a receita ideal para fazer uma surpresa no dia da criança: pão de banana e nozes

    Falta menos de uma semana para esse dia mágico em que a minha querida Mulher Mistério distribui presentes pelos nossos quatro filhos – e outro por mim. Sim, estou a falar do Dia da Criança (e ainda não consegui perceber porque é que Ela me inclui entre os presenteados…). Mas este ano tenho uma resposta à altura: enquanto Ela compra presentes, eu faço pão. E não é um pão qualquer. É um pão próprio para crianças – e para mulheres fanáticas por bananas também. E, já agora, para homens que gostem de comer.

    Cá em casa somos todos bananófilos convictos, por isso vou fazer um pão de banana e nozes para o pequeno-almoço de segunda-feira. O melhor de tudo é que, além de deliciosa, esta receita da Food Network é facílima de fazer.

    FO1D17_22819_s4x3.jpg.rend.snigalleryslide.jpeg

     

    Ingredientes

    • 2 chávenas de farinha
    • 1,5 colheres de chá de bicarbonato de sódio
    • 1/2 colher de chá de sal
    • 4 bananas muito maduras
    • 1 chávena de açúcar
    • 3/4 de chávena de manteiga sem sal, derretida e arrefecida
    • 2 ovos grandes
    • 1 colher de chá de extracto de baunilha
    • 1/2 chávena de nozes pecan cortadas aos bocadinhos
    • Açúcar de pasteleiro para enfeitar por cima

     

    Se quiser fazer um programa pré-Dia da Criança, no domingo distribua aventais pelos miúdos (e pelo pai, se for caso disso…) e ponha-os a fazer o pão. Comece por esmagar duas das bananas com um garfo, de forma a não as deixar totalmente em creme – têm de ficar alguns altos. Deixe-as de lado durante um bocadinho. Com uma batedeira de bolos, bata as outras duas bananas com o açúcar durante uns três minutos. A ideia é ficar com um creme leve e fofinho (já reparou que “fofinho” é uma palavra fofinha?). Junte depois a manteiga derretida, os ovos e a baunilha e bata mais um pouco até ter tudo bem misturado. Finalmente, junte a farinha, o fermento e o sal numa taça e depois acrescente-os ao creme de banana. Mexa mais um bocado, mas não exagere.

    Agora chegou a altura de envolver com a ajuda de uma espátula as duas bananas que esmagou no início e as nozes pecan. Deite esta mistura para uma forma rectangular untada com manteiga e bata a forma umas vezes contra o balcão da cozinha para retirar as bolhas de ar que possam estar no meio do recheio.

    Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante uma hora e um quarto ou até espetar um palito dentro do pão e ver que ele sai limpo. Deixe arrefecer uns dez minutos antes de retirar o pão da forma e coma só quando estiver à temperatura ambiente, se quiser evitar uma dor de barriga geral no Dia da Criança.

    Agora vou ali pensar no presente que vou pedir este ano. Tem de ser uma coisa bem infantil, para ver se este hábito não se perde…

     

    Um bom Dia da Criança para si onde quer que a sua idade esteja,

    Ele

     

    receita e foto: food network

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *