a maneira mais prática de guardar uma salada fresca e temperada durante uma semana no frigorífico

    Senhoras e senhores, meninas e meninos, cozinheiras e cozinheiros, acabou o pesadelo do:

    – Nuno Adolfo, vai já fazer a salada que o comer está na mesa!

    Agora é possível fazer saladas, temperadas e tudo, e guardá-las durante uma semana no frigorífico. A moda pegou nos Estados Unidos e espalhou-se por tudo quanto é blog de culinária à mesma velocidade a que um coxo foge de um leão. Não é brincadeirinha, é mesmo uma grande ideia. Dá para fazer as saladas para a semana toda ou dá para preparar uma salada de véspera e levá-la para o seu almoço no escritório sem ficar com a alface mole e preta.

    O segredo para este enorme salto para a humanidade é um frasco de vidro. É dentro deste recipiente que pode guardar a salada em camadas sem que os ingredientes se misturem uns com os outros.

    Ora veja lá estas magníficas sugestões do blog Food And Other Stuff e entre no maravilhoso mundo da comida fresca preparada de véspera.

     

    Comece por deitar o tempero no fundo do frasco. Como os verdes irão apenas no topo, será criada uma barreira que impedirá o azeite e as alfaces de se misturarem. E é isto que fará a salada durar vários dias sem se estragar. Tanto pode colocar azeite e vinagre balsâmico, como um vinagrete de mostarda ou outro molho mais elaborado.

    A seguir, ponha os vegetais duros que não absorvam o molho, como pepino, feijão, cenoura, rabanete, pimento, grão, feijão verde ou cebola. Se a cebola ficar em contacto com o molho, perderá um pouco do sabor intenso e do cheiro, o que, no caso de levar a salada para o escritório, pode ser útil para não deixar o local de trabalho a cheirar a cozinha de tasca de terceira categoria.

    A camada seguinte é a dos vegetais mais leves e das sementes, como tomate, cogumelos, brócolos, milho, morangos, laranja, amêndoas, nozes, avelãs, quinoa, cuscuz, sementes de sésamo ou de linhaça. Tente juntar os alimentos o mais possível. Quanto menos ar houver no frasco, mais a salada vai durar.

    No topo deve colocar os verdes: alfaces, rúcula, canónigos, espinafres, etc. Se quiser, pode pôr um pouco de queijo ralado por cima. Também fica óptimo.

    Feche bem o frasco com a tampa e guarde no frigorífico. Vai ver que aguenta perfeitamente durante uma semana. Assim, todos os dias tem uma salada diferente para levar para o escritório. Na hora do almoço, pode misturar e comer do frasco ou deitar para uma taça (é bem mais prático comer assim).

    Minha querida Mulher Mistério, há no mundo ajuda melhor para a tua constante dieta em câmara lenta?

     

    Um abraço para todos os dieteiros onde quer que eles estejam,

    Ele

     

    fotos: food and other stuff

    16 comentários em “a maneira mais prática de guardar uma salada fresca e temperada durante uma semana no frigorífico

    1. Obrigada pela dica de como guardar as saladas frescas em frascos de vidro. Resulta mesmo! Fica lindo no frigorífico, tira-nos a preocupação de ir a correr fazer a salada, e tudo fica maravilhoso na hora de comer, porque foi feito com gosto e tempo. Não sei como cheguei a este blog, talvez através de alguém que me enviou a dica das saladas, ou de algum anúncio no meu facebook, mas de facto depois de ter espreitado o blog, concordo convosco, podem bem considerar-se um serviço público, ainda para mais, dos melhores!

    2. Boa ideia.. Mas uma retificação, não é o azeite ou o vinagre que estraga os verdes.. Mas sim o sal, por osmose retira a água da alface, rúcula, espinafres, etc..

    3. – Nuno Adolfo, vai já fazer a salada que o comer está na mesa!

      Correcto:
      – Nuno Adolfo, vai já fazer a salada que a comida está na mesa!

    4. Lol. Percebeu-se perfeitamente que era a gozar…
      Vou experimentar a novo técnica.
      E outra coisa, nunca ponho sal na salda e estraga-se de um dia para o outro temperada com azeite e vinagre…
      Obrigada pela partilha 😉

    5. O substantivo ‘comer’ não existe na língua portuguesa. Portanto ‘alguém que saiba falar português não diz ‘O comer está na mesa’ dirá:
      A comida está na mesa
      “Assim se fala em bom português”.

    6. Quando vocês escreveram logo no início do artigo o seguinte…

      “acabou o pesadelo do:
      – Nuno Adolfo, vai já fazer a salada que o comer está na mesa!”

      … achei que o pesadelo que tinha acabado era de chamar “comer” à “comida”… mas não.

      Obrigado pela dica de qualquer modo.

    7. Que bom! claro que o CM são muito civilizados e com um sentido estético ótimo, em todos os aspetos a começar pelos”comeres” hoteis e tudo mais….
      adoro a maneira como escrevem… gente fina é outra coisa!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *