a desilusão do novo bitoque no ponto de justa nobre

    Para que é que eu voltei de férias??? Estava tão bem entre um magnífico sushi, uma maravilhosa ceviche e uma divinal anchova grelhada em cima do mar, e venho enfiar-me no centro comercial Alegro, em Alfragide, para uma desilusão destas? Oh minha querida Santa Agripina, que nos proteges dos maus espíritos, que mal fiz eu para merecer isto?

    Antes de continuar, tenho só de fazer uma declaração de interesses: sou fã de Justa Nobre, adoro os seus cozinhados e admiro os seus restaurantes. É, claramente, uma das melhores chefs portuguesas. Mas uma coisa é ter um restaurante com Justa Nobre na cozinha, outra é ter um restaurante com Justa Nobre no cartaz. Isso não resulta. É difícil manter a qualidade. E é fácil explicar porquê.

    O serviço 

    Primeiro, as pequenas coisas. Um restaurante que só tem Pepsi e não tem Coca-cola é um restaurante que se preocupa mais com as contas do que com os clientes. Mas isso eu já ultrapassei. Peço água e sigo em frente. Só há um detalhe que eu gostaria de salvaguardar: já que estamos em Agosto, gostaria de beber água fresca. Foi o que eu pedi, mas trouxeram-me água morna:

    – Desculpe, eu pedi água fresca.

    – Fresca não temos.

    (Deixem-me lá ver se percebi bem: como não têm água fresca no pico do Verão, servem água morna e não dizem nada para ver se o cliente está distraído, não repara e vai à sua vida sem chatear, é isso?)

    – Então, arranje-me um copo com gelo, por favor.

    E foi quando o empregado se aproximou da pilha de copos de plástico transparentes para tirar um para mim que eu vi o impensável: um gigantesco cabelo ondulado entre os dois copos seguintes. Depois de um vómito contido, deitei disfarçadamente o copo para o lixo e bebi a água da garrafa, tentando contactar o menos possível com superfíceis manuseadas por empregadas cabeludas.

    A ementa 

    Se todos os problemas tivessem sido capilares, eu sobreviveria – agoniado, mas sobreviveria. O problema é que houve mais surpresas no novo restaurante de Justa Nobre (abriu há poucos meses). Eu pedi um bitoque de frango com molho de lima, acompanhado de batatas fritas e salada; Ela pediu um bitoque ao natural, médio-mal passado, com arroz e salada. O médio-mal passado tornou-se muito bem passado e o arroz branco veio frio. A salada era uma semi-salada: só tinha verdes e vinha com um pretenso molho de vinagrete. Mas como foi tirada do frigorífico já empratada e com o molho colocado (se calhar, por isso é que não houve espaço para colocar a refrescar as garrafas de água), o molho engrossou com o frio e tornou-se uma pequena argamassa sem qualquer sabor. Para agravar tudo, o ovo estrelado estava morno e sem sal. 

    Parece um filme cómico dos Monty Python, mas infelizmente foi uma pequena tragédia passada comigo. Sobrava o meu bitoque de frango para salvar as coisas, mas infelizmente não salvou nada. O molho de lima mal tinha sabor e o bife de frango vinha sem tempero. Quanto às batatas fritas, estavam assim-assim: um bocadinho grossas demais para o meu gosto. 

    O ambiente 

    O espaço é abafado e com um forte cheiro a comida. Do lado de lá do balcão, há muitos empregados que funcionam numa linha de montagem: com poucos cuidados e muita necessidade de despachar. Tudo isto dá uma péssima imagem do espaço. Mas nem precisava de entrar para ficar com essa impressão. Bastava olhar para o logótipo do restaurante e desconfiar: letras com rodas floridas lá dentro?! Isto não podia correr bem…

    No final, pagámos 11,90 euros pelas duas refeições. Foi barato, mas também foi muito mauzinho.

     

    O bom 

    Os cafés

    O mau 

    A comida

    O péssimo 

    O cabelo dentro dos copos

     

    Quero voltar já para as minhas férias, onde quer que elas estejam,

    Ele

    46 comentários em “a desilusão do novo bitoque no ponto de justa nobre

    1. Que pena… 🙁
      Eu fui ainda sem dar conta do alarido que se criou a seguir… e no shopping onde fui, tudo correu marivilhosamente bem: bom bife, bom molho, boas batas e boa saladinha.
      Maus empregados, certo – mas às 22h de um domingo num shopping, não espero maravilhas.
      Não voltei lá por falta de oportunidade… mas também, fiquei sem vontade.

      Tenho pena pelo que o projeto podia ser (mais).

      Beijinho,

    2. Terminei o meu almoço a pensar: “humm…naaaaa, dificilmente cá volto”, e chego aqui ao vosso blog e leio o mesmo desconsolo. Também esperava mais da comida. Mas é mais (cadeia gourmet food) do mesmo! Começo a chegar à conclusão que refeições em shoppings é dificil ser saudável e saboroso. Percebo que a facturação seja importante, mas a venda industrializada para uma chef como a Justa Nobre não liga bem. Depois desta…dificilmente mais alguma cadeia nova me surpreenderá.

    3. Parabéns pelo post, também já tive oportunidade de jantar no Bitoque fora do ponto da grande Justa Nobre e tive a pior experiência de sempre … Um atendimento medíocre um molho tipo gelatina, batata rija e fria e para terminar um arroz doce terrível o café deixei para oferta da casa … Barato mas muito mau … Justa Nobre nunca mais.

    4. Já experimentei aqui no Porto e correu bem, curiosamente o nosso pedido foi igual e estava tudo ótimo. Adorei o molho de lima e pedi a salada sem molho e pelos vistos ainda bem! Não gostei muito do atendimento, isso é certo.

      xoxo
      cindy

    5. Infelizmente tenho de concordar.Uma linha de montagem de comida rápida, por vezes fria e nada eficaz…. isto para não falar na falta de sabor.

    6. Viva o Bitoque… gosto muito da Chefe Justa Nobre e dos seus restaurantes, já provei os vários Bitoques em vários restaurantes e concordo que o Bitoque do CCAlegro é o pior de todos aconselho experimentarem outros lojas jantei ontem em Sintra e foi divinal.

    7. Bom, mais um para eu não experimentar… A única cadeia de fast-food gourmet que me convence continua a ser o H3, gosto do conceito, o atendimento também nunca me deixou ficar mal e saio sempre satisfeita com a comida. Além disso, simpatizo com a forma como funcionam enquanto empresa, têm um marketing interno muito interessante (tive a oportunidade de conhecer numa conferência), o que faz a diferença e passa cá para fora 🙂

    8. Não é a minha experiência, antes pelo contrario!! De qualquer forma compreendo que possa acontecer infelizmente uma experiência menos positiva…o Bitoque tem um dos melhores bolos do caco que já comi na vida!!

    9. Cara Cozinha Sem Filtro,
      Nós não temos necessidade de criar qualquer “má onda” ou “prejuízo na marca”, tal como refere. A única necessidade que temos é de fazer uma crítica independente, honesta e genuína a restaurantes e hotéis. Por isso é que, ao contrário de outros críticos, não nos identificamos quando visitamos os locais – para que não nos sirvam um bitoque caprichado nem nos dêem um atendimento especial. Queremos ser atendidos como todos os outros clientes, para podermos relatar uma experiência igual à de qualquer leitor do blog. Às vezes gostamos, outras vezes não. Infelizmente, é assim. Isso pode não agradar a algumas marcas. Mas acreditamos que agrada aos leitores.
      Obrigado,
      Casal Mistério

    10. Olá, boa tarde.Antes de mais, queria lamentar, que os Senhores, ao irem ao restaurante “Bitoque no Ponto” da nossa grande Chefe Justa, tivessem, uma má experiência , pelo que li, em todos os aspectos.Infelizmente,os senhores encontraram, cabelos, comida mal confeccionada,mau atendimento,etc,etc; e lamentavelmente, não fizeram reclamação no livro de reclamações do espaço.Se isso, realmente aconteceu, teriam toda a legitimidade de o fazer.É assim, que as empresas deste ramo, podem melhorar, e os responsáveis, tomarem decisões, sobre o que se passou e melhorarem.
      Deixei-me dizer-lhe, que já comi, eu, a minha mulher e os meus filhos, neste restaurante, pelo menos 3 vezes, no Forum Montijo e correu muito bem e deixe-me dizer que a carne era de excelente qualidade.Agora sempre que isso, lhe ocorrer, seja neste ou noutro restaurante, seja ele onde for, faça a reclamação no livro de reclamações, vai ver que os funcionários e os responsáveis,mudam logo de atitude.Nós só queremos ser bem servidos, quer na alimentação,quer no atendimento
      Obrigado
      Paulo Campos

    11. Caro Paulo,
      Antes de mais, agradecemos o seu comentário. Nós evitamos fazer reclamações uma vez que pretendemos manter o anonimato. Tal como os livros de reclamações, acreditamos que as críticas justas e independentes a restaurantes e hotéis sejam também uma boa forma de permitir aos responsáveis pelos espaços melhorarem o atendimento e a qualidade dos produtos.
      Obrigado,
      Ele

    12. Olá, mais uma vez, casal misterioso.Agradeço a vossa, resposta ao meu comentário.Mas deixe-me, dizer que comentários,criticas, em anónimo,não me diz nada, pois devemos reclamar, e identificarmo-nos.É assim que em democracia funciona.Também ninguém o obriga a identificar-se, mas dá a ideia que está sempre salvaguardado por a qualquer critica que possa fazer, seja ela honesta ou não.Se fosse um Estado ditatorial, aí o anonimato será aceitável, pelas consequências que dai advém, mas num Estado de direito isso, não se aplica.Bom, como numa democracia, podemos fazer escolhas, eu opto por reclamar e criticar se assim for necessário, pelas formas correctas existentes,os Senhores não.Já agora pergunto, acha que os responsáveis, ao lerem o vosso comentário, se é que o lêem, vão levar a sério aquilo que dizem, sendo vocês anónimos.
      Bom, mais uma vez, agradeço a sua resposta,tudo de bom para sim
      Paulo Campos

    13. Pena. Deve ter sido um dia muito especial, pois exactamente no mesmo, o Allegro, Agosto, 15.30h, muito bom atendimento e serviço estupendo.
      Um único senão… não estar contemplada uma hipótese para quem não come carne e gosta de fazer companhia a outros às refeições… Tive de pedir “um bitoque sem carne” ah! ah!

    14. Caro Paulo,
      Se nós nos identificássemos, receberíamos um tratamento especial nos restaurantes que visitamos. E o que queremos exactamente é evitar isso. Pretendemos ser tratados como qualquer outro cliente, porque queremos avaliar o funcionamento dos restaurantes em condições normais e não quando capricham. É esse o objectivo deste blog: relatar experiências que os nossos leitores também poderiam viver.
      De resto, a crítica anónima é feita em todo o Mundo – e não só em ditaduras, como diz –, inclusivamente pelas publicações mais consagradas, como o Guia Michelin.
      Esperamos que, mesmo com todas as suas dúvidas, continue a acompanhar o Casal Mistério e que reconheça a honestidade e a independência das nossas críticas – mesmo quando estas são negativas.
      Muito obrigado pelos seus comentários,
      Casal Mistério

    15. Foi castigo de Deus ou foi sol a mais? Voltar de férias e comer uma refeição num centro comercial! A sua descrição do novo negócio do casal Nobre é um retorno ao passado, quando eles deixaram aquele simpático espaço na Ajuda e sonharam crescer (mal).

    16. Concordo com este seu relato, também fui experimentar e foi uma pequena desilusão. Achei adequado o uso do termo "patrão fora dia santo na loja". Felizmente não me obsequiaram com cabelo, mas dispensei o café por ser servido em copos de plástico.
      Cumprimentos
      Orlando Serra

    17. Na minha opinião a espetativa quando se janta num CC nunca pode ser muito elevada. Os restaurantes dos CC existem para atender em massas, senão não existiam porque não eram rentáveis. Vou 2 x semana aos bitoques e constato que pelos 5,95€ que pago pelo prato, bebida + café, não consigo almoçar ou jantar melhor e por muitas experiências que já tenha feito. Pagar + de 7,50€ por 1 burguer + bebida num CC na minha opinião não se justifica e o dinheiro que poupo ao final de cada mês, dá para ir a um bom restaurante em Cascais comer um bom peixe fresco e aí sim a minha espetativa terá que ser elevada.

    18. Já eu adorei.
      Foi no MarShoping. O arroz estava no ponto e magnífico. Adorei o bife e o ovo. Uma delícia. Não provei as batatas fritas, no entanto tinham um aspecto fininho e muito bom. Os meus companheiros provaram e adoraram. As batatas fritas não eram daquelas congeladas, pelo menos não pareciam. Dou nota 5 estrelas.

    19. Andamos todos à sorte, pois eu e a minha filha “apanhamos” uma valente dor de barriga no H3 de Loures (comemos exactamente o mesmo), e nunca mais volto ao H3.

    20. Eu acho que tem a ver com o sítio a que se vai… Não conheço esse e nunca pedi exactamente os mesmos bitoques que pediu, mas a minha experiência é positiva em Coimbra. Tudo muito saboroso e bem temperado! Linha de montagem até concordo… mas não me incomoda neste tipo de “restaurante” de shopping. Qdo quero atendimento mais diferenciado vou efectivamente a um restaurante.

    21. Comi 2 vezes em 2 sítios bitoque diferentes e não gostei nem da comida nem do atendimento, pelo que me disseram os bitoques não pertencem ao casal nobre mas sim a um outro grupo de restauração a D.Justa Nobre só aparece nos placares e deu algumas receitas de molhos, pelos vistos todos os que la vão comer são enganados pensando que a D. Justa Nobre cozinha de vez em quando e isso não acontece.

    22. Infelizmente estas cadeias são sempre um tiro no escuro. Numa cidade podes apanhar funcionários competentes e cozinheiros de jeito e ficas muito bem servido; na cidade ao lado apanhas uma indigestão com o mesmo prato…

    23. Já experimentei todos os restaurantes Bitoque no Ponto, o Alegro, Forum Almada, Coimbra, MarShopping, Montijo, Olivais, Forum Sintra e no Dolce Vita Tejo, e confesso que gostei praticamente de todos, tanto do serviço como da qualidade da comida! Já fui cerca de uma dúzia de vezes ao Dolce Vita Tejo e não consigo deixar de gostar. A carne é ótima, super tenrinha, os vários molhos de chorar por mais, as batatas deliciosas, assim como a bebida de morango como abacaxi. Mas para mim, quase que melhor que o bife, são as sobremesas em especial o crumble de pêra. Sem dúvida dos melhores crumbles que já comi! A única razão porque não dou nota máxima tem a ver com o facto de se localizar num Centro Comercial … Penso que este conceito beneficiaria se tivesse um espaço próprio. Recomendo vivamente a experimentarem este conceito by Justa Nobre!!!!

    24. Só fui três vezes e de cada vez me arrependo! A primeira vez não ligaram nenhuma ao meu pedido, bem passado e vinha em sangue. Não comi quase nada. Da segunda vez o mesmo. Hoje lá me ouviram, mas as batatas pareciam cozidas em azeite ..disse a uma funcionária. Ainda pensei vai me dar um pc melhor. Nada ficaram na deles e eu não as comi..

    25. A conceituada e magnifica cozinheira justa nobre não tem culpa por ter pessoas desqualificadas e até de certa forma mal educadas ( porque há muita forma de ser-se mal educado ) .Certamente toda essa situação é alheia ao seu conhecimento e isso é muito mau uma vez que põem em causa o bom nome de uma dignifica pessoa e por quem eu nutro a maior simpatia . quanto ás pessoas que estão por detrás do balcão , nem sempre são as pessoas certas , estão ali só para receber o dinheiro ao fim do mês .

    26. Tragédia? Então o casalmistério que experimente o bife no ponto de Carcavelos. 60 minutos de espera pelo prato errado, cheio de suor, não de um, mas de vários empregados. O espaço tresanda a fritos queimados. Com a fotografia gigante da Justa a sorrir para os otários dos clientes…..

    27. Parece me que deveriamos colocar a questão “porque é que uma cadeia de fast food consegue ter desempenho tão diferentes entre cada um dos restaurantes/postos”. Este tema é clássico na psicologia organizacional e as respostas são diversas … tudo isto para dizer que aqui por coimbra, a minha opinião é bastante diferente tanto mais que já provei a maioria dos bitoques disponiveis. Também é certo que o atendimento, por vezes nem sempre é igual, mas sempre correto. Quanto aos 2toks, só a elogiar.

    28. Infelizmente não posso concordar; experimentei à cerca de 15 dias no Porto (Marshopping) e gostei bastante. O atendimento da menina do caixa foi maravilhoso, de uma simpatia como pouco se vê! Escolhi o bitoque de frango e o meu marido o de mostarda. Confesso que o arroz e as batatas fritas não eram maravilhosas mas eram boas. Pedi, ainda, os menus com sopa (cenoura e canja de galinha) pois temos uma menina de 5 anos ( é certo e sabido que a mãe partilha sempre o prato 😀 ) e foram das melhores sopas que provei até hoje em contexto de shopping. Não quisemos sobremesa, não por desagrado, e sim porque já estava prometido um gelado à pequena 😀 Tomamos o café, em copo de plástico, e sem razão de queixa; bem mais quentinho que alguns servidos em chávena! Relação qualidade/preço: fantástica! Acho que foi mesmo azar o que aconteceu.

    29. Bitoque no ponto no mar shopping…. refeição muito bem confeccionada … atendimento péssimo, sendo a funcionária que nos atendeu uma pessima profissional, tivemos alguma dificuldade em perceber como funcionavam os menus e a fulana estava com aquele ar de seca…nem olhava o cliente nos olhos

    30. Fui lá ontem.. horrível. O bife de atum não deveria ter esse nome. concordo com quem escreveu que o H3 é dos poucos “fast food” que se come.

    31. Eu estive lá ontem pela primeira vez no fórum Montijo. E espero nunca mais voltar…. O bitoque de frango… O bife de frango super passado, as batatas finas de mais e fritas de mais que se espetavam no céu da boca , o ovo estava bom, o arroz gelado e o molho de lima espalhado por todo o prato…. Vi clientes a enfiar as mãos dentro dos copos de plástico que estavam a disposição porque estão enfiados ums em cima dos outros por isso tem que se agarrar, um calor infernal lá dentro e os empregados a fazer uma barulheira sobre tudo e mais alguma coisa e o pior constipados e a tossir para cima da comida mesmo a frente dos clientes….e nem todos simpáticos só os rapazes as raparigas todas com cara de tirem me daqui… Eu tb tinha acabado de sair do trabalho e não faço turnos desde as 9 da manhã às 21 que foi a hora que fui jantar e fui simpática apesar de ter atendido gente mal educada o dia todo… Eles estão no atendimento ao público podiam no mínimo tentar ser simpáticos. Não custa nada.😀

    32. Hoje fui pela primeira vez ao botoque no ponto , desculpem a sinceridade que grande porcaria Dede o serviço e acabando na comida pedi um antiga portuguesa não sabia a nada , que grande desilusão, verdade que tb nunca esperei grande coisa desta senhora que deve ser chefe na rua dela , enfim

    33. Boa tarde, fui almoçar hoje ao Bitoque no Ponto e só tenho a dizer mal.
      Bife duro e estava mal passado cheio de nervos.
      O café muito mau.
      Nunca mais lá volto.

    34. Boa tarde! Confiro a má experiência… ontem o jantar foi para esquecer… carne dura, batatas fritas a saber a óleo MUITO velho, molho mal aquecido e “talhado” a acabar de estragar o prato.. enfim, a não repetir

    35. Fiz o mesmo pedido e não tenho nada a reclamar, estava tudo muito bom e definitivamente quero lá voltar. Adorei o molho de lima e tive um bom atendimento!

    36. Minha experiência ao almoço fue muito positiva. Todos erramos en todas as atividades; e natural que ao servir 100 a 300 bitoques ao almoço, surja algun inconveniente, lo ideal en este caso y ao ter un blog; telefonar a la Chef Justa e expresar nuestros puntos de vista. En este momento de pandemia precisamos motivar, ser positivos ; transmitir fuerza y entusiasmo (muitos enpregos e muitas familias dependen de este sector). La labor que hacen los Chefes portugueses es excelente. Portugal tem una fantastica gastronomia y excelentes chefes.
      Transmito votos de confianza.

    37. Boa noite

      Passei hoje pelo Arrábida shopping e apetecia-me um bife. Parei no Restaurante Bitoque no ponto da Justa Nobre e, bem…., nem sei, o que dizer. Pedi bife mail passado e, serviram bife quase a passar a sola de sapato, um bife fino, as batatas ~e melhor nem falar, não estavam cozinhadas, não pedi arroz, mas a minha esposa sim e o que dizer, estava tudo sem sal, batatas mal fritas. A minha esposa foi reclamar e solicitar batatas fritas, mas apesar da empregada ter sido simpática e ter oferecido um novo prato, a minha esposa recusou oferta, pedindo só batatas fritas bem fritas. Resultado, vieram novamente iguais. Ficou tudo no prato. Chegou a hora do café, solicitei o mesmo numa chávena normal, mas disseram que não tinham, mais uma coisa que ficou.
      Resultado nunca mais irei comer neste Restaurante.
      Concordo inteiramente com as descrições que fizeram. Restaurante tem de ter outro tipo de bebidas para acompanhar as refeições. Café em chávena normal S.F.F. Pagar 75 cêntimos por um café em chávena de plástico ou papel é um luxo.
      Temos de ser mais exigentes com o tipo de comida que nos servem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *