a melhor chef do mundo é brasileira

    Foi arquitecta (o que quer dizer que tem bom gosto), foi modelo (o que quer dizer que é bonita) e foi eleita a melhor chef do Mundo (o que quer dizer que sabe cozinhar) – que mais é que um homem pode querer? Não estamos a falar da mulher perfeita – até porque Ela não autorizaria –, estamos a falar de Helena Rizzo, a chef do Maní, um dos melhores, mais bonitos e mais criativos restaurantes de São Paulo, no Brasil (como, aliás, pode ver pelo espectacular site).

    A eleição de Helena foi anunciada esta terça-feira pela revista Restaurant Week que, em Abril, irá anunciar a lista dos 50 melhores restaurantes do Mundo em 2014. No ano passado, o espanhol El Celler de Can Roca, de Girona, ganhou a eleição, considerada a mais prestigiada a nível internacional. 

    Helena, que trabalhou também na cozinha do El Celler, é a primeira brasileira a vencer o prémio, depois de Anne-Sophie Pic, do Maison Pic de França, e de Elena Arzak, do Arzak, o três estrelas Michelin de San Sebastián. Helena recria pratos sofisticados e elegantes baseados em alimentos tipicamente brasileiros. Uma das suas mais famosas criações são as mandiocas assadas com espuma de tucupi (o sumo da raiz da mandioca brava), leite de coco e azeite de trufas brancas.

    E depois de escrever tudo isto, só tenho uma pergunta a fazer: porque é que Ela nunca me convidou para jantar no Maní?

     

     

    Parabéns à Helena, onde quer que ela esteja,

    Ele

    2 comentários em “a melhor chef do mundo é brasileira

    1. Só vem confirmar o sucesso cada vez maior dos Chefs brasileiros.
      Tal como disse o Chef Alex Atala ao Público, quando o mundo estava cansado da cozinha francesa, virou-se para a espanhola, com Ferran Adrià. Com o fim do El Bulli, virou momentaneamente as atenções para o locavorismo, defendido pelo Noma, sem que a Espanha perdesse a sua força – exemplo do El Celler de Can Roca, entre outros. Ultimamente, é o Brasil quem tem cativado maiores atenções, e a eleição de Helena confirma isso mesmo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *