Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

a maneira mais eficaz de gelar uma garrafa de champanhe em cinco minutos

wood-light-flowers-hotel-large.jpg

Agora chegou o momento Professor Karamba do dia. Encoste-se um pouco mais ao computador que eu estou prestes a adivinhar como é que vai ser o seu jantar de logo à noite. Está preparado? Então, aqui vai. Por volta das 23h30, alguém vai perguntar: 

– Onde é que está o champanhe?

E alguém vai responder:

– Está ali. Só não está é gelado.

 

E é nesse momento que o ambiente na festa vai gelar mais do que uma tarde de Dezembro no Polo Norte. Pois é para evitar essas friages festivas que eu estou aqui hoje, ainda a tempo de lhe salvar a Passagem de Ano. Como? Com a solução milagrosa para gelar uma garrafa de champanhe em cinco míseros minutos. E nem precisa de congelador.

Tudo o que tem de fazer é colocar num alguidar um saco de gelo, um litro de água, um litro de álcool e meio quilo de sal. Ponha lá dentro a garrafa de champanhe de forma a ficar mergulhada no gelo até ao gargalo (se tiver muitas garrafas para gelar, aumente as quantidades proporcionalmente).

O que acontece é que o frio é mais rapidamente transmitido através de um líquido do que de um sólido. O problema é que normalmente o gelo derrete quando atinge uma temperatura superior a 0º C. Ora, o álcool e o sal conseguem derreter o gelo mantendo a sua temperatura original. Segundo o Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), esta descoberta foi feita por Daniel Fahrenheit. O físico que inventou o termómetro de mercúrio concluiu que a temperatura a que congelava uma mistura de água, gelo e sal era de -32°C.

Alguns testes feitos por jornais e revistas concluíram que uma garrafa de cerveja gelava em três minutos dentro desta mistura – eu calculo que os 75 cl do champanhe demorem um bocadinho mais. Mas logo à noite já tiro todas as dúvidas.

Agora já sabe: só precisa de ter muito álcool e muito sal para o seu jantar. E assim vai brindar à fresca.

 

Leia também: 

 

Um óptimo ano de 2016 para si onde quer que esteja,

Ele

 

foto: pexels