Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

ano novo – a alternativa mais requintada às 12 passas da meia-noite: tostinhas com brie, passas e redução de vinho branco

É o meu maior sacrifício de Ano Novo. Ter de comer 12 passas seguidas, sem mais nada, em apenas 12 segundos é quase tão penoso como ter de engolir as 23 pastilhas elásticas que Jorge Jesus ingere por cada jogo de futebol. Eu confesso que todos os anos tenho uma pequena discussão de fim de ano com a minha querida Mulher Mistério por causa da polémica das passas. Eu resisto, Ela insiste. E, como em todos os casais do século XXI, eu cedo e Ela ganha. 

Pois bem, este ano vai haver uma pequena surpresa. Para suavizar o meu sofrimento, vou disfarçar as passas no meio de uma receita maravilhosa. E enquanto Ela despejar mãos cheias de frutos para dentro da boca, eu vou deliciar-me com duas destas magníficas tostinhas com queijo brie do fantástico blog Bite Me.

Para levar a cabo esta minha rebelião festiva, só preciso de passas brancas, queijo brie, pão de baguette ou de sementes, manteiga sem sal, 1 vagem de baunilha partida ao meio na vertical, açúcar, vinho branco Chardonnay e água. Mas para ver as medidas certas, é melhor consultar a receita original aqui.

DSC_0246.jpg

 

O essencial da receita tem de ser feito de véspera. Por isso, amanhã junte a água, o vinho e o açúcar numa panela. Quando levantar fervura, reduza para lume brando e deixe ferver durante cinco minutos. Depois de desligar o lume, raspe as sementes da baunilha e coloque-as com a vagem dentro do líquido, juntamente com as passas. Deixe a mistura mais ou menos uma hora, destapada, em cima do balcão da cozinha. Quando estiver à temperatura ambiente, coloque no frigorífico durante a noite e vá dormir descansado. 

No dia 31, só precisa de retirar as passas lá de dentro com um passador, deitar fora a vagem de baunilha e voltar a colocar o líquido ao lume. Deixe ferver durante cerca de 15 minutos, até ficar com aproximadamente 80 ml de um xarope mais espesso – tem de ter cuidado para não deixar queimar o líquido. Enquanto o xarope arrefecer, leve as fatias de pão ao forno para tostar (cerca de 10 minutos a 200º C), com manteiga nos dois lados. Deixe que tudo arrefeça e coloque uma fatia de queijo brie por cima de cada tosta, com seis passas e um fio da redução de chardonnay.

À meia-noite, enquanto Ela estiver a arfar com 12 passas enfiadas pela goela abaixo, eu estarei a degustar tranquilamente duas tostinhas destas.

 

Um bom Ano Novo para si onde quer que as passas estejam,

Ele

 

receita e foto: Bite Me

 

2 comentários

Comentar post