9 alimentos que tem de ter em casa para fazer uma dieta sem glúten

    Não há volta a dar. Não preciso de estudos científicos. Não preciso de saber que a Victoria Beckham e a Gwyneth Paltrow seguem uma dieta sem glúten. Sempre foram escanzeladas, cá para mim cortam no glúten e em todos os alimentos. Mas a verdade é que a proteína que encontra no trigo e no centeio transformou-se no inimigo público número 1 de quem, como eu, quer emagrecer. Dizia eu que não preciso de estudos científicos porque vi com os meus próprios olhos. Tenho vários amigos meus que cortaram o glúten da alimentação e os resultados são de facto impressionantes. Alguns estão metade do que eram. Que inveja!

    Vai-me custar horrores, porque adoro pão, por exemplo, mas o que tem de ser tem muita força e eu vou conseguir.

    Para compensar o glúten, há alimentos fundamentais, com todos os nutrientes e vitaminas necessários, para garantir o bom funcionamento do seu organismo. A Marie Claire britânica consultou vários nutricionistas e fez uma lista essencial do que deve ter em casa se quiser iniciar uma dieta sem glúten.

    alimentos_2.jpg

     

    1. Iogurte grego

    Comecemos pelas boas notícias, pelo menos, para mim, porque eu adoro iogurte grego. Mas tem de ser o iogurte grego natural porque uma dieta sem glúten não pode ter aditivos. O iogurte grego natural, além de ser uma importante fonte de proteína, só tem dois ingredientes: leite e culturas de iogurte, por isso, yes we can.

     

    2. Batata doce

    Outra ótima notícia. Pois é, a batata doce não tem glúten e é deliciosa. Por isso, use e abuse da batata doce para acompanhamento e não só. Também pode e deve comer feijão.

     

    3. Abacate

    Além de ser um ótimo exemplo das chamadas “gorduras boas”, uma nutricionista garantiu à Marie Claire que, se comermos um abacate por semana, ajuda a equilibrar as hormonas e a prevenir o cancro do colo do útero.

     

    4. Ovos

    Além de serem uma ótima fonte de proteína, a gema é rica em vitamina D, um nutriente essencial. E depois, convenhamos: os ovos são bons de todas as maneiras: quentes, mexidos, estrelados, enfim. Podia comer ovos durante uma semana que não enjoava.

     

    5. Farinha de arroz

    É uma boa alternativa à farinha comum, sobretudo se adora pão e costuma fazer em casa. Também pode usar para fazer bolos ou para engrossar sopas ou molhos, por exemplo.

     

    6. Quinoa

    É um ótimo substituto da massa às refeições e do pão ao pequeno-almoço. Como tem uma digestão lenta, vai sentir-se saciado durante mais tempo.

    alimentos_abre.jpg

    7. Nozes

    Ricas em ómega 3, ajudam a aumentar a capacidade intelectual. Por isso é que eu, na altura dos exames, encho os nossos filhos de nozes. Tal como a quinoa, também têm uma absorção lenta o que é ótimo para enganar a fome.

     

    8. Óleo de coco

    Logo depois de o ingerir, o óleo de coco é convertido em energia no seu organismo, tal como os açúcares e os hidratos, só que o óleo de coco não aumenta os níveis de insulina, logo o risco de lhe apetecer um doce é muito menor.

     

    9. Peixe

    Quando corta o glúten da sua alimentação, é importante compensar com gorduras saudáveis que proporcionem energia e nutrientes ao seu organismo. O peixe, sobretudo o salmão, é rico em ómega 3, por isso, é fundamental neste tipo de dietas.

     

    Vamos começar esta dieta? Quem alinha comigo?

     

    Boa sorte para mim,

    Ela

     

    fotos: marie claire 

     

    4 comentários em “9 alimentos que tem de ter em casa para fazer uma dieta sem glúten

    1. Por acaso cortei no gluten há vários meses (porque tinha problemas digestivos graves), mantive o resto da alimentação igual e não emagreci nem engordei. A única diferença foi mesmo ter menos dores nos intestinos. 🙂

    2. A dieta sem gluten não tem como objetivo a perda de peso… aliás, em nada contribui para o mesmo…o que ajuda a emagrecer é reduzir os alimentos processados, como seja, a título de exemplo, pão de forma…a dieta gluten free deverá ser adotada por pessoas com doença celíaca, essas sim, com óbvias restrições alimentares. Bastará seguir uma alimentação saudável e variada para perder peso,não é a isenção de gluten que vai promover tal objeyivo…

    3. Leio quase sempre os vossos comentários, réceitas etc com agrado. Não me lembro se já terei feito algum comentário???? De qualquer forma queria transmitir a Ela que alinho na dieta sem gluten. Também eu viciada em pão, ainda por cima vivo numa região de bom pão cozido em forno de lenha. Mas vamos nessa… ahhh além de pão também gosto de doces e ainda por cima de cozinhar, tenho um grau de dificuldade maior ;)))))))

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *