Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

os 7 alimentos que ajudam a melhorar a memória e ter boas notas nos exames

Dois dos nossos filhos têm exames este ano. Eu, para variar, estou muito mais preocupada do que eles. Passo o dia a mandá-los estudar e eles a revirar os olhos.

- Oh mãe, já sei tudo!

- Ai é? Então vou fazer umas perguntinhas! Onde está o livro?

- OK, vou voltar para o quarto.

E lá voltam para o quarto para olhar para a janela, para as paredes, para os brinquedos antigos, para todo o lado menos para os livros. Por isso, quando descobri este artigo no jornal britânico Daily Mail sobre um estudo da Universidade de Boston que analisou os melhores alimentos para o cérebro, fui a correr para o supermercado, comprar tudo. E o mais extraordinário, a melhor notícia para os miúdos, é que algumas refeições take-away, como pizzas e sushi, podem ajudar a melhorar a memória. Os nossos filhos vão enlouquecer quando lerem este post. Dia sim dia sim, pedem-nos para encomendarmos o jantar (o meu pobre Marido Mistério até fica ligeiramente ofendido, coitado). O estudo analisou os hábitos alimentares de 1400 adultos durante 10 anos.

 

Ovos 

40579F7B00000578-4506348-image-a-5_1494834878270.j

Os ovos, tal como os cereais integrais ou o fígado de galinha e a mostarda, por exemplo, são ricos em colina, um nutriente essencial que faz parte do complexo B de vitaminas. Esta substância, que ajuda a manter o cérebro jovem e ativo, está presente em todas as receitas que incluam ovos, como arroz frito com ovo ou a pizza Fiorentina, por exemplo.

 

Veja aqui algumas receitas com ovos:

 

creme de chia com cacau e frutos vermelhos: um pequeno-almoço em família para fazer em menos de 5 minutos

 

Hoje é Dia Internacional da Família e, por isso, temos um anúncio importante a fazer. De agora em diante, a vasta Família Mistério tem de tomar pelo menos um pequeno-almoço em família a um dia de semana. Estou farto de ver cada um agarrado ao seu telemóvel enquanto come qualquer coisa a correr para ir para a escola. E isto para já não falar de que nunca conseguimos sentar-nos todos à mesa, ao mesmo tempo, nos dias de trabalho.

De agora em diante, isso vai mudar. Vai haver uma verdadeira revolução na Mansão Mistério: à sexta-feira, tomamos o pequeno-almoço todos juntos; na segunda-feira seguinte, eu conto aqui como é que correu. E não há cá taças de cereais ultra-calóricas para despachar. Comemos juntos e de forma saudável. Esta experiência tem o apoio da Mimosa que nos desafiou a criar pequenos-almoços deliciosos, rápidos e saudáveis em família e com leite Mimosa entre os ingredientes.

IMG_0356.jpg

Confesso que, no início, as crianças não estavam muito entusiasmadas com a ideia: afinal, qualquer minuto a mais agarrados ao telemóvel é tratado nesta casa como se fosse a última bolacha do pacote. Mas quando eu lhes contei o que ia fazer para o pequeno-almoço, comecei a ver os olhos a esbugalharem-se de entusiasmo.

Na sexta-feira passada, resolvi fazer um delicioso creme de sementes de chia com framboesas e mirtilos para conquistar a ala feminina da família que anda verdadeiramente obcecada com sementes de chia – além de serem óptimas para a dieta, ainda são ricas em cálcio e em proteínas.

De véspera, mergulhei as sementes de chia no leite Mimosa, o que as deixou ultra-cremosas e saborosas. Depois, foi tão rápido de preparar que só precisa de ver este vídeo de 30 segundos.

 

Creme de Sementes de Chia com Framboesas e Mirtilos

Quem disse que não é possível ter um pequeno-almoço delicioso, rápido e saudável, para toda a família, num dia de semana? No Dia Internacional da Família, temos a receita ideal para si: um irresistível creme de sementes de chia com leite Mimosa para aprender a fazer em 30 segundos. E sem açúcar, claro! Receita completa aqui: https://goo.gl/FUCLgO #diadafamilia #pequenoalmoço #video #casalmisterio

Publicado por Casal Mistério em Segunda-feira, 15 de Maio de 2017

 

salada de morango, manga e abacate, o jantar ideal para limpar os excessos do fim de semana

Foi muita emoção para um fim de semana só. O meu coração já não aguenta e o meu estômago também já começa a fraquejar. Depois de tanta celebração (sim, alguns membros desta família são de Benfica) mas a cereja no topo do bolo foi mesmo a incrível vitória do Salvador Sobral na Eurovisão. Foi a vitória do talento, da simplicidade e da música portuguesa. E que música! Adormeci a cantar “Amar pelos Dois” e acordei com a melodia na cabeça. É de arrepiar! Ainda não acreditei! E a cumplicidade daqueles dois irmãos? É comovente! Imagino o imenso orgulho que os pais da Luísa e do Salvador devem estar a sentir.

Bom, por tudo isto, com tanta comemoração, não há dieta que resista, não é verdade? Por isso, hoje estou em detox e o meu jantar vai ser só e apenas esta salada que descobri no blog Get Inspired Everyday. Demora apenas 20 minutos a fazer e é tão fácil que seria ridículo pedir ao meu querido Marido Mistério para me ajudar!

Só preciso de morangos cortados em pedacinhos pequenos, uma cebola picada, uma manga cortada em pedaços muito pequenos, coentros frescos picados, sumo de uma lima, pimentos jalapeños picados, um abacate maduro também cortado em pedacinhos e flor de sal.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente espreite aqui a receita original.

Strawberry-Mango-Avocado-Salsa-Get-Inspired-Everyd

 

 

mini tartes de batata doce e queijo de cabra: estarei a sonhar ou cheguei ao céu?

Já partilhei aqui a minha verdadeira loucura por batata doce e o meu vício (que me desgraça todos os dias) por queijo. Por isso, tive praticamente uma apoplexia quando descobri esta combinação divina que é uma tarte que junta dois dos meus ingredientes preferidos.

Esta receita do blog Sugar and Charm é tudo o que sempre sonhei fazer, se soubesse cozinhar. Mas como não sei, tenho de recorrer ao meu prendado Marido Mistério que nunca se nega a fazer uma receita, sobretudo com ingredientes que Ele também adora.

Ele só vai precisar de farinha, manteiga, água, batata doce cozinhada (cozida ou assada), natas batidas, leite, ovos, alecrim picado, queijo de cabra, sal e pimenta a gosto e raminhos de alecrim para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 12 tartes, espreite aqui a receita original.

Sweet-Potato-Tartlets-6sm.jpg

 

 

mozzarella fumada no forno, o aperitivo ideal para apoiar o salvador sobral nesta noite histórica

Que dia recheado de emoções: o Papa Francisco em Fátima, o jogo decisivo do Benfica e o Salvador Sobral pode fazer história na Eurovisão! O momento com que Salazar sempre sonhou. Nem por encomenda, ele conseguiria juntar num só dia os seus três “F” preferidos: Fátima, Futebol e, neste caso, não é o Fado, mas é o Festival.

Com tanto evento a acontecer, resta-nos preparar um aperitivo à altura e sentarmo-nos à frente da televisão: e vai ser esta mozzarella fumada a derreter em cima de umas tostinhas, do blog Love Grows Wild, que é irresistível e, claro, vai desgraçar-me mais uma vez. Mas hoje vai ser dia de festa! Não tenho uma dúvida! Salvador Sobral vai “Amar pelos Dois” e por Portugal inteiro, porque a música e a sua forma de a interpretar são bonitas demais para ser verdade e, só por isso, vamos ganhar!

Mas vamos à receita. Só precisa de quatro queijos: mozzarella fumada (pode comprar aqui), provolone e parmesão ralados e queijo creme à temperatura ambiente. Depois, junte uma mistura de ervas aromáticas secas (orégãos, manjericão, alecrim e tomilho), piripíri e tostinhas de pão alentejano para acompanhar. Para decorar, um tomate maduro cortado em pequenos cubos e salsa picada.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 a 10 pessoas, espreite aqui a receita original.

Smoked-Mozzarella-Dip-2.jpg

 

fomos jantar ao melhor restaurante do porto segundo as redes sociais

Terminal-4450-A-Cidade-na-ponta-dos-dedos-de-Sanch

Ter 4,9 valores no Zomato está hoje para um restaurante quase ao mesmo nivel do que ter o Salvador Sobral no Festival da Canção. E o Terminal 4450, em Leça da Palmeira, consegue isso e mais algumas coisas: a avaliação é a mais alta de todo o Porto naquela rede social e foi atingida através de uns significativos 516 votos e não através da boa vontade da família dos donos. Se isto não chega para lhe despertar o apetite, fique a saber que aos 4,9 valores do Zomato se juntam uns pomposos 4,7 valores dados pelos clientes no Facebook e uns honrosos 4,5 no TripAdvisor.

É claro que, perante tanta agitação, nós não podíamos ficar quietos no nosso cantinho. E, por isso, organizámos uma excursão mistério para levar a família em peso até ao restaurante mais popular do Porto. Não foi uma, não foram duas, foram seis esfomeadas almas atentas a todo e qualquer detalhe deste verdadeiro fenómeno da restauração cibernética.

 

 

ovos escondidos numa nuvem de claras, a receita que vai revolucionar os seus brunches

Chamam-se ovos devaux e são a mais espectacular criação do chef Davy Devaux para um brunch em casa. Trata-se de um revolucionário ovo escalfado, só que, em vez de atirar tudo para dentro de uma panela de água a ferver, vai cozinhar a gema do ovo dentro de uma nuvem de claras. 

Por fora vai ficar com uma cobertura tostada na frigideira, por dentro terá um recheio em espuma feito com as claras. E, quando cortar esta delícia com a faca, a gema líquida vai espalhar-se de forma irresistível. Se servir isto por cima de uma torrada de pão integral, tem à sua frente o pequeno-almoço do ano.

Tudo o que vai precisar é de 1 ovo, 1 fatia de bacon frito crocante (opcional), 1 torrada de pão integral (se estiver de dieta, claro...), meio limão e óleo de coco. Para ver a receita original e o vídeo com a preparação passo a passo, clique aqui no site de Davy Devaux.

Eggs-Devaux-cut-in-half.jpg

 

papas de millet com café, mirtilos, chocolate e avelã, um pequeno-almoço vegan, sem glúten e sem lactose

Cremoso. Saudável. Delicioso. Saudável. Viciante. Saudável. Sem glúten. Saudável. OK. Acho que já me estou a repetir, mas fico neste estado quando descubro uma receita com um aspeto deste e, ainda por cima, saudável! Juro que não escrevo mais a palavra “saudável” até ao fim deste post! Então se adorar café como eu, vai amar esta receita do blog Eat Better Not Less. E tem a originalidade de ser feita com millet que, se o deixar apurar ao lume durante algum tempo, fica super cremoso. 

Só precisa de água, um café expresso, uma pitada de sal, millet, leite de amêndoa ou avelã e xarope de ácer. Como toppings, pode usar mirtilos frescos, pepitas de cacau, chocolate vegan, avelãs tostadas e esmagadas e manteiga de amêndoa ou de amendoim natural. Ah! No final, reserve um pouco de canela em pó.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 1 pessoa, espreite aqui a receita original.

2.jpg

 

 

porquê comprar compotas no supermercado quando pode fazer um delicioso doce de morango e sementes de chia sem açúcar em 20 minutos?

Eu sei que a pergunta do título é gigante, mas eu estou tão entusiasmado que tenho muita informação para partilhar. Um doce de morango caseiro, feito com os morangos biológicos e saborosos comprados na praça, já seria uma grande receita. Sem açúcares artificiais melhor ainda. Pronto em apenas 20 minutos é quase a loucura. E então com sementes de chia, o que lhe dá uma textura de uma gelatina quase líquida e cremosa, é o sonho de qualquer conterrâneo do Salvador Sobral.

A receita divinal é do fantástico blog The Roasted Root e resume-se a seis simples ingredientes: morangos frescos e cortados em pedaços, sementes de chia, xarope de ácer (ou outro adoçante natural como mel), sumo de limão espremido no momento, canela em pó e extracto de baunilha. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte aqui a receita original.

strawberry_chia_seed_jam_2.jpg

 

 

puré de abóbora com queijo de cabra e alecrim, o acompanhamento ideal para… tudo!

Já partilhei aqui que adoro puré de batata e nunca como por duas razões: primeiro porque engorda e segundo porque dois dos meus queridos Filhos Mistério, ao contrário da maioria das crianças, não gostam de puré. Dá para acreditar numa coisas destas? Devem ser influências do paizinho gourmet…

Mas agora tudo vai mudar com esta espetacular receita do blog Recipe Runner que me está a deixar com ataques de ansiedade. Puré de abóbora com queijo de cabra? Além de ser muito mais saudável, é uma combinação genial. E não sei se peça ao meu querido Marido Mistério para fazer como acompanhamento – porque na realidade fica bem com tudo – ou se coma à colherada antes de ir para a mesa.

O meu querido e prendado Marido Mistério só vai precisar de abóbora-menina, descascada e cortada em cubos, queijo de cabra, leite, alecrim fresco picado, flor de sal e pimenta preta.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 a 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

MashedButternutSquashwithGoatCheeseandRosemary1.jp

 

retiros de cannabis com infusões de marijuana e ioga psicadélico (leu bem e juro que não fumei!)

17361552_166621487188481_5115696856386390710_n.jpg

Numa semana em que a espiritualidade está ao rubro em Portugal com a visita do Papa, descobri um outro tipo de retiro espiritual. Não, não tem nada a ver com religião, aliás, aqui o culto é outro.

É o culto da cannabis, da marijuana, tudo obviamente em nome do bem-estar. Se precisa de expandir a sua mente, acordar o seu espírito e fortalecer o seu corpo, este retiro é para si. É pena ser na Califórnia o que encarece um bocadinho a experiência, mas já agora é um excelente pretexto para ir aos Estados Unidos, não acha?

 

muffins sem farinha, um almoço delicioso só com 50 calorias

Descobri esta receita ontem à noite e hoje, mais de 12 horas depois, ainda estou com a boca tão aberta como a da Manuela Moura Guedes cada vez que pronuncia o nome de José Sócrates. Eu não sei se leu bem o que está escrito no título aqui em cima mas, se não leu, eu faço questão de repetir: cada um destes deliciosos muffins tem 50 calorias. Cinquenta calorias são três marshmallows! São duas nozes! É uma tangerina! Basicamente, não é nada. A minha querida Mulher Mistério ingere isso só de cheirar um prato de lasanha.

Então como é que é possível que estes muffins tenham 50 míseras calorias? Porque não levam farinha. O segredo desta esplendorosa receita do fantástico blog Show Me The Yummy está na massa. Em vez desse destemido atentado contra a balança que dá pelo nome de farinha, estes muffins levam apenas ovos. São eles que vão dar a consistência exterior. Depois, no recheio, só há vegetais. 

Para fazer esta loucura só vou precisar de ovos, claras de ovos extra, pimentos (verdes e encarnados), cebola, espinafres baby, cogumelos, alho, sal e azeite. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente consulte a receita original aqui.

Healthy-Egg-Muffin-Cups-Bite.jpg

 

 

massa de courgette e molho de abacate, um jantar tão light que emagrece só de olhar

OK. Esta receita do espetacular blog Pinch of Yum pode ser saudável ou super saudável. O que é que prefere? As duas? Está bem, então, eu explico-lhe as duas. A diferença basicamente está (como diria o anúncio) na massa. Pode optar por fazer a receita com esparguete integral ou não usá-lo pura e simplesmente e fazer só com a courgette espiralizada. Fica ótima na mesma mas não garanto que duas horas depois o seu estômago não esteja a dar horas. Mas para quem está de dieta é a receita ideal.

Só precisa de tomates cherry encarnados e amarelos, courgette espiralizada, esparguete integral e parmesão. Para o molho de abacate, precisa do propriamente dito, azeite, sal, salsa, cebolinho, alho, sumo de um limão e pimenta. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

Zucchini-Spaghetti-6-600x900.jpg

 

sabe qual o país onde não se pode puxar o autoclismo depois das 22h? faça o verdadeiro teste de cultura geral sobre a europa

 

Já imaginou o que seria apanhar um avião para umas férias tranquilas na Suíça, alugar uma casa, ir à casa-de-banho antes de se deitar, puxar higienicamente o seu autoclismo e ser acordado pela polícia a meio da noite? Pois é exactamente para evitar constrangimentos como esse que estamos aqui. No Dia da Europa, o Casal Mistério juntou-se à Momondo para fazer a mais relevante, indispensável, essencial, fundamental e incontornável prova de cultura geral que o continente já conheceu.

bern-1953583_960_720.jpg

Não estamos cá para lhe perguntar os nomes das capitais europeias ou as datas das principais batalhas históricas. Estamos cá para ver se sabe qual é o monumento europeu que demorou mais tempo a construir do que as pirâmides do Egipto. Ou qual o país que consome mais cerveja por habitante em todo o mundo (ali, cada habitante bebe uma mini a cada 12 horas).

É o tipo de perguntas essenciais para desbloquear uma conversa no elevador, para meter conversa com o turista sentado ao seu lado no banco do avião ou simplesmente para fazer um brilharete entre os amigos.

Para avaliar esta cultura de turista dos portugueses, fomos para a rua ver quem sabe as respostas a estas perguntas de extrema importância e gravámos tudo num vídeo que contou com o apoio da plataforma de viagens Momondo – que está disponível tanto neste site como nesta App para Android ou para iOS.

 

Qual o país onde não se pode puxar o autoclismo depois das 22h?

No Dia da Europa, o Casal Mistério juntou-se à momondo para fazer o mais relevante, indispensável, essencial, fundamental e incontornável teste de cultura geral que a Europa já conheceu. Veja o vox pop, responda ao quiz completo e confirme a sua nota final aqui: https://goo.gl/JXyo6X #voxpop #quiz #video #casalmisterio

Publicado por Casal Mistério em Terça-feira, 9 de Maio de 2017

 

cuscuz com pesto de espinafres e camarão, um jantar incrível para fazer em 20 minutos

Com o que é que uma pessoa sonha quando está a caminho de casa, depois de uma segunda-feira de trabalho? Co uma massagem, um mordomo ou uma governanta (não sou esquisita), crianças prontas e direitas quais anjinhos a estudarem e longe dos telemóveis, um jantar saudável e delicioso à mesa à nossa espera… enfim, uma pessoa pode sonhar no trânsito, não é verdade?

Mas a realidade é que, para variar, vou chegar tarde e a más horas e preciso de um jantar fácil e delicioso para toda a família. Valha-me o meu querido Marido Mistério que é um ás na cozinha e eu, modéstia à parte, uma exímia ajudante: corto alho e cebola, lavo a loiça, enfim, o trabalho pesado, que ninguém quer fazer. Por isso, esta dupla imbatível vai fazer esta maravilha que descobri no blog My Kitchen Love em 20 minutos.

Só vamos precisar de espinafres baby, folhas de manjericão, pinhões, um dente de alho, azeite, meio limão, sal, cuscuz pérola (encontra nos supermercados e é mais grosso do que o cuscuz normal), água fria, camarões crus e piripíri. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original. 

IMG_2361.jpg