Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

a bebida ideal para estes dias de calor: porto tónico com cerejas, groselha e hortelã (e vivó verão!)

Se o gin tónico está para o mundo dos cocktails como o Cristiano Ronaldo está para o futebol, então o Porto tónico acabou de ser eleito o Eusébio das bebidas. Tem o equilíbrio perfeito entre o doce e o azedo, entre o fresco e o gaseificado, entre a elegância e a força (esta última não sei bem onde é que a fui buscar...). Bom, o que aqui interessa é que, enquanto estava eu hibernado neste calor de Verão avassalador, recebi uma simpática mensagem por Facebook da nossa querida leitora Alexandra Sebadelhe a pedir uma receita de um Porto tónico perfeito. E, quando eu falo de um Porto tónico perfeito, falo sempre daquele que bebi na deslumbrante esplanada do Loggia, no Museu Machado de Castro, em Coimbra. É que, além de ter uma das mais arrebatadoras vistas sobre a cidade, tem um dos mais fabulosos Portos tónicos sobre a mesa. Desde que provei aí o Porto tónico, faço sempre esta receita em casa.

17117450_UldB9.jpg 

 

Ingredientes

  • 1 medida de vinho do Porto Branco 
  • 1 medida de água tónica Fever Tree
  • 5 bagas de groselha
  • 2 cerejas cortadas ao meio
  • 1 folha de hortelã
  • 1/2 rodela de toranja
  • 4 pedras grandes de gelo

 

Coloque o gelo num copo de vinho branco e rode para gelar o copo. Deite fora a água que se formou. Coloque o vinho do Porto, a groselha, as cerejas, a hortelã e a toranja. Mexa uma vez com a colher. Deite a água tónica através da colher para não perder gás e envolva tudo muito devagar. Eu uso sempre quantidades iguais de Vinho do Porto e de água tónica, mas pode ajustar ao seu gosto. E também pode substituir o Porto branco por rosé, desde que use um bom Porto. Eu gosto do Sandeman Apitiv ou do Noval Lágrima brancos. Se preferir o rosé, experimente o Croft Pink que não está nada mal.

Agora vou ali preparar o meu aperitivozinho antes do jantar. Há alguma coisa melhor do que o Verão?

 

Um bom Porto tónico para si onde quer que o calor esteja,

Ele

 

foto: casal mistério

 

2 comentários

Comentar post