou vinagre de cidra.

 

...2 colheres de sopa de amido de milho

É óptimo para ligar os ingredientes de um bolo e dar-lhe a textura ideal. Mas não basta colocar o amido lá para dentro sem mais nada. Antes, tem de misturar duas colheres de sopa de amido de milho com três colheres de sopa de água. E depois é que junta esta mistura à receita do bolo. Equivale a um ovo.

 

...55 g de silken tofu esmagado

A principal diferença entre o silken tofu e o tofu normal está na textura: o silken é mais suave, macio e fácil de se partir em pequenos pedaços. Além disso, tem um sabor neutro por isso pode ser usado à vontade sem alterar o resultado final do bolo. Já consegue encontrá-lo com alguma facilidade em supermercados. Desfaça o silken tofu no liquidificador até ficar com um puré, depois use 55 gramas por cada ovo. Apesar de ligar bem os ingredientes, não vai fazer o bolo crescer. Use-o mais um brownies, panquecas, etc.

 

Um óptimo bolo para si onde quer que os ovos estejam,

Ele

 

2 comentários

Comentar post