a massa preferida de anthony bourdain só leva 4 ingredientes e é facílima de fazer em casa

    – A melhor coisa na História do Mundo!

    – Sublime!

    – Estaria disposto a sacrificar a minha primeira experiência sexual só para poder experimentar esta maravilha!

    Acho que não precisava de tantos elogios de Anthony Bourdain para experimentar em casa aquela que é a sua receita preferida de massa. Mas se a isso tudo ainda juntar o facto de ser uma massa servida dentro de uma taça de queijo parmesão crocante… E que só demora uns minutinhos a preparar… E que só leva 4 míseros ingredientes… E que um dos ingredientes é pimenta preta…

    Oh, meu Deus! O que é que nós estamos a fazer aqui à frente do computador quando podíamos estar na cozinha a deliciar-nos com este estrondoso tagliolini com queijo e pimenta?!

    Cacio.jpg

    O famoso chef falou, pela primeira vez, desta delícia no seu programa No Reservations dedicado à cidade de Roma. Foi lá que Bourdain provou o fabuloso e hiper-simples tagliolini cacio e pepe, no fantástico restaurante Roma Sparita.

    Trata-se de uma massa servida com um incrível molho de queijo e pimenta. Mais nada. Só que, em vez de vir espalhado no prato, vem servido numa taça crocante de queijo parmesão, que vai trincando à medida que come a massa. O segredo da receita está no mirabolante molho de queijo, feito só com Pecorino, manteiga e com a água onde coze a massa.

    Felizmente, a chef Kathy Ayer foi a Roma investigar como se faz esta delícia e publicou a receita no seu blog Food Lover’s Odyssey.

     

    10156038_698319430231252_7176414845478727465_n.jpg

    Ingredientes

    Para 2 pessoas

    • 250 g de tagliolini
    • 1 colher de sopa de pimenta preta moída no momento
    • 2 colheres de sopa de manteiga
    • 200 g de queijo Pecorino Romano ralado

    Para a taça de queijo

    • 100 g de queijo Parmesão ralado fininho

     

    Primeira missão é fazer a taça crocante de Parmesão. E é tão simples como isto: aqueça ligeiramente uma frigideira antiaderente, espalhe lá dentro o Parmesão ralado de forma a criar um círculo com cerca de 15 cm de diâmetro. Deixe cozinhar lentamente durante cerca de 3 minutos. Quando o queijo estiver derretido, desligue o lume, deixe o círculo ganhar alguma consistência e retire-o com a ajuda de uma espátula, colocando-o por cima de uma forma de cupcake, com cerca de 5 cm de altura, virada ao contrário.

    O queijo vai solidificar com a forma de uma taça e, quando estiver bem duro e crocante, está pronto a servir. Os tamanhos do círculo e da forma só são importantes para fazer a taça de queijo crocante perfeitinha. Se não estiver preocupado com isso, pode deixar solidificar o queijo por cima de uma chávena de chá virada ao contrário.

    Enquanto a taça de queijo solidifica, coza a massa al dente em um litro e meio de água, seguindo as instruções da embalagem. Três minutos antes do tempo recomendado na embalagem, retire a massa de dentro de água. Coloque a manteiga, juntamente com 350 ml da água onde ferveu a massa, dentro de uma panela quente. Espalhe a pimenta preta por cima e deixe derreter. Junte a massa escorrida à panela e vá mexendo bem até absorver quase toda a água. 

    Retire do lume, misture bem o queijo Pecorino ainda na panela e sirva em cima da taça de Parmesão crocante. Se quiser, salpique mais um pouco de queijo e pimenta por cima.

    10940501_855496147822762_235145520100802403_n.jpg

    É ou não é uma ideia simplesmente genial? Ou será genialmente simples?

     

    Uma óptima massa para si onde quer que o Antrhony Bourdain esteja,

    Ele

     

    fotos: food lover’s odyssey; roma sparitaanthony bourdain

     

    Um comentário em “a massa preferida de anthony bourdain só leva 4 ingredientes e é facílima de fazer em casa

    1. Uma “tablespoon” não é uma colher de sopa! Achei um exagero de pimenta e por isso fui ver a receita original. As “tablespoons” e “teaspoons” e os “cups” são do sistema imperial que ainda é usado em alguns países. Nós usamos o sistema métrico e é possível fazer a conversão online mas não é boa ideia traduzir para uma expressão parecida…

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *