Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

a entrada saudável do nosso almoço de ontem: carpaccio de courgette marinada com limão

IMG_5384.JPG

Basta!

Basta de doces, chocolates e outras loucuras mega-calóricas! É preciso algum bom senso dietético nesta Família Mistério. Ela queixa-se dos meus cozinhados, mas não pára de nos bombardear com receitas de bolos, soufflés e mais sobremesas capazes de nos transformar, em menos de duas colheradas, na nova versão XXL do Gerard Dépardieu. Acabou! Pelo menos ontem. Domingo foi dia saudável nesta nossa modesta Residência Mistério. 

Fui à praça de manhã e comprei oito courgettes. Depois passei pelo Lidl e fiz uma das melhor aquisições do Casal Mistério nos últimos meses: uma máquina capaz de cortar finíssimas fatias de legumes ou frutas com as formas que nós quisermos. Quando cheguei a casa preparei este carpaccio como entrada para o almoço, uma adaptação de uma receita do livro Vegetariano Gourmet, que tinha comprado há uns dias.

 

Ingredientes 

  • 5 courgettes
  • 1 limão
  • Manjericão
  • 1 dente de alho
  • Azeite
  • Flor de sal
  • Pimenta

IMG_5383.JPG

Primeiro cortei as courgettes ao meio e depois as duas pontas. A seguir, passei-as pela máquina nova e fiz finíssimas fatias de fazer inveja a qualquer digna folha de papel Navigator. Coloquei-as numa taça grande com um pouco de azeite e pincelei-as um pouco. Pus uma frigideira antiaderente ao lume e passei as fatias de courgette rapidamente dos dois lados: se as tiver cortado mesmo fininhas como eu, não as deixe mais de um minuto. O ideal é deixá-las amolecer só um bocadinho, mas continuar a sentir quando as trinca.

Fui tirando as fatias da frigideira e colocando-as num prato grande. A seguir aproveitei o azeite que ficou na frigideira (se não ficar azeite suficiente, junte mais um pouco), juntei o dente de alho cortado às fatias fininhas e a raspa de um limão. Coloquei a frigideira em lume brando durante 30 segundos enquanto mexi e apaguei (só para tirar o sabor a alho cru). Despejei o molho em cima do carpaccio de courgettes e juntei uma mão cheia de manjericão picado. Temperei com flor de sal, pimenta moída e umas gotas de sumo de limão por cima.

A Família adorou, enquanto Ela passou o almoço inteiro a falar do soufflé de chocolate

 

Bons petiscos saudáveis para si onde quer que esteja,

Ele

 

fotos: casal mistério

2 comentários

Comentar post