Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

a melhor salada de polvo do país está na costa alentejana, à frente de um pôr-do-sol único

20160911_151715 (1).jpg

Se eu fosse o Luís Pereira de Sousa, diria que este é um dos segredos mais bem guardados de Portugal. Mas como não digo, já tem menos um nome na bolsa de apostas para adivinhar a identidade deste seu pequeno Amigo Mistério. Seja como for, não estamos aqui hoje para falar de apresentadores de televisão dos anos 80 nem de bigodes farfalhudos à Zé Gato; estamos aqui, solenemente sentados à frente deste modesto computador, para falar da melhor e mais deliciosa salada de polvo do país. Que, por acaso, fica numa das melhores praias do país. Onde, por acaso, se vê um dos mais deslumbrantes pores-do-sol do país.

Agora que a expectativa está criada, posso finalmente fazer a revelação: estou a falar da salada de polvo do Bar dos Tigres, na praia Aberta Nova, em Melides, na costa alentejana. Mas o que é que pode tornar uma simples salada de polvo num fenómeno gastronómico tão relevante para a nação, pergunta muito avisadamente V. Exa.? O tomate descascado, respondo eu. Mas antes vamos a um breve intróito.

 

11390160_1114886601860910_3900156516559928676_n (1

O ambiente

O Bar dos Tigres está muito longe de ser um restaurante de praia habitual. Este é um sítio para ir apenas petiscar, ainda com o fato-de-banho molhado e os pés cheios de areia. Ou então simplesmente para beber uma caipirinha ou uma imperial muitíssimo gelada entre dois mergulhos no mar.

Não espere nenhuma mordomia de restaurante: as mesas são corridas, os bancos não têm encosto, os copos são de plástico e o ambiente é totalmente descontraído. Mas é isso que dá encanto ao lugar. Isso e a magnífica vista para o mar. Do lado da praia, a parede é totalmente em vidro: tudo o que vê é um areal quilométrico (que está deserto nesta altura do ano), o mar interminável (às vezes agitado demais) e um sol gigante que só existe na costa alentejana.

13537754_1384689964880571_2787072700402489418_n (1

Entre a passerelle da Comporta e a confusão de Sines, a praia Aberta Nova é um paraíso de tranquilidade. Tem uma zona de toldos (aqui não há cá chapéus de sol), tem nadadores salvadores, mas se andar 50 a 100 metros para a direita ou para a esquerda não encontra ninguém. Para chegar à Aberta Nova, tem de passar por uma longa e desconfortável estrada de terra batida. Depois pode estacionar o carro no topo da falésia e olhar para a vista à sua frente: areia, mar, sol e...

20160909_173152_Richtone(HDR) (1).jpg

A ementa

...e é aí que encontra este recanto castiço com uma ementa mínima à base de tostas, sanduíches, caracóis (na época deles) e duas saladinhas: uma de polvo e outra de atum.

Antes de qualquer coisa, peça o maravilhoso queijo seco de ovelha que vem cortado em finíssimas e salgadas lâminas tipicamente alentejanas. Para acompanhar, não se esqueça do cesto de pão (alentejano também) que vai ser essencial para rapar o molho do prato da salada de polvo.

20160911_152240_Richtone(HDR) (1).jpg

E eis que chegamos a ela, a salada. Além de vir com o polvo tenrinho e bem cortado, esta maravilha do fim da tarde traz essa grande invenção que é o tomate descascado. Ao retirar a pele do tomate, está a deitar fora grande parte da acidez da fruta – fica apenas aquele sabor doce, suave e viciante do tomate maduro e fresco. Cortado em cubos pequeninos, o tomate mistura-se com o polvo e dá um toque adocicado e único à salada. Finalmente, leva ainda pimentos assados picados em cubinhos, em vez dos pimentos crus que se tornam rijos e desagradáveis de trincar. Nesta salada, tudo é macio, ao ponto de quase se desfazer na boca.

A salada só fica pronta com dois dentes de alho picados tão fininhos que mal se notam, uma cebola picada, salsa e orégãos. Para temperar, azeite e vinagre suaves. O resultado é qualquer coisa de sobrenatural. Então, depois de um dia de praia, com uma cerveja bem gelada ao lado e um pôr-do-sol gigantesco à sua frente, é um verdadeiro sonho.

20160911_174913 (1).jpg

O serviço

Em Agosto, é mais confuso – mas nunca demora mais do que uns minutos. Em Setembro, tem o bar quase só para si. Quem serve ao balcão são os donos que se dividem entre os clientes de fora e uns amigos que passam por ali só para beber uma cerveja. Aviso fundamental: mal chegar à praia, tente guardar uma dose de salada de polvo, porque muitas vezes acaba – e a salada de atum já é de outro campeonato.

Agora é despachar-se – senão salada de polvo só para o ano.

 

O bom

O ambiente, a praia e a vista deslumbrante para o pôr-do-sol

O mau

Se não for cedo, a salada pode acabar

O óptimo

A salada de polvo com tomate descascado e pimentos assados

 

Uma óptima salada para si onde quer que o polvo esteja,

Ele

 

fotos: casal mistério; bar dos tigres

 

Nota: Todas as despesas das visitas efetuadas pelo Casal Mistério a restaurantes, bares e hotéis são 100% suportadas pelo próprio Casal Mistério. Só assim é possível fazer uma crítica absolutamente isenta e imparcial.

________________________

Bar dos Tigres

Praia Aberta Nova, Melides

Segunda a domingo, das 9h às 21h

919892816

Fecha no fim da época balnear

2 comentários

Comentar post