Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

a sopa que todas as crianças vão adorar: sopa de chocolate com menta (para servir quente, claro)

Temos de admitir: estamos perante a maior revolução que a História da gastronomia já conheceu. Juntar na mesma receita as palavras sopa e chocolate é como juntar na mesma sala o Papa Francisco e os Irmãos Metralha. É a contradição mais absoluta de sabores, a inversão mais incrível de expectativas, a reunião mais absurda de opostos. A sopa é aquilo que me fez fugir da cozinha durante toda a minha infância, o chocolate é o que me faz voltar a ela a qualquer hora do dia ou da noite. 

É, por isso, com uma boca de espanto do tamanho da gruta de Mira de Aire que me apresento hoje aqui, à frente desta receita de sopa de chocolate com menta do fantástico blog Love and Olive Oil. E quando digo sopa, digo um caldo quente tradicional, não essas modernices que chamam sopa a qualquer leite creme.

ChocolateSoup-HeroH.jpg

 

A receita é tão simples como isto: leite gordo, natas gordas, chocolate preto de boa qualidade partido em bocadinhos, cacau em pó, açúcar, licor de menta e uma bola de gelado de baunilha para acompanhar. As doses certas de cada ingrediente, bem como a receita completa, estão aqui.

Este milagre da culinária tem outra vantagem: é das coisas mais fáceis de fazer. Só precisa de juntar o leite e as natas numa panela pequenina. Enquanto o leite e as natas aquecem em lume brando, coloque o chocolate num liquidificador ou na Bimby, juntamente com o cacau e o açúcar. Assim que o leite começar a levantar fervura (não deixe ferver verdadeiramente), deite-o por cima do chocolate. Coloque a tampa e deixe assentar durante 30 segundos. Depois, bata até ficar com um creme aveludado. Reduza a velocidade para o mínimo, junte o licor de menta e bata mais uns segundos só para misturar tudo.

Sirva ainda quente, num prato de sopa, com uma bola de gelado de baunilha no meio e um fio de fudge de chocolate líquido quente por cima. Se quiser, pode pôr também umas folhas de hortelã a decorar. É ou não é uma sobremesa única?

 

Uma óptima sopa de chocolate para si onde quer que esteja,

Ele

 

receita e foto: love and olive oil

 

1 comentário

Comentar post