Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

a piscina natural mais perigosa e aterradora do mundo num vídeo incrível em 360 graus

tourists-waterfall-jump-victoria-falls_92762_600x4

Só para começo de conversa, deixe-me esclarecer um ponto: sabe quanto são 8 milhões de litros de água? São mais de três piscinas olímpicas cheínhas até cima. E é também a quantidade de água que cai por segundo das cataratas de Victoria, na fronteira da Zâmbia com o Zimbabué. Antes de cair de uma altura de mais de 100 metros, a água percorre vários quilómetros a uma velocidade impressionante até chegar ali onde pára por momentos.

 

devils-pool-location.jpg

É lá em cima, mesmo na ponta do rio, a poucos centímetros desta queda de água assustadora, que está a piscina natural mais perigosa do mundo. Chama-se Devil's Pool, ou a Piscina do Diabo, exactamente por tudo isto que a rodeia. Durante a maior parte do ano, esta piscina é inutilizável: qualquer pessoa que ponha um cabelo dentro de água é arrastada imediatamente para a queda de mais de 100 metros; mas durante a época das secas, o nível da água do rio baixa ligeiramente e a piscina torna-se num fenómeno natural único.

Sem nome2.tiff

Apesar de estar rodeada por água que empurra tudo para as cataratas, forma-se ali um pequeno lago de águas calmas onde se pode tomar banho tranquilamente. A água é travada por uma pequena língua de rocha que fica à superfície com a redução do caudal, criando uma piscina mesmo à beira do precipício, onde os turistas arriscam tomar banho. Alguns atiram-se uns metros antes, deixando-se arrastar pelas correntes e sendo travados mesmo junto ao precipício.

800px-Tourists_swimming_at_Victoria_Falls.jpg

A Piscina do Diabo foi mostrada, pela primeira vez, num vídeo de 360 graus publicado, esta semana, pela National Geographic no Facebook. Para conhecer os vários cantos só tem de clicar com o rato em cima do vídeo e arrastar para ver as cataratas dos vários ângulos. Se vir o vídeo num tablet ou num smartphone, basta inclinar o dispositivo móvel para mudar a direcção da câmara.

Agora, diga lá: não vale a pena dar um mergulho aqui?

 

Uma boa piscina para si onde quer que esteja,

Ele

 

vídeo: national geographic; imagens: national geographic; d.r.

 

4 comentários

Comentar post