9 razões científicas para beber água quente com sumo de limão logo de manhã

    Oh não! Já é segunda-feira? Não pode ser. Não posso crer. Porque é que o fim de semana passa a voar e a segunda-feira demora anos a passar? Bem, é a realidade e esta semana decidi experimentar um truque que faz bem a tudo. A tudo e mais alguma coisa. Até ajuda a emagrecer! O site de vídeos Leaf, especializado em alimentação e bem estar, explica em menos de 2 minutos os 9 benefícios de tomar água quente com limão logo de manhã, em jejum. Não acredita? Então, vamos a isto.

    lemon.jpg

     

    1. Limpa o seu organismo 

    Potencia a função das enzimas, estimula a ação do fígado e desintoxica o corpo.

    2. Dá-lhe energia e boa disposição 

    O aroma calmante do limão ajuda a diminuir a ansiedade e a depressão.

    3. Ajuda a equilibrar os níveis do pH 

    Combate a acidez, a principal causa da dor e inflamação.

    4. Hidrata o seu sistema linfático 

    Reforça o seu poder de concentração.

    5. Estimula o seu sistema imunitário 

    A vitamina C e o potássio evitam as constipações e estimulam a função neurológica.

    6. Promove a cicatrização 

    Ajuda no tratamento das feridas e na regeneração de tecidos. 

    7. Limpa a pele 

    Tem antioxidantes que são eficazes na diminuição das rugas, manchas e imperfeições e combate os radicais livres.

    8. Ajuda na perda de peso (o meu preferido) 

    Rico em pectina, que é um excelente aliado para controlar o apetite.

    9. Refresca o hálito 

    E também alivia a dor de dentes e a gengivite.

    Agora vou ali espremer um limão para uma chávena com água a ferver e vou trabalhar.

     

    Boa semana,

    Ela

     

    vídeo: leaf; foto: bbc good food 

     

    32 comentários em “9 razões científicas para beber água quente com sumo de limão logo de manhã

    1. Olá Ana,
      Antes de mais, muito obrigado pelo seu comentário. Estes dados foram recolhidos pelo site Leaf tendo por base diversos estudos. Mas se fizer uma pesquisa rápida na Internet encontrará facilmente vários artigos com estes dados. Obrigado CM

    2. Obrigada pela resposta, mas por acaso não encontro. A minha pergunta foi mesmo porque até a data não encontrei nenhum artigo científico que corrobore estas afirmações tão amplamente difundidas, até mesmo por nutricionistas, e gostava de encontrar…

    3. Nós é que agradecemos o seu interesse, Ana. Não falámos dos estudos para não sermos demasiado enfadonhos ;). Mas aqui vão dois links onde pode encontrar mais informações. Por exemplo, neste artigo da Medical News Today (https://www.medicalnewstoday.com/articles/283476.php) encontra várias referências aos benefícios do limão. E neste outro (https://rootandsprouts.com/benefits-of-lemon-water-according-to-science/) estão enumerados os estudos científicos que falam das vantagens da água com limão em concreto.
      Obrigado mais uma vez pelo seu interesse e esperamos que continue a acompanhar o blog,
      Casal Mistério

    4. Obrigada. Pois, então estão como eu, não encontram quaisquer evidências científicas que indiquem que água quente com sumo de limão logo pela manhã seja tão benéfico como a crença dita – a primeira referência é sobre os limões em si, e a 2ª é mais um post sem referências…

    5. Olá 🙂
      Não pode ser com àgua fresca? Há alguma razão para a àgua ter de estar morna? Eu sempre bebi sumo de limão com àgua fresca… 🙁

    6. Olá, Sílvia
      Mal não há-de fazer, mas a água muito fria vai exigir mais energia do corpo para a aquecer dentro do seu organismo e acaba por eliminar os benefícios do limão para a digestão.
      Obrigada,
      Ele

    7. Olá Ela e Ele !
      Parabens, foi uma delicia ler todos os posts desde que aqui no vosso blog entrei. Cheguei pelas Estrelas Michelin no revivalismo de 74.
      Já fora do tema que a ti me fez chegar, avancei deleitando-me com a tua escrita viva das nossas memórias de Infância desse tempos (bem) passados!

      Mas na verdade estou a comentar este post não só pelo prazer da leitura, mas pelo tema das “9 razões científicas para beber água quente com sumo de limão logo de manhã”.
      Em concreto a razão “3. Ajuda a equilibrar os níveis do pH …”

      Pessoalmente bebo ao acordar água do monchique, em tempos um segredo que já não o é e que a industria farmacêutica, por razões óbvias, desvaloriza.

      No meu caso, a água alcalina, além de equilibrar o excesso de acidez, reduz significativamente o meu apetite logo de manhã!

      Quanto ao facto de ser a
      “… acidez, a principal causa de dor e inflamação” comento mais tarde por falta de tempo. Mas fica aqui a dica: Se o nosso corpo ė constituído principalmente por água e imaginem quando o ph do nosso sangue 7.3 (neutro) desce para acidez…
      Pesquisem pelo ph do sanngue ex: https://www.significados.com.br/ph ou nos meios academico e científico para melhor conhecimento.

      Parabéns de novo pelo blog.
      Deixo a minha “Estrelinha Michelin” 😉

      HFS

    8. Olá, esta dica é boa mas depois de beber a água com limão será que a seguir um copo de leite e uma torrada caiem bem senão tenho que ir em jejum trabalhar. Obrigado

    9. Acho uma piada à credibilidade cientifica que as pessoas procuram como se fosse garantia de alguma coisa. A maior parte dos estudos científicos são patrocinados pela industria farmacêutica e os resultados são sempre a venda de um suplemento ou medicamento. Claro que os limões ainda não se vendem na farmacia. ” open your mind”
      As minhas saudações ao casal misterio! são fabulosos…Ando no encalço 🙂

    10. Bom dia
      Sabendo que a vitamina C oxida com o calor, quanto menos quente for a água, mais benefício se terá, pelo menos em relação à dita 🙂 ….não?

    11. Não se deve beber morno/quente mas sim à temperatura ambiente. E cuidado com os excessos. Meio copo chega – é de evitar aquelas garrafas de litro em jejum.

    12. Certo, tem razão. Mas lá porque existe umas quantas notícias, sem referências, que dão conta destes benefícios não quer dizer que eles existam…

    13. Eu medi o PH da minha água sem limão e deu 7,6 e da água com limão 3,2 de forma que eu não consigo entender quando dizem que ele eleva o ph

    14. https://media.rtp.pt/agoranos/artigos/7-razoes-para-beber-agua-com-limao , foi um assunto debatido no programa inclusive.
      Mesmo que uma universidade ou qualquer outra entidade venha a publicar o seu estudo não me parece que possamos ter 100% de certezas de que na realidade a água morna com limão sim faz bem, ou , sim faz mal, a menos que sejamos cientistas e percebamos do assunto a um nível bastante porfundo.
      Temos de admitir que somos levados a acreditar nas coisas e sentirmo-nos bem é o mais importante, todas as notícias e “estudos” apontam para que a água morna com limão faz bem e tenhamos de admitir com argumentos bastante lógicos.

    15. Há muito tempo que bebo “esta” água morna com sumo de limão em jejum, e em seguida tomo o pequeno almoço – leite, papas de aveia etc, nunca tive nenhuma má disposição. Fica o testemunho

    16. Se as propriedades e benefícios advém do limão, qual será a relevância da temperatura da água? Não traz os mesmos benefícios se tomado fresco?

      Cumprimentos, Casal Mistério!

    17. Sem querer criticar, mas só alertar… Cuidado com a água com limão, uma amiga minha tem imensos problemas de estômago depois de beber água quente com limão em jejum durante vários anos… O médico explicou-lhe que o ácido do limão queimou o estômago….

    18. Boa noite. Era mesmo isso que eu ia perguntar. Será que água com limão faz bem a quem tem um pequeno refluxo? Penso que não. Mas alguém percebe do assunto?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *