a receita mais curta e simples da história: manteiga de coco (então com pepitas de chocolate fica divinal)

    – Porque é que se há-de encher de manteiga quando pode comer uma deliciosa manteiga de coco?

    – Ah, é difícil de fazer, e tal…

    – Lá vem este casal irritante com as receitas sofisticadinhas…

    Parece que já estou a ouvir as lamúrias aí desse lado enquanto procuram avidamente a última música da Violetta para descarregarem o sistema nervoso. Não seja assim. Manteiga de coco é provavelmente uma das mais simples e deliciosas receitas que o Mundo recordará durante o próximo milénio. É tão simples, tão simples que eu tenho de estar aqui com esta conversa de chacha para não fazer o post mais curto dos últimos anos.

     

    Homemade-Chocolate-Chip-Coconut-Butter-I-howsweete

    Ingredientes

    • Flocos de coco
    • Sal

     

    Exactamente: coco e sal e nada mais do que coco e sal. Coloca os flocos de coco num picador, junta uma pitada de sal (adoro esta expressão) e liga no máximo. Deixe triturar durante uns 10 a 15 minutos até se formar uma pasta e já está (o tempo e a velocidade dependem da potência do seu triturador: por exemplo, na Bimby demora cerca de dois minutos na velocidade 8). Depois deixe a manteiga arrefecer e guarde-a no frigorífico.

    Fica deliciosa com pão, torradas, brioches tostados, croissants, waffles, crepes, bagels (adoro bagels!) ou tudo aquilo de que se lembrar. E pode misturar-lhe o que quiser. O blog How Sweet It Is, um dos meus preferidos em matérias gastronómicas, tem aqui uma óptima sugestão: depois de a manteiga estar à temperatura ambiente, junte-lhe umas pepitas de chocolate. Mas também pode experimentar com extracto de baunilha ou nozes e avelãs. O céu é o limite. Ou, neste caso, a balança é o limite. 

     

    Um bom pequeno-almoço para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    receita e foto: how sweet it is

    31 comentários em “a receita mais curta e simples da história: manteiga de coco (então com pepitas de chocolate fica divinal)

    1. oh meu Deus… eu estava tao sossegadinha da vida num daqueles dias chatos e a cabeça sempre a dizer vai ver o CM, vai ver o CM, nao resiti…e foi a locura total…lá se vai o raio da dieta á vida e a culpa é toda DELE!!!!!!!

    2. Boa tarde!!

      eu tenho andado a ver as várias receitas e post que colocam e nunca fui daquelas pessoas que tivesse coragem de experimentar alguma receita, mas hoje com esta manteiga…. tinha que ir fazer!!! =P

      ainda nao provei mas ja tenho a minha manteiga no frigorífico para amanha comer com um pao torrado!!! 😀

      muito obrigada por esta ideia!!! 😀

      bom trabalho!!! 😀

    3. Olá, Teresa
      Muito obrigado pela simpatia.
      Pode fazer a receita com quaisquer flocos porque os vai triturar. Quanto muito poderá influenciar apenas o tempo que demora.
      Depois diga-nos como ficou ;).
      Obrigado,
      Ele

    4. Estamos mortos por saber como é que essa manteiga ficou. Não se esqueça de nós dizer quando a provar ;).
      Ficamos muito contentes por a ter conseguido levar para a cozinha. Ela também começou assim…
      Ele

    5. Olá marido mistério, anda a boicotar as dietas das senhoras ?
      Esta não lhe vou perdoar . Eu sou daquelas que tem experimentado as receitas e está viciada em algumas delas :s e esta manteiga… Ai … Depois conto

    6. Bom dia, gostava de saber se fizeram a manteiga de coco na bimby? Tenho receio que na velocidade maxima acabe por ficar tudo colado as paredes do copo.
      Obrigado

    7. Olá CAta,
      Triture apenas na velocidade 8 e vá parando de vez em quando para empurrar para baixo, com a espátula, os flocos que se agarram à parede do copo. Tenha atenção, porque na Bimby vai demorar menos tempo.
      Depois diga como ficou.

      Obrigado,
      Ele

    8. Olá Ele,

      Feita!!!

      Bastaram apenas 2min na velocidade8 , ir parando para tirar o que ficava nas paredes do copo e já esta!!! Mto rápido! Agora só falta provar amanha!

      Obrigado, CAta

    9. Parece deliciosa.
      É feita com coco fresco? Já fiz uma vez com coco ralado seco e não ficou bem uma manteiga.
      Adorei todas as receitas.
      Parabéns pelo blog.

    10. Com todo respeito, esta receita não dá certo com um liquidificador ou processador comum, sem muita potência. Tentei fazer num processador “comum” a aparelho começou a cheirar queimado, então resolvi fazer num liquidificador da oster reverter que tenho e deu certo, mas o tempo de preparo foi muito superior ao informado na receita acima. Peço o cuidado de informar nas receitas o aparelho utilizado (potência principalmente), pois em alguns casos faz toda a diferença na receita. No caso desta receita, faz toda a diferença. abraço.

    11. Olá, Jackeline
      Muito obrigado pela sua observação. De facto, o liquidificador tem de ter alguma potência. Nós demos o exemplo da Bimby. Aí, na velocidade 8, bastam dois ou três minutos – desde que vá empurrando para baixo o coco que se prende às paredes do copo. Se tiver um liquidificador mais fraco, tem de ir parando para ele não sobreaquecer.
      Obrigado,
      Ele

    12. Olá!! Fiz ontem a manteiga, fiz na Yammi.. não vi bem o tempo mas foi mais de 2 min e menos de 15/20min.
      Usei coco ralado e ficou com uma textura muito boa.
      Coloquei no frigorífico e hoje de manhã.. estava uma pedra! Deixei fora do frigorífico para ver se fica boa.. será que fiz alguma coisa de errado? Terei processado, de mais ou de menos?

      Obrigada!

    13. Olá, Rita
      Processar de menos não me parece, porque nesse caso não ficaria cremosa. E de mais deixá-la-ia muito líquida. Experimente colocar fira do frigorífico um pouco antes de usar ou então na porta, que será a zona menos fria.
      Depois diga-nos como ficou.

      Obrigado,
      Ele

    14. Tirei para fora do frigorífico e está ótima! Não tão cremosa como acabada de fazer, mas nessa altura estava meio morna. Mas está perfeita para barrar.. Não voltei a por no frigorífico.. Pode-se estragar não é? É só um potinho pequeno.. Tenho usado nas torradas ao pequeno almoço.. Talvez seja melhor guardar no frio e tirar à noite para estar boa de manhã.. 🙂

      Obrigada!

    15. Boas a todos.
      Esta manteiga nem sempre sai, mesmo na bimby. demorei a perceber, mas em final, depois de fazer várias vezes leite de coco descobri “o porque”. Tem a ver com a qualidade do coco. Existe coco a venda que nao é propriamente coco ralado, mas sim, mais farinha, ou seja, já foi extraido o óleo no leite de coco. Assim que o coco que resta nao tem a “gordura” para ficar suave e cremoso.
      uma dica: quanto maiores e mais humidos sao os flocos de coco, melhores para manteiga!
      Do coco fresco nao dá, nao tem a tal “gordura”!
      Cmps

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *