a cafetaria do el corte inglés, o caldo verde empapado e a empregada a enfiar a mão dentro do sumo

    ElCorteIngles_01.jpg

    O serviço 

    A empregada aproximou-se com um enorme alguidar cheio de sumo nas mãos, num esforço quase sobrehumano. Ao chegar ao lado daquelas máquinas de sumo que estão constantemente em rotação, começou a entornar cuidadosamente o líquido para dentro do recipiente.

    Até aqui, tudo estaria bem se, de repente, um dos acessórios da máquina não tivesse caído para dentro do sumo. E a senhora não tivesse pousado o alguidar no balcão, arregaçado a manga e introduzido a sua delicada mão dentro do sumo para retirar o acessório. A seguir limpou a mão e fechou a tampa da máquina como se nada fosse. Para ela, o sumo estava pronto para ser bebido pelos clientes.

    Este episódio dantesco foi só o pináculo de uma refeição para esquecer. Carregados de sacos de presentes, resolvemos sentar-nos os dois ao balcão da cafetaria do El Corte Inglés para comer qualquer coisa rápida ao almoço. Falha. Erro. Drama.

    Além de termos ficado mais próximos desta cena, comemos. E isso nem sempre é bom.

    Captura de ecrã 2014-12-13, às 16.24.34.png

    A ementa 

    Eu pedi um caldo verde com chouriço e broa de milho que vinha com um óptimo aspecto na fotografia da ementa. Comecei a salivar de prazer e já estava quase de babete ao pescoço quando me chegou à frente um prato de sopa empapada com batata a mais e chouriço a menos. Além de estar muito próxima da argamassa, a sopa trazia duas rodelas de chouriço com a consistência típica de uma pastilha elástica Super Gorila. Virei-me para a broa num gesto de desespero típico de um náufrago que vê ao lado a última bóia salva-vidas, mas… nova desilusão: a broa era tão enfartante que eu mais parecia a réplica de Cavaco Silva a comer uma fatia de bolo-rei. A seguir pedi um presunto com mozarela e pesto que veio acompanhado com grissini e pão banalíssimos.

    Ela preferiu uma salada de frango com amêndoas, nozes, alface, maçã e molho de iogurte magro. Estava francamente melhor do que o caldo verde, mas ainda hoje Ela continua à procura das nozes, das quais não encontrou quaisquer vestígios.

    Captura de ecrã 2014-12-13, às 16.24.22.png

    O ambiente

    Ao entrar aqui senti-me a chegar a Badajoz nos anos 80, quando ficava maravilhado com umas escadas rolantes ou um saco cheio de caramelos. O problema é que o mundo mudou e a cafetaria do El Corte Inglés parou. Tanto no estilo das cadeiras, como nas ementas plastificadas e com fotografias.

    Não percebo como é que é possível ter lado a lado dois espaços tão diferentes como o Cinco Jotas Gourmet e a Cafetaria. É a mesma coisa que comparar Montecarlo com Pyongyang. O problema é que, desta vez, nós almoçámos em Pyongyang.

    995.jpg

    O bom 

    Perdão, importa-se de repetir?

    O mau 

    O caldo verde

    O péssimo 

    A mão da empregada dentro do sumo

     

    A minha solidariedade para com as pessoas que beberam aquele sumo, onde quer que elas estejam,

    Ele

     

    fotos: cinco jotas gourmet, zomato, el corte inglés

    9 comentários em “a cafetaria do el corte inglés, o caldo verde empapado e a empregada a enfiar a mão dentro do sumo

    1. Há cerca de dois meses, fui aí lanchar e serviram-me uns scones completamente intragáveis e que se notava bem que já tinham vários dias. Uma vergonha.

    2. Eu gosto do Corte Inglês, em geral. A cafetaria… pois… Mas acho que com o Natal enlouqueceram. Há dias estive lá a comprar presentes, na secção de brinquedos. Uma cliente perguntou a uma empregada: “Aqui no Corte Ing há cacifos para os clientes guardarem os sacos?”. A empregada revira os olhos e diz: “Aqui não. Deve haver no piso menos qualquer coisa.” Outra cliente pede uma reserva de um brinquedo. Resposta obtida: “hum… agora não tenho aqui papel para anotar… espera lá… pois…”. Passados 10 min, uma outra empregada – a que me estava a atender – tira um dossier onde anota o meu pedido de encomenda…
      Gosto muito do vosso blog, espero que continuem com opiniões o mais “isentas” possível… bom natal!

    3. Mas que grande desgraça… Já fui tantas vezes ao El Corte Ingles mas nunca dei com isto… é onde, no último piso?
      “A minha solidariedade para com as pessoas que beberam aquele sumo, onde quer que elas estejam” ahahahahah muito bom! Este post não poderia terminar de outra forma 😀
      Muitos parabéns pelo blog, adoro! 🙂

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *