Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

a maneira mais justa de dividir uma pizza, segundo os cientistas

vegetables-italian-pizza-restaurant-large.jpg

Há que reconhecer isto com alguma frontalidade: não estamos a atravessar uma fase fácil para a Humanidade. Parece que o Homo Sapiens acabou de entrar na Idade do Armário – e tudo o que sai daquela cabeça é altamente dispensável. A última grande descoberta vem de dois matemáticos da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, que consideraram que a melhor maneira de ocupar o seu tempo era a descobrir a técnica ideal para dividir uma pizza.

Sim, são sete páginas de uma profundíssima investigação científica publicadas na biblioteca da Universidade de Cornell e na New Scientist. São muitas horas de reflexão, são profundíssimas discussões, são variadíssimos gráficos e diagramas. E para quê? Para encontrar a melhor forma de dividir uma pizza – e acabar com as discussões dos seus filhos em casa.

Primeira conclusão: cortar a pizza em triângulos funciona se quiser quatro fatias iguais. Se pretender, por exemplo, seis fatias iguais, a técnica do triângulo já não resulta.

 

Segunda conclusão: se dividir a pizza com três cortes ondulares de uma ponta à outra, ficará com seis fatias exactamente iguais.

Captura de ecrã 2016-01-12, às 12.00.10.png 

Terceira conclusão: a vida dos dois matemáticos estava demasiado desocupada e a simples divisão em seis fatias não foi suficiente. Foi assim que chegaram à conclusão que, se fizessem os cortes a partir do centro, em meias ondas ímpares, poderiam cortar a pizza em fatias iguais quase até ao infinito.

Captura de ecrã 2016-01-12, às 12.01.41.png

E mais ainda se essas fatias fosse divididas ao meio.

Captura de ecrã 2016-01-12, às 12.02.06.png

Enfim, se quiser pode experimentar em casa, mas eu não me responsabilizo pela sua sanidade mental.

 

Uma boa pizza para si onde quer que os matemáticos estejam,

Ele

 

2 comentários

Comentar post