Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

a melhor descoberta dos últimos meses: cheesecake de manteiga de amendoim com base de oreo

É nestes momentos que eu me sinto um verdadeiro Cristóvão Colombo da cozinha, à descoberta das melhores delícias que as Américas têm para oferecer ao mundo. Um cheesecake com base de bolacha Oreo já seria algo digno de uma pequena cerimónia com a presença de sua Excelência o Senhor Presidente da República. Agora se esse cheesecake ainda levar um recheio com chocolate e um topping de manteiga de amendoim, então o melhor é chamar também o primeiro-ministro porque vamos fazer uma Web Summit especial só para debater isto.

A ideia fabulosa é do magnífico blog Sally's Baking Addiction e é mais fácil do que podia parecer. Tudo o que vai precisar é de bolachas Oreo e manteiga derretida sem sal para a base. E depois queijo creme à temperatura ambiente, açúcar, iogurte grego, manteiga de amendoim, extracto de baunilha, ovos e cinco tabletes de chocolate Butterfinger. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja aqui a receita original.

Peanut-Butter-Butterfinger-Cheesecake-4.jpg

 

O mais difícil pode ser encontrar o chocolate Butterfinger, que é recheado com manteiga de amendoim. Na Glood, há de certeza, mas se preferir substitua-o por outro chocolate qualquer. Resolvido isso, pode começar por fazer a base do cheesecake. Triture as bolachas Oreo (até pode usar as de manteiga de amendoim se quiser) até ficarem em pedaços fininhos. Misture-as com a manteiga derretida e depois espalhe este crumble pela base de uma forma com o fundo amovível previamente untada com spray de cozinha. Pressione bem esta massa com os dedos e deixe-a subir um pouco pelos lados da forma.

Finalmente, envolva a forma em papel de alumínio, dobrando o alumínio por cima da borda superior (se tiver dúvidas, veja aqui as fotos do passo a passo). Agora só tem de levar a base ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 7 a 8 minutos.

Enquanto isso, vá tratando do recheio. Bata o queijo creme com o açúcar durante cerca de 3 minutos. Quando tiver um creme suave, acrescente o iogurte grego, a manteiga de amendoim e o extracto de baunilha. Reduza a velocidade da batedeira para o mínimo e adicione os ovos um a um. Envolva com uma espátula três quartos do chocolate partido em pedaços e deite tudo por cima da base, já arrefecida.

Coloque a forma dentro de um tabuleiro alto ou de um pirex grande. Despeje água quente no tabuleiro para ficar com cerca de 2,5 cm de altura. O papel de alumínio vai impedir que a água entre para dentro do cheesecake. Leve ao forno, durante 50 a 60 minutos. Quando estiver pronto, desligue o forno, abra a porta ligeiramente e deixe o cheesecake lá dentro para assentar. Ao fim de uma hora, retire-o para cima do balcão. Quando estiver à temperatura ambiente, coloque-o no frigorífico durante seis a oito horas.

Antes de servir, retire o cheesecake da forma e espalhe o resto dos pedaços de chocolate por cima. Salpique com a manteiga de amendoim derretida e delicie-se com esta maravilha da Natureza. A dieta retomará a sua emissão dentro de momentos. 

 

Um óptimo cheesecake para si onde quer que as bolachas Oreo estejam,

Ele

 

receita e foto: sally's baking addiction