Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

a melhor receita de hambúrguer que já vimos à frente: com queijo stilton e vinho do porto

Hoje só tenho três palavras para lhe dizer: a, ca, bou. Não aguento mais. Não quero saber de mais dietas nem restrições alimentares. Este dia vai ficar conhecido na História desta casa como o Dia da Liberdade Gastronómica. Estou mesmo a pensar sugerir ao António Costa que, no meio da sua febre anti-austeritária, decrete o dia 26 de Janeiro como feriado nacional (no meio de tantas reposições, mais um feriado passa bem despercebido).

E para celebrar este dia mítico para o estômago de qualquer português, decidi fazer um jantar diferente. Vou fazer aquele que é, para mim, um dos melhores hambúrgueres do mundo: o hambúrguer com vinho do Porto e queijo Stilton do magnífico restaurante Umami, em Nova Iorque. 

O fantástico site Food & Wine reuniu aqui uma preciosa lista dos 33 melhores hambúrgueres dos Estados Unidos. Mas, em vez de se limitar a eleger os vencedores, partilhou também a receita de cada um dos fantásticos hambúrgueres. E esta vai já directamente para a frigideira.

Captura de ecrã 2016-01-26, às 11.31.11.png

 

Ingredientes

Para 4 hambúrgueres

250 ml de Vinho do Porto Ruby

900 g de carne de vaca picada: o ideal é uma mistura de maçã do peito, lombo e aba (ou a fraldinha brasileira)

Sal e pimenta moída no momento

85 g de queijo Stilton

 

Comece por colocar o Vinho do Porto, em lume médio, numa panela pequenina, durante cerca de 15 minutos, até ficar reduzido a duas colher de sopa. Depois, é fácil. Divida a carne picada em 4 hambúrgueres não muito prensados. Tempere com sal e pimenta moída no momento, coloque-os num grelhador tapado e leve a lume alto curante cerca de 4 minutos. Vire e cozinhe durante mais dois minutos do outro lado. O objectivo é que fiquem tostados por fora. Finalmente, retire a tampa do grelhador, coloque o queijo por cima e deixe mais um minuto destapado.

Antes de servir, deixe a carne assentar durante um ou dois minutos, envolvida em papel de alumínio para não arrefecer. Sirva no prato ou num brioche, com a redução de Vinho do Porto por cima.

Quem é que aguenta uma dieta com uma receita destas?

 

Um óptimo hambúrguer para si onde quer que o Vinho do Porto esteja,

Ele

 

receita: umami burgers; foto: marcus nilsson

 

1 comentário

Comentar post