a receita perfeita para um domingo de outono: maçãs assadas e recheadas com aveia

    Com este tempo tão instável quanto a vida política em Portugal, é preciso ter uma calma de instrutor de ioga na cozinha: num minuto estamos a ser levados pelo anticiclone dos Açores, no outro está um sol das Caraíbas. Foi por isso que procurei para hoje uma receita que fosse quente, mas também fosse fresca; fosse de Outono, mas também fosse de Verão; fosse fácil, mas também fosse fácil (neste ponto não consegui um oposto, porque isto é mesmo fácil, não há dúvida!). E, ainda por cima, dá para o pequeno-almoço, mas também dá para o lanche ou para uma fantástica sobremesa ao almoço ou ao jantar. No fundo, estamos perante o António Costa das receitas: dá para tudo, não se compromete com nada.

    524311e9dbfa3f28c0008b86._w.540_s.fit_.jpg

     

    A receita é do indispensável site The Kitchn e eu vou fazê-la para o pequeno-almoço de hoje. No fundo, é uma forma fantástica e original de comer aveia logo de manhã.

    Tudo o que tem de fazer é retirar o caroço das maçãs sem as cortar até ao fundo. Tente deixar um buraco com cerca de dois centímetros de largura. Depois junte os flocos de aveia, dentro de uma taça, com açúcar mascavado (eu acho que vou usar stevia para Ela não me crucificar), canela, noz moscada, um pouco de cravinho ralado e passas (também pode substituir as passas por Nutella, mas aí já estamos a entrar em todo um outro campeonato). Misture tudo e recheie as maçãs. Coloque-as num pirex com um pouco de manteiga por cima e uma chávena de água quente no fundo. Tape o pirex com papel de alumínio e leve ao forno durante 20 minutos a 190º C. Retire o papel de alumínio e deixe mais 20 a 30 minutos até o açúcar ficar derretido e as maçãs e a aveia bem cozidas.

    Veja a receita completa e as quantidades certas para quatro maçãs aqui.

    Agora vou ali buscar o chapéu-chuva… Ou não, se calhar é melhor trazer o chapéu de sol… O melhor é perguntar ao António Costa.

     

    Um óptimo pequeno-almoço para si onde quer que esteja,

    Ele

     

    receita e foto: the kitchn

     

    Um comentário em “a receita perfeita para um domingo de outono: maçãs assadas e recheadas com aveia

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *